quarta-feira, 5 de abril de 2017

O ALERTA DA EXTREMA VIOLÊNCIA


   Londrina foi mais uma vez sacudida por uma notícia de mortes violentas. O guarda municipal Ricardo Leandro Felippe é suspeito de matar a tiros o filho de uma ex-namorada e a sócia de outra ex-companheira. E também de ferir o pai, a mãe e a avó da ex-namorada, protagonizando uma ciranda macabra que levanta muitas considerações sobre um dos problemas mais complexos do País: o aumento da violência. Dois dias antes, uma aluna de 13 anos foi morta dentro de uma escola no Rio, ao que tudo indica, por policiais que perseguiam traficantes. O índice de homicídios por armas de fogo põe em discussão mais uma vez a questão do porte de armas. A segurança pública é responsabilidade dos estados, mas quando uma cidade decide pela criação de uma Guarda Municipal – em princípio desarmada e pois com autorização para portar armas – desenha-se uma tentativa de segurança que pode acabar em insegurança quando sabemos que um pretenso protetor da comunidade pode se transformar em seu algoz. O Mapa da Violência, divulgado em agosto de 2016, mostra que no Brasil, de 1980 a 2014, 967.851 pessoas morreram por disparo de arma de fogo. A curto prazo, os números também não são animadores: o Fórum de Segurança Pública aponta que, de 2011 a 2015, o Brasil teve um total de 278.839 assassinatos. Os índices se tornam mais preocupantes quando se sabe que no mesmo período 256.124 pessoas forma mortas na Síria em guerra, segundo a Agência da Organização das Nações Unidas para Refugiados. Com tais demonstrativos, cabe à sociedade decidir com as autoridade sobre o porte de armas e as políticas de segurança, que não pode se transformar em políticas de insegurança. Mais plebiscitos e mais escutas são necessários, envolvendo a sociedade civil, que figura entre as principais vítimas da violência. Londrina, nos últimos anos, conheceu essa situação de perto, com homicídios – ou mesmo chacinas – que, infelizmente, tiveram a participação de braços armados pela lei. (OPINIÃO, página 2, quarta-feira, 5 de abril de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares