segunda-feira, 8 de maio de 2017

NOVO ANTIDEPRESSIVO É MAIS BARATO E NÃO ENGORDA - E GESTANTES PROTEGIDAS CONTRA A GRIPE


   Medicamento é apontado como a terceira revolução no tratamento de transtornos depressivos
   SÃO PAULO – Um antidepressivo considerado inovador pela redução de efeitos indesejáveis, como ganho de peso e a redução da libido, passou a contar com uma alternativa mais barata no mercado brasileiro. A substância é o susccinato de desvenlafaxina monoidratado, que começa a ser vendido também sob a marca Zodel – um medicamento similar ao original, que garante a mesma eficácia. 
   A alternativa é vista como uma oportunidade de popularizar o tratamento de casos mais graves de depressão, sem efeitos adversos que incomodam principalmente as mulheres. “Quando a pessoa está muito depressiva, esses efeitos de medicamentos mais antigos são secundários. Mas logo, quando começa a melhorar com o tratamento, o ganho de peso e alteração da sexualidade incomodam muito”, observa o médico psiquiatra Kalil Duailibi, membro consultivo da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e professor da Universidade de Santo Amaro. 
   O remédio original, o Pristiq, é vendido no Brasil desde 2008. Também por contar com ação mais rápida do que outros depressivos, a desvenlafaxina é classificada por Duailibi como a terceira revolução ao tratamento de transtornos depressivos. A primeira ocorreu com o lançamento da fluoxetina, nos anos 1980, e a segunda veio nos anos 1990 com a venlafaxina, da qual derivou a nova opção. 
   NÚMEROS
   O levantamento mais recente da Organização Mundial da Saúde (OMS), aponta que cerca de 11,5 milhões de pessoas – quase 6% da população – sofrem de depressão no Brasil. A taxa é a maior entre os países da América Latina e supera a média mundial , de 4%. A ABP projeta que ao menos um quarto dos brasileiros tiveram, têm ou vão ter a doença ao longo da vida. A estimativa é de que apenas metade busque tratamento. (AGÊNCIA ESTADO, FOLHA SAÚDE).

   GESTANTES PROTEGIDAS CONTRA GRIPE
                 
A vacinação das gestantes é considerada prioritária pela OMS, pois beneficia a mãe e o bebê 
   BRASÍLIA – Durante a gestação, algumas alterações naturais no organismo podem favorecer a queda da imunidade da gestante. Com o corpo mais sensível, o cenário se torna favorável para a ocorrência de infecções. É nesse momento que o vírus da influenza pode achar lugar e as consequências podem ser graves, infelizmente. “Há maior risco de evolução desfavorável, no caso da influenza; e com frequência a doença pode se apresentar na forma de insuficiência respiratória grave”, explica o presidente da Comissão Nacional de Vacinas da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia Obstetrícia, Júlio César Teixeira.
   O Ministério da Saúde e a Febrasgo recomendam a vacinação contra a influenza para todas as gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), na campanha nacional, que segue até 26 de maio A imunização das gestantes é considerada prioritária pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pois beneficia a mãe e o bebê, particularmente, os menores de seis meses de idade, não podem receber a vacina. É importante destacar que a vacina é segura e não contém substâncias que possam causar danos para o bebê na barriga da mãe. 
   A coordenadora do Programa Nacional de Imunização do MS, Carla Domingues, chama a atenção para que a população não se vacine em cima da hora. “Muitas vezes, as pessoa só buscam a vacina quando há registro de um número elevado de casos. É preciso que todos estejam protegidos antes do inverno, já que a vacina precisa de 15 dias para garantir a proteção". (Reportagem Local,  FOLHA SAÚDE, segunda-feira, 8 de maio de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).
                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares