sexta-feira, 7 de abril de 2017

COELHINHO DA PÁSCOA, QUE TRAZES PRA MIM?


Ovos, trufas, bombons, está chegando a data em que tudo é permitido em nome de um doce sabor. 
   É difícil encontrar alguém que não goste de chocolate e, principalmente na época de Páscoa, não há quem resista a esse doce sabor. É um período em que os “chocólatras” de plantão aproveitam para se esbaldar com as inúmeras opções de que existem no mercado como ovos, trufas e bombons. O chocolate, apesar de ter sua origem no continente americano, foi trazido aos Brasil pelos europeus, durante a colonização. De lá pra cá, o brasileiros se aprimorou e se apaixonou pelo cacau e hoje, somos um dos 20 maiores consumidores do produto. 
   Aliando criatividade e chocolate de qualidade, a tentação é ainda maior, pois além do sabor refinado, um visual bem elaborado reforça a famosa frase de nossas avós “é de comer com os olhos”. O que nos resta é aproveitar o momento, atacar os docinhos e reagendar aquele prometido regime para outra data, de preferência em um feríado não tão saboroso. E para aqueles que gostam de colocar “a mão na massa”, Heloise Mesquita, proprietária da Cholcolataria, deu algumas dicas para produção em casa. 
   Filha de imigrantes portugueses, Heloise teve um contato com o chocolate desde cedo. Os pais abriram um comércio logo que chegar em terras brasileiras , um “Secos & Molhados” , onde ela teve o primeiro contato com o alimento. “Minha mãe sempre foi apaixonada por gastronomia e eu, que herdei tal interesse, sempre tive o chocolate como uma das minhas paixões”, conta. Quando adulta, continuou fazendo chocolate em casa, para a família, até que surgiu a ideia de começar a vender trufas. “Eu trouxe a ideia de São Paulo e era uma grande novidade por aqui. Quando dei por mim, uma caixinha daqui, uma caixinha dali, eu estava vendendo trufas, mas só para os amigos, mas para conhecidos, vizinhos, e pelo comércio todo de Londrina, batendo de porta em porta”. Desse momento até abrir a Chocolataria foi um pulo, a loja funciona desde 1987, aliando o chocolate artesanal e um excelente cafezinho. 
   Especialista no assunto, ela ressalta que é importante tomar cuidado na escolha dos ingredientes para preparar uma receita e conta que todo cuidado é pouco quando levar os produtos ao fogo. Quando se trata de “apurar” um chocolate, cada passo é extremamente importante. Vale também lembrar que a embalagem escolhida na hora de presentear faz toda a diferença. Um caixa bem elaborada ou uma bela cesta, garante a satisfação total de quem recebe. “Você pode usar o chocolate para presentear não só na Páscoa, sabe? Ele é um presente gentil, requintado, que você pode oferecer o ano inteiro. Quem é que não gosta?, finaliza. 

   INGREDIENTES
   1 kg de chocolate belga. 1 xícara de chá de creme de leite. 2 colheres de sopa de glicose de milho. 4 colheres de sopa de kirch (água ardente de cereja, opcional). 1 kg de chocolate amargo, derretido e frio para banhar. 300 g de cacau em pó para polvilhar. 

   MODO DE PREPARO 
   1) Numa tigela coloque o chocolate belga, o creme de leite, a glicose e leve ao micro-ondas, mexendo de 1 em 1 minuto até derreter o chocolate.
   2) Acrescente a kirch (opcional) e mexa até ficar bem homogêneo. 
   Deixe esfriar, cubra com papel alumínio e leve ao freezer por 2 horas. 
   3) Depois desse tempo, banhe no chocolate amargo derretido e polvilho com o cacau em pó. (Receita cedida Heloise Mesquita). (FONTE: DANIELI SOUZA – REPORTAGEM LOCAL, caderno FOLHA 2, página 3 COZINHA & SABOR, sexta-feira, 7 de abril de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares