sábado, 22 de abril de 2017

Coluna AOS DOMINGOS PELLEGRINI: VIVA e VIVAM OS AVÓS!


   Era para ela morrer, mas a primeira astronauta lançada m 1957 para viver apenas sete dias, continua viva. 
   Laika tinha três anos quando foi capturada nas ruas de Moscou. Talvez procurassem isso mesmo, uma cadela acostumada às intempéries, com a força dos sobreviventes, além da forte genética mestiça de husky, a raça dos cães de trenó, com laika, raça nórdica com herança de resistência dos vikings.
   Certo é que Laika foi, entre as três candidatas, a que melhor suportou os treinamentos de aceleração, vibração, ruídos e comida gelatinosa, própria para a microgravidade espacial. 
   Sua cápsula, a Sputinik 2, foi construída em apenas quatro semanas: os soviéticos queriam a todo custo –ou ao custo de sua vida- colocar um ser vivo no espaço antes dos americanos. A Corrida Espacial era vitrine mundial do capitalismo e do socialismo a duelarem com tecnologia e propaganda; a colocar em órbita uma cachorrinha bonita e esperta, que posava para fotos com graça de modelo, decerto conquistaria corações em todo o mundo. 
   Mas seu coração chegou a 240 batimentos por minuto na primeira hora – talvez por ver lá fora um planeta rodeado de estrelas: a cápsula, cônica feito um grande batom, era metade metálica e metade envidraçada com uma janela. 
   Ela ia amarrada sobre almofada, num nicho estofado, com bolsa excretora atrás e, diante do focinho, a vasilha com comida. E, apesar de tudo, seu instinto de sobrevivência comeu um pouco, conforme os sensores em seu corpo. 
   Ainda não se sabia se um ser vivo suportaria subir até a ionosfera e orbitar a Terra, e Laika mostrou que sim, preparando o caminho para Gagarin e todos depois. 
   O governo russo, podendo mentir à vontade sem imprensa livre, anunciou que ela voltaria viva de paraquedas, mas depois ficou claro que isso era só para não perder a simpatia de bilhões de pessoas a torcer por ela. E depois de 163 dias, 15 órbitas por dia ou 2.570 órbitas, a cápsula reentrou na atmosfera, incendiou, explodiu e se desintegrou. 
   Bilionário pagam para ter suas cinzas aspergidas por altos aviões sobre o planeta, mas Laika não precisou pagar nada para chover sobre nós, que, infinitesimamente passamos a respirar sua poeira cósmica. Assim. Laika vive em nós. 

   NOTÍCIAS DA CHÁCARA

   VIVAM OS AVÓS!
   Aí estão os netos Pietro e Caetano “cozinhando” e deixando a pia toda suja – mas vô limpa com prazer. Afinal, estão aprendendo já o que o avô foi aprender só depois de casado... E, desconfio, é na infância que os netos absorvem mais dos avós as histórias de família e os exemplos de vida, que constroem a identidade familiar. Os causos dos avós são esteios da casa da memória, onde vivem todos os que querem viver sua própria história, se só podemos chegar ao futuro com as malas do passado. 
   Decerto também os netos sempre lembrarão de avós que deixam cozinhar, contam histórias para dormir, rolam com eles no chão, com eles sobem em árvores, viram crianças junto. Convivi de carne e alma com meus avós, mas eles nunca brincaram comigo como os avós de hoje, avós do século 20, não brincavam com os netos. Agora, quando nunca os avós viveram tanto, tomara que os netos saibam aproveitar. (Crônica escrita por DOMINGOS PELEGRINI, pellegrini@gmail.com, página 3, coluna AOS DOMINGOS PELLEGRINI, caderno FOLHA 2, 22 e 23 de abril de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares