quarta-feira, 19 de abril de 2017

AGRICULTURA LIGADA À TERRA


   Neste Mundo Moderno, onde a maioria das pessoas vive na cidade, ficou fácil comprar de tudo nas lojas. A agricultura, que se vê pela televisão, até parece uma indústria, mas há pessoas atrás disso. São famílias que rezam para chover ou para parar de chover, que correm para plantar, cuidar e colher “o pão nosso de cada dia”, que enfrentam políticas, balanços comerciais e muitos preconceitos... é sujeira, mosquito e uma vida sem badalação. O jeito rural percebe-se pela música, comida e roupa, teve que se adaptar aos gostos modernos do povo da cidade e do além-mar. Tudo “country”! Tudo boné fazendo propaganda de maquinário e insumo estrangeiro... “É a tar” da globalização e tem da roça orgulhosa de alimentar o mundo em crescimento. Pior é quando a cidade quer se ver livre do seu lixo, de suas indústrias nocivas ou fazer mais um “depósito de gente”. Aí, não tem perdão! É como nos tempos da colonização, de fazer os índios correr ou iludi-los com espelhos e miçangas. O agricultor, sempre em dificuldades, fica feliz da vida com a urbanização chegando, das terras valer o dobro, o triplo! Parece até prêmio da mega-sena! Patrimônios, que foram abertos no machado, pelo avô, onde cada palmo de terra foi tratado igual a um filho, onde geadas, pragas e doenças foram dribladas e onde cada centavo teve que ser economizado, agora se evapora como numa noite de bebedeira. Valorizar, respeitar e repensar o papel da agricultura, antes de mais nada, é pagar uma dívida que temos com um segmento que a tudo construiu e continua mantendo. 
   Gostar da agricultura é gostar de si mesmo. Precisamos e somos comida, água, água, ar e terra! Os turistas, as escolas, os estudiosos e, principalmente, os mais velhos estão redescobrindo a roça junto com seus netos presos aos “aparelhinhos”. Lembrar o passado rural, além de fazer lágrimas de saudades cair, é mostrar que dificuldades e pobreza foram os temperos ideais de juntar a família, de valorizar a terra e as sementes, de inventar brincadeiras com as coisas do mato, de canta e dançar, de plantar e dividir, de ser realmente feliz e de agradecer, do coração a “força criadora” por tanta fartura e bênção! (DANIEL STEIDLE, educador ambiental em Rolândia, página 2, coluna ESPAÇO ABERTO, quarta-feira, 19 de abril de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares