sexta-feira, 21 de abril de 2017

CIENTISTAS CRIAM LEVEDURAS QUE COMEM LIXO E PRODUZEM PERFUME



   Micro-organismos geneticamente modificados carregam DNA de plantas da mata atlântica. 
   Projeto é resultado de parceira entre Startup de biotecnologia de pesquisadores da UFRJ e a Votorantim

   Em 2020, se tudo der certo, a indústria de cosmético do Brasil terá à sua disposição uma matéria-prima de origem incomum: aromas produzidos por leveduras (micro-organismos semelhantes aos que fermentam bebidas) geneticamente modificados, que carregam o DNA de orquídeas e outras plantas da mata atlântica e crescem “comendo” rejeitos agrícolas.
   Em síntese, esse é o planto da startup Bio Bureau, criada por pesquisadores da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Graças a uma parceria com a Votorantim, a equipe da empresa de biotecnologia está analisando o material genético de mais de 50 espécies vegetais de uma floresta do Vale do Ribeira (SP). 
   A aposta do cientista é que a diversidade molecular da floresta pode ser usada como base para produtos inovadores em escala industrial. 
Professor do Instituto de Biofísica da UFRJ e um dos sócios da Rio Bureau, Mauro de Freitas Rebelo conta que a inspiração para virar empreendedor veio em 2008, quando assistiu a uma palestra do então ministro da Ciências e Tecnologia, o físico Sérgio Rezende, 
   “Ele explicou que o Brasil tinha um histórico ruim nessa conversão da ciência básica em algo que pudesse ter um impacto econômico, e que vários programas seriam criados para tentar mudar isso. Aquilo mudou minha cabeça”, diz. 
No ano seguinte, a Rio Bureau foi criada, com o objetivo de “fazer biotecnologia para o desenvolvimento sustentável”, explica Rebelo. O primeiro pedido de patente da startup – uma bactéria na qual foi inserido um gene que lhe permite “limpar” metais pesados de uma solução – foi depositado no ano passado.
   A parceria com a Votorantim veio em 2015, graças a atuação de Frineia Rezende, gerente de sustentabilidade da empresa. “Eles assistiram a uma palestra que eu dei na qual eu mostrei que o lucro anual de um único medicamento, o Captopril, indicado para hipertensão, equivale a todo lucro da pecuária na Amazônia. Ou seja, a gente só vai conseguir um desenvolvimento sustentável por meio de produtos com alto valor agregado”, explica Rebelo. 
   A missão da equipe é digitalizar a mata da reserva Legado das Águas, que pertence à Votorantim. Trocando em miúdos: com a ajuda do botânico Luciano Zandona, que trabalha na reserva, os pesquisadores estão recolhendo amostras das espécies de plantas e fazendo uma leitura dinâmica de seu genoma. 
   Ler um genoma inteiro pode ser trabalhoso e caro. O método usado pela equipe se vale da ajuda de substâncias que funcionam como tesouras moleculares , picotando e jogando fora os trechos de DNA que não guardam a receita para a produção de proteínas. 
   O que sobra é “lido” de forma bem mais rápida, com atenção especial para os genes envolvidos na síntese de terpenos – substâncias-chave dos óleos essenciais das plantas e, portanto, de seus odores característicos. 
   Segundo Rebelo, genes interessantes foram achados, por exemplo, numa espécie de orquídea que pertence ao mesmo gênero da que serve de matéria-prima para a baunilha Vanilla planifólia.
   A operação de guerra para obter as amostras chamou a atenção de um dos principais fotógrafos de natureza do país, Luciano Candisani. “Claro que não dá para você tirar uma foto de DNA que seja impactante. O Luciano então registrou a coleta das amostras na floresta”, conta Rebelo sobre a imagem que ilustra esta reportagem. 
   No Laboratório, os genes identificados pela equipe são inseridos no DNA das leveduras, que crescem num substrato de resíduos agrícolas, como cascas de frutas cítricas. “A ideia é que elas transformem um odor de limão, digamos, em outros odores com maior valor agregado”, diz. 
   Para Rebelo, a experiência tem trazido lições sobre como é possível construir pontes entre ciência e indústria no Brasil. “Não somos treinados para isso na academia. Achamos que a indústria é apenas fonte de dinheiro, mas eles são fontes de ideias e soluções. Se os pesquisadores continuarem vendo a indústria como uma agência de fomento, o diálogo nunca vai acontecer.”(REINALDO JOSÉ LOPES – COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, página  B4, CIÊNCIA + SAÚDE, segunda-feira, 17 de abril de 2017, publicação do jornal FOLHA DE SÃO PAULO).        
                


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares