segunda-feira, 10 de abril de 2017

PARA APRENDER COM OS JAPONESES

Dono de uma doceria no centro da cidade, Vitor Tsuji aprimorou a técnica em uma escola de cozinha e confeitaria no Japão há seis anos 

   Com curta duração, as bolsas de treinamento específico da JICA vêm atraindo os londrinenses; inscrições para o segundo semestre encerram dia 19 de abril
   Valorizar os detalhes, a disciplina e o treinamento sempre foram características marcantes na educação japonesa, e que agora vêm motivando muitos descendentes no Brasil a embarcarem rumo a essa vivência.
   Um grande facilitador nesse processo são as bolsas de treinamento especifico para estudantes e profissionais em diferentes campos de educação. Essa é uma das ações da Japan International Cooperation Agency (HCA), que desde 1971 oportunizou a participação de aproximadamente três mil bolsistas nikkeis (descendentes de japoneses).
   Segundo a JICA no Brasil, essa participação se concentra mais nas regiões Sul e Sudeste do País, devido a grande concentração de nikkeis. Para se ter uma ideia, o Norte do Paraná, especificamente Londrina e região, abriga a segunda maior população de descendentes em território nacional. Sendo assim, o Estado é representado por cerca de 20% do total de aprovados.
   Individualmente ou em grupo, os cursos de curta duração ocorrem entre 30 a 90 dias. De acordo com o órgão, para o segundo semestre de 2017 que tem as inscrições abertas até o próximo dia 19, são cerca de 40 cursos em áreas como medicina, odontologia, empreendedorismo, agroturismo entre outros. O início do treinamento é a partir do mês de outubro. 
    A JICA providenciará as passagens aéreas e a ajuda de custo relativo ao período de permanência. Nesse benefício estão inclusos os gastos para preparativos, envio de materiais, assistência médica (exceto tratamentos odontológicos e doenças preexistentes) e visto japonês. 
   Os treinamentos são técnicos, e segundo o órgão, os estudantes também "são capacitados para liderarem a comunidade de seus respectivos países, contribuindo para a melhoria da região a que pertencem.”
   Esse é um dos motivos que tem levado a estudante do último ano de Pedagogia Katia Sayuri O. Kaibara, de 28 anos, a se preparar para o processo seletivo. Ela, que mora em Ibiporã (Região Metropolitana de Londrina), está se candidatando à bolsa de curta duração na área de Educação Infantil. 
   “Já estive no Japão para estudar e para trabalhar, mas dessa vez quero buscar uma experiência como professora. Acho que o modelo de ensino e educação japonesa pode ser aprendido pelos brasileiros. Minha ideia é vivenciar tudo isso para transmitir esse conhecimento para outras pessoas”, comenta. 
   Katia está preocupada com a questão da comunicação durante o curso, e para isso vem estudando através de aplicativos de idiomas. “O edital só exige o conhecimento básico do japonês ou inglês, mas quero estar bem preparada para aproveitar ao máximo”, afirma. 
   Entre os bolsistas, a JICA informa que há um certo perfil de acordo com a área de interesse. Por exemplo, os recém-formados, na faixa etária de 21 a 30 anos, os cursos de Arquitetura, Computação Gráfica são os mais procurados. 
   Dos 30 aos 50 anos, os profissionais com experiência buscam oportunidades em Medicina, Odontologia, Empreendedorismo e Gastronomia. Como é a história do londrinense Vitor Tsuji, de 37 anos 
   Formado em Tecnologia em Gastronomia, ele foi aprimorar a técnica em uma escola de cozinha e confeitaria no Japão, em 2011. Sua bolsa teve a duração de 11 meses e foi essencial para Vitor dar seu maior passo profissional. 
   “Sempre tive vontade de ir em busca da perfeição, da estética. E eu consegui realizar isso através dessa experiência no Japão. Quando retornei, busquei uma consultoria no Sebrae e abri meu próprio negócio”, revela o proprietário da Amai Amai Macarons e Delícias.
   Vitor explica que a ideia era trazer para o Brasil a proposta dos pequenos negócios no Japão. “Nesse modelo, o sabor é hipervalorizado. Estamos no mercado há quatro anos e sempre sou questionado sobre a decisão de não ampliar a loja. Eu digo que a proposta é justamente trabalhar com encomendas para fazer um trabalho personalizado e o mais fresco possível”, diz.
   REQUISITOS 
   Como regra geral, os candidatos às bolsas JICA de possuir idade entre 21 a 50 anos (até 1 de abril de 2017), possuir nível médio de escolaridade: ter habilidade de linguagem para alcançar uma formação adequada; quando retornar ao país, ter interesse em divulgar os conhecimentos adquiridos durante o treinamento e estar em condições física e mental saudáveis. 
   A JICA é um órgão do governo japonês responsável pela implementação da Assistência Oficial para o Desenvolvimento (ODA), que apoia o crescimento e a estabilidade socioeconômica dos países em desenvolvimento.
   CANDIDATOS CONTAM COM A AJUDA DA COMUNIDADE 
   A candidata à bolsa em Educação Infantil Katia Sayuri O. kaibara tem contato com experiência de ex-bolsistas de Londrina para formalizar o processo de inscrição. Ela diz que as principais dúvidas são em relação à interpretação das informações exigidas. 
   Pensando nessa dificuldade, um grupo de ex-bolsistas vem se reunindo periodicamente em Londrina, desde o final do ano passado, com o objetivo de auxiliar candidatos a divulgar as bolsas. “Queremos aumentar a adesão e desenvolver projetos de compartilhamento do conhecimento”, conta o empresário Frank Hisatomi, um dos coordenadores. 
   Luciano Matsumoto, diretor do Integranikkey em Londrina, entidade que fomenta o desenvolvimento pessoal, profissional e de negócios na comunidade nipo-brasileira, também percebeu uma grande demanda por informações e promoveu há poucas semanas um encontro com os ex-bolsistas. O evento reuniu cerca de 85 pessoas. 
   “As pessoas tèm muitas dúvidas, principalmente na questão da língua japonesa. A ideia foi esclarecer os pontos principais. Por exemplo, muitos não sabem que há cursos com intérprete ou outros, com opções de material em inglês”, completa. 
   OPORTUNIDADE PARA OS BRASILEIROS 
   Enquanto a JICA está com inscrições abertas para bolsistas nikkeis, o programa MEXT (Ministerio da Educação, Cultura, Esportes, Ciências e Tecnologia) é direcionado para brasileiros. A nacionalidade brasileira, alias, é um dos requisitos, aliás, é um dos requisitos, além de saúde física e o interesse de se aprofundar na cultura japonesa.
   “O conhecimento da língua vai depender da modalidade e área de interesse”, diz a assessora executiva do Consulado Geral do Japão em Curitiba, Akemi Ferreira. Ela explica que há seis modalidades de bolsa: pesquisa, graduação, técnica, profissionalizante, treinamento para professores e cultura e língua japonesa. 
   De acordo com ela, a maior demanda é para os cursos de pós-graduação, isto é, de pesquisa, com duração mínima de 1 anos e meio. O processo seletivo nessa modalidade terá início no mês que vem. “E os estudantes não precisam necessariamente, estarem vinculados a uma universidade”, afirma. 
   O Consulado do Japão em Curitiba não divulga números detalhados, mas a assessora informa que há um aumento considerável na procura pelas bolsas. Segundo Akemi, em 2011 foram 28 inscritos, mas em 2017 o total já chega a 149. “No Estado, a Região Norte ocupa o terceiro lugar em procura e Londrina tem sempre ao menos um representante”, cita. 
   O programa disponibiliza passagem de ida e volta e bolsa mensal durante o período do curso. Os valores podem variar entre Y 117 a Y 145 mil ienes. Podem participar pessoas com formação no Ensino Superior (Bacharelado ou Licenciatura) ou que irão se formar no ano da inscrição, e até 35 anos incompletos. 
   Mais informações sobre as bolsas MEXT podem ser obtidas nas páginas www. Curitiba.br.emb-japan.go.jp ou pelo telefone: (41) 3322-4919. 
   SERVIÇO
  Os interessados no grupo de ex-bolsistas podem escrever para o e-mail exbolsitalondrina@gmail.com. Mais informações sobre o progrma da JICA podem ser obtidas na página www.jica.go.jp/brazil/portuguese/office/ (MICAELA ORIKASA – REPORTAGEM LOCAL, FOLHA EMPREGOS & CONCURSOS, segunda-feira, 10 de abril de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares