terça-feira, 18 de abril de 2017

O PEREGRINO DAS PALAVRAS



   Londrina é uma terra de peregrinos. Desde os tempos pioneiros, a cidade tem uma vocação única para acolher todos que aqui chegam dispostos a trabalhar e fazer o bem. A palavra “peregrino” tem origem na fusão dos termos latinos “per” (através) e “ager” (campo). Peregrino vem a ser todo aquele que viaja pelos campos com destino a um lugar sagrado, onde a vida pode recomeçar. 
   Não por acaso, o nosso principal escritor se chama Domingos Pellegrini. Fiel ao significado original do sobrenome, Domingos tem sido, desde o lançamento de seu primeiro livro (há exatos 40 anos), o contador das histórias da nossa gente e da nossa terra. Em romances, contos, crônicas e poemas, o peregrino das palavras faz uma viagem pela alma do povo londrinense, elevando-o, por vezes, à categoria do universal. 
   Londrina seria apenas uma cidade grande, e não uma grande cidade, se não tivesse uma história emocionante e real para contar. Sempre que um visitante revela interesse em conhecer melhor Londrina, eu lhe entrego nas mãos o romance épico “Terra Vermelha”, principal obra de Domingos Pellegrini. Esse livro é tão importante para Londrina quanto “O Tempo e o Vento”, de Érico Veríssimo, para o Rio Grande do Sul , ou quanto os romances de Dickens e Dotoiévski para as antigas Londres e São Peterburgo. Nas páginas de “Terra Vermelha” encontramos o DNA do Homo londrinenses”.
   Nesta Páscoa, os leitores da Folha de Londrina receberam um presente: o jornal voltou a publicar semanalmente uma crônica de Domingos Pellegrini. São dois símbolos da cidade – o jornal e o escritor – unidos mais uma vez. No momento em que assume o posto de maior jornal do Paraná, a Folha faz por merecer o título. 
   Costumo dizer que já conhecia Londrina antes mesmo de conhecer a cidade, porque minha alma sempre se sentiu estrangeira longe daqui. De modo parecido, conheci os personagens de “Terra Vermelha” - José e Tiana – Gracia – Zé do Cano, Góis, Mané Felinto, João Português, Jeofrey... bem antes de me tornar amigo do autor e conhecer sua generosidade pessoal. 
   Para mim, os personagens do Domingos são tão reais que sinto saudade deles, e de vez em quando aparecem em meus sonhos e devaneios... O mesmo se dá com o eletricista 50 Voltz (que nome de personagem!), do conto “A maior ponte do mundo” e com o protagonista de “Carlitos perdeu a graça”. Às vezes estou na rua e penso: “O homem que acabou de passar parece com o Seo Celso. Ou então: “ Será que é aquela árvores que dava dinheiro?”
   Abri hoje o exemplar de “Terra Vermelha” que dei de presente à minha amada Rosângela antes de nos casarmos, há dez anos, e li a dedicatória na folha de rosto. “Que o nosso amor seja tão forte e bonito quanto o de José e Tiana”. Um pouco adiante, leio a epigrafe do caderno de poesia de Vó Tiana:
   “Põe na mão, olha bem, olha
   e sabe por que então
   essa terra é assim vermelha?
   É vermelha de paixão!”
   Não é só poesia, é verdade. Ainda bem que o peregrino das palavras continua caminhando ao nosso lado. (Crônica o jornalista e escritor Paulo Birguet. Fale com o colunista: avenidaparana@folhadelodrin.com.br página 6, FOLHA MUNDO, coluna AVENIDA PARANÁ – por Paulo Briguet, segunda-feira, 17 de abril de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares