sábado, 8 de abril de 2017

PENA BRANCA E XAVANTINHO


   Os muitos matizes da música raiz, na voz de Pena Branca e Xavantinho, expressam experiências que os autores traduzem numa descrição poética da Natureza e do homem em interação com aquilo que eu, e muitas pessoas,  consideramos música caipira brasileira em forma de poética. 
   Os poetas, compositores, músicos e irmãos José Ramiro Sobrinho (Pena Branca) e Ranulfo Ramiro da Silva (Xavantinho), humildes, cantaram em polcas e toadas as mais lindas músicas sertanejas com estilo genuíno, pureza d’alma, bom gosto e ênfase, os mais simples e cotidianos acontecimentos rurais. Suas letras, não apenas louvam a singeleza e a dura lida na roça mas, também, nos apresentam espetáculos maravilhosos do que ocorre na natureza, além de interpretarem e exaltarem o trabalho humano que nesse espaço é desenvolvido pelos protagonistas rurais. 
   E deste modo, cantando a melancolia da vida rural, valorizam a natureza e a brasilidade deste nosso imenso País, conseguindo, inclusive, chamarem atenção de cantores e amigos importantes como: Almir Sater, Renato Teixeira, Rolando Boldrin, Milton Nascimento, Chico Buarque e outros de mesma categoria, inclusive, até de alguns cantores internacionais. 
   Amo ouvir sus vozes maravilhosas que eram, e são, o produto de uma união perfeita de afinação, timbre e harmonia. Foi com esse grande talento que conseguiram unir a música sertaneja à moderna. Reavivando nossa imaginação para os fatos que acontecem no campo, ao descreverem em formas de poemas as maravilhas de fatos da natureza e a rotina da vida rural. 
   Muito me emociono ao ouvir músicas interpretadas por suas vozes que me lembram querubins. E, ainda hoje, quando ouço a melodia de suas vozes em dueto, acompanhadas pelos ritmos sonoros tirados de sua viola e violão, fico a lamentar que esse artistas não possam mais continuam nos brindando com suas vozes ao vivo posto que já empreenderam viagem para o andar de cima. 
   Exatamente por esse triste fato é que quem tem algumas de suas obras cuida delas com carinho e esmero para que possa desfrutar de momentos musicais de especial bom gosto produzido por essa dupla que tantos prêmios conquistou na sua caminhada profissional cantando, escrevendo e interpretando a boa música brasileira. 
   Algumas dentre as muitas e consagradas canções deles são: “Chuá-Chuá, “Cuitelinho”, “Vaca Estrela e Boi Fubá”, “Calix Bento”, Gente que em Lisboa”, Aventure-se e conheça! (MARINA I . B. POLÔNIO, leitora da FOLHA, página 2, coluna DEDO DE PROSA, caderno FOLHA RURAL, sábado, 8 de abril de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares