quinta-feira, 10 de novembro de 2016

RECALCULANDO A ROTA DA VIDA


   Em todos os momentos da nossa vida estamos sempre tomando decisões e fazendo escolhas, muitas vezes inconscientes e de forma superficial. Desde as coisas mais simples até as escolhas mais decisivas de uma história de vida. 
   Por exemplo, agora você tomou a decisão de parar o que estava fazendo para ler este arrigo da Revista, ou simplesmente por estar sem fazer nada, resolveu ler alguma coisa e aqui estamos conversando agora, mas tudo dependeu de uma escolha que você fez. 
   A escuta da Palavra de Deus sempre vai nos impelir a tomar decisões, por isso precisamos estar atentos ao que vamos ler do Evangelho para tomarmos nossas decisões, firmados em Deus e não somente em nossos sentimentos. Vamos ler e acolher a palavra que está em Lucas 9, 51-55. Escolha agora dar espaço para que Deus falar com você, escute-O!
   Jesus e seus discípulos estavam indo para Jerusalém, não era segredo para ninguém que os judeus e os samaritanos não se falavam e tinham suas diferenças mútuas. Mas Jesus mesmo sendo Judeu, enviou os seus discípulos para preparar um lugar de hospedagem ali, na Samaria. A decisão que Jesus havia tomado de ir para Jerusalém era clara, ou seja, a sua decisão de cumprir a vontade do Pai era a prioridade que O fazia capaz de superar as diferenças culturais e religiosas com os samaritanos. 
   A decisão firme não estava baseada nas “coisinhas do dia a dia” ou ainda, no costume daquilo que fazia a maioria. A decisão firme de Jesus estava alicerçada na intimidade com o Pai e na clareza do objetivo a ser alcançado, o que se realizaria com a sua chegada a Jerusalém, mesmo que no caminho tivesse que passar pela Samara. 
   Quando os samaritanos se recusaram a dar lugar para Jesus e os seus discípulos, um comportamento já esperado entre os povos que vinham em implicâncias, os dois discípulos reagiram à essa situação apenas com base no calor do momento. A decisão deles estava baseada apenas no instinto de sobrevivência, que quase sempre comanda os nossos relacionamentos. Em tais situações, os mais agressivos e os mais fortes dominam os mais lentos e mais fracos. 
   Os discípulos queriam mandar sobre os samaritanos o fogo do céu para lhes destruir, entretanto foram repreendidos por Jesus, que não se deixou controlar pelas emoções do momento tenso porque, antes e em primeiro lugar, já havia tomado uma firme decisão e nada e nem ninguém poderia desviá-Lo.
   Eu e você somos constantemente desviados das nossas firmes e autênticas decisões, simplesmente porque tomamos decisões imediatas e instintivas. Vivemos reagindo aos acontecimentos e não recalculamos a rota para prosseguirmos na direção correta, depois de sermos surpreendidos e bagunçados pelos imprevistos da vida. 
   Um aparelho de GPS, depois de programado com um destino final, traça uma rota segura até o ponto de chegada e, no caso do condutor do veículo, tomar a decisão de não seguir as indicações corretas, o GPS recalcula a rota, mas sempre baseado na firme decisão que foi indicada no início do percurso. Jesus fazia assim, por isso não se perdeu no caminho, apesar dos obstáculos e acontecimentos contrários. 
   Somos provocados a recalcularmos a rota da nossa vida, mas não a partir dos sentimentos imediatos ou imprevistos do caminho. Os discípulos nesta parte do Evangelho, queriam resolver o problema no meio do caminho, eliminando e destruindo pessoas e problemas, tudo ao mesmo tempo. Entretanto Jesus, que também passava pelo constrangimento do momento de não ser acolhido, conseguiu dar uma resposta àquela situação de uma maneira diferente, porque a sua decisão de chegar a Jerusalém e fazer a vontade do Pai era maior e mais importante do que a oposição dos samaritanos. 
   Nós nos perdemos nas coisinhas do dia a dia, pela fragilidade e superficialidade das nossas primeiras e fundamentais decisões. Quem têm decisões firmes e amadurecidas, não se perde ao longo do caminho, ainda que seja necessário, muitas vezes, recalcular a rota. Nós não controlamos os acontecimentos e pessoas do mundo. Só podemos garantir a firmeza das nossas decisões. Isso nós não podemos transferir como responsabilidade para ninguém, a não ser a nós mesmos!
   Para termos firmeza em nossas decisões precisamos ultrapassar o calor dos sentimentos do momento. Desse modo teremos a confiança de recalcularmos nossa rota de vida consultando o nosso Deus, que sempre apontará a direção de Sua vontade. Assim teremos a sabedoria para que, no momento presente, perguntar-Lhe antes de agira: Senhor, o que queres que façamos? E, a partir da resposta que Ele nos der, é que
recalculamos a rota da nossa vida e seguimos em frente. (Pe.
FABRÍCIO ANDRADE, Formador Geral da Comunidade Canção Nova, twitter.com/pefabriciocn página 9, A Bíblia Foi Escrita Para Você, Revista Canção Nova, NOVEMBRO 2016).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares