domingo, 30 de abril de 2017

TEMPOS BRUTOS

   O romantismo morre um pouco mais com a perda de Jerry Adriani e viceja o ‘sertanejo bruto’



   Morreu, no último domingo, um dos ídolos românticos da Jovem Guarda. Jerry Adriani era daquele tipo que “as mães queriam para genro”. Bonito, comportado, cantava bem e tinha voz para gravar hits piegas que, no momento, todos gostam, como “Doce doce Amor” . A música evoca outra qualidade do cantor: a generosidade, para quem não sabe foi ele quem descobriu Raul Seixas, que compôs a canção, em Salvador: Antítese dos bem comportados, o roqueiro tinha uma banda chamada As Panteras quando Jerry Adriani, convidado para tocar na capital baiana, observou que Raulzito levava jeito para o sucesso e tentou convencer o chefão de uma gravadora a lançar um disco dele. A tentativa frustrou-se, mesmo assim Raul Seixas passou a ser produtor dos discos de Adriani, numa parceria que durou mais de cinco anos e acabou revelando o roqueiro ao Brasil. 
   Antes de encarnar o romântico da Jovem Guarda, Jerry Adriani gravou músicas italianas. No seu primeiro disco “Italianíssimo” (CBS/1964) soltava a voz em canções como “abbronzatíssima” ou “Um Baccio Piccolíssimo”, porque no tempo da inocência tudo era mesmo discreto, pequenininho, então bastava um beijinho.
   Todo essa conversa é para dizer que o tempo da inocência se esvai um pouco mais com a morte de Jerry Adriani. Dos anos 60/70 temos as letras românticas de canções tão ingênuas que até vovó ouvia na sala, embora estranhasse o sacolejo do iê-iê-iê. No máximo, se mandava “tudo para o inferno”, mas as canções de Jerry Adriani e outros ídolos, com Wanderley Cardoso, estavam ali para recolocar o sofá no lugar. Das gravadas por Adriani, temos doçuras faladas ou cantadas nos ouvidos das moças: “Doce, doce amor/Onde tens andado/Diga por favor/Doce, doce amor”, composta por Raul Seixas. Ou então “Gioconda”, de Hyldson: “Gio, Gioconda/Bem que eu tentei/ Esquecer de você/ Mas fracassei”. 
   Todas músicas de amor e abandono, mas sem o viés que amplifica a malícia. No lugar do erotismo forçado havia a afetividade de quem curtia andar de mãos dadas: “Oh querida relembre/ Os momentos tão felizes/ Que juntinhos passamos Sob a luz do luar,” versão de uma balada de Chuck Howard (“Don’t Let Them Move”).
    Agora comparem isso com a sofrência do sertanejo universitário ou, pior, do “sertanejo bruto” que faria vovó pular atrás do sofá e tapar os ouvidos enquanto o neto “não desligasse essa porcaria”, com toda razão. 
    Não foi só Jerry Adriani que morreu, ganhou atestado de óbito o romantismo da distante Jovem Guarda que foi somando camadas de MPB até desembocar num gosto duvidoso. 
   Pensem por exemplo em letras de músicas gravadas por João Carreiro e Capataz : “Tudo que aparece na TV minha muié qué fazê” (Bruto, Rústico e Sistemático); Bruno e Barreto: “...todo fim de tarde minha galera me aciona/ 
   Era pra tomar uma, mas de novo deu em zona “Farra, Pinga e Foguete ) ou Antony e Daniel: “A química que rolou entre a gente/
   Você tocou minha boca e o meu corpo ficou muito quente” (Eu Te Amo Pinga).
   Da sofrência à malícia apenas um passo e, às vezes, um escorregão feio como na música “Como é que o Bruto Faz”, da dupla Davi e Fernando: “Eu vou tirar a marra dessa potranca/ Eu vou mostrar pra ela que aqui sou eu quem manda”. Fico pensando o que se passa na cabeça das mulheres que cantam e dançam um hit desses, com bracinhos pra cima, jogando o corpo nos shows dos rodeios até virar a potranca que o macho não sabe se monta ou laça. De olhos nos olhos ninguém mais fala e acho que mora aí a indiferença, de que todos se queixam, provocada pelos tempos brutos. (Crônica da jornalista e escritora CÉLIA MUSILLI, celia.musilli@gmail.com página 2, coluna CÉLIA MUSILLI, caderno FOLHA 2, 29 e 30 de abril de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares