sexta-feira, 14 de abril de 2017

´COZINHA E SABOR - TILÁPIA FAZ BONITO NA MESA


   Com preço mais em conta que o bacalhau, o peixe de água doce é uma boa alternativa para as confraternizações na Semana Santa

  
   O bacalhau é o prato oficial da Sexta-feira da Paixão. Mas quem não teve tempo de pensar em alguma receita sofisticada com o nobre peixe para as confraternizações familiares que celebram o período de Páscoa tem a tilápia outra opção prátIca, saborosa e com um custo bem menor. 
   Segundo peixe mais consumido no mundo, a tilápia tem o Brasil como seu principal produtor. “Dentro do País, o Paraná é o Estado de concentra a maior produção deste peixe de água doce. Por ter um sabor muito suave, a tilápia ficou conhecida como o frango d’água e pode ser usada como ingrediente de vários pratos da culinária mundial”, destaca Petra Wagner, proprietária da Onix Peixe, loja especializada que oferece 20 cortes diferentes de tilápia. 
   A nutricionista Valéria Mortari destaca que “a tilápia é uma ótima fonte de proteínas e, ao contrário do frango, corre menos risco de receber aditivos químicos e hormônio”. E para garantir os valores nutricionais do peixe ela aconselha comprar produtos de boa qualidade e procedência conhecida. “Também é importante observar as condições de armazenamento. Um boa dica é verificar se existem cristais na embalagem, pois eles são indícios de que em algum momento o peixe sofreu descongelamento. Em casa, a tilápia também deve sempre ser mantida refrigerada”, orienta. 
   Quanto ao preparo do peixe, Valéria sugere usar temperos leves. “A tilápia tem um sabor bastante delicado então não vale a pena usar ingredientes fortes e sim ervas naturais que realcem essa característica. Assim como qualquer peixe, a tilápia não deve ficar em contato com o limão por muito tempo, senão a carne ficará curtida. O ideal é temperar a carne poucos minutos antes de leva-la ao fogão ou forno”, aconselha. 
   Um erro comum dos consumidores em relação à tilápia apontado pela nutricionista é degustar a tilápia quase sempre fria. “Como trata-se de um peixe muito versátil, a carne da tilápia pode ser usada como alternativa de ingrediente para uma infinidade de receitas.”, afirma, citando como exemplo o filé de peixes com legumes que preparou com exclusividade para a Folha. “É uma receita simples, de rápido preparo, rica em nutrientes e que pode ser consumida em refeições do dia a dia”, ressalta. 
Valéria acredita que o pouco consumo de peixes entre os brasileiros se deve à falta de educação alimentar. “É preciso educar o paladar para sabores mais sutis. Muitas mães afirmam que não introduzem o peixe na alimentação dos filhos por medo que as crianças ingiram espinhos. O filé de tilápia não oferece este risco e é uma ótima opção para incentivar o consumo de peixe desde a infância”, argumenta. 
O sabor delicado da tilápia adapta-se bem a temperos suaves como as ervas naturais que apenas ressaltam seu sabor

   INGREDIENTES

3 filés padrão de tilápia; Sal e pimenta do Reino; 2 colheres de azeite; ½ de pimentão amarelo, cortado em tirinhas; 1 cebola pequena fatiada; 3 tomates grandes e maduros, sem pele e sem semente; 3 dentes grandes de alho; 1 cenoura pequena, ralada; 1 folha de louro; 1 pitada de canela em pó; 1 limão; ½ xícara de salsinha picada.

MODO DE PREPARO
Ao ser retirado do forno, o prato deve ser regado com suco de limão, para finalizar polvilha-se com salsinha
   Seque bem os filés de peixe, tempere com sal e pimenta e arrume lado a lado em um refratário untado com ½ colher de azeite. Reserve. Em uma frigideira alta, refogue a cebola, a cenoura e o pimentão no restante do azeite, até que comecem a dourar. Junte o alho e refogue mais um pouco. Adicione o louro, a canela e os tomates picados, tempere com o sal, junte 50 ml de água e ferva até ter um molho encorpado. Retire a folha de louro. Este molho pode ser feito com antecedência, caso queira. Despeje o molho sobre o peixe, polvilhe metade da salsinha e leve ao forno alto (250 graus) por 20 minutos, ou até que consiga separar o peixe com um garfo. Retire do forno, regue com mais ou menos duas colheres de suco de limão, polvilhe o restante da salsinha e aguarde 5 minutos para servir. (MARCOS ROMAN – Reportagem Local, caderno FOLHA 2, página 3, coluna COZINHA E SABOR, sexta-feira, 14 de abril de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares