sábado, 22 de abril de 2017

COMUNIDADES NO MUNDO URBANO - Editorial


   Quando percorremos a Sagrada Escritura, vemos que, desde o início, Deus quis formar um povo. Vemos também como Deus conduziu e amparou o seu povo nos momentos difíceis. Por sua vez, Jesus também reuniu uma comunidade de seguidores, caminhou com eles, inspirou-lhes uma nova forma de viver e lhes confiou a responsabilidade de continua a Sua missão no mundo. As Sagradas Escrituras nos revela um Deus que é comunidade e quer que seus filhos também em comunidade. O Deus comunidade quer que também nós sejamos comunidade. 
   Em nossos dias, no entanto, o ideal da vida em comunidade encontra-se fragilizado pelas ondas do individualismo crescente. Cada um parece por demais preocupado apenas consigo mesmo, voltado apenas para os próprios interesses. Isso enfraquece o espírito de comunidade e a própria comunidade. Estudos têm apontado para uma “sociedade líquida” ou “fluída”, para indicar a dificuldade de formação de laços de unidade, bem como para denunciar a fragilidade dos laços que se formam. Assim nós, como Igreja, não deixamos de sofrer as influências e as consequências das transformações sociais. Também em nossas comunidades e grupos eclesiais há uma espécie de enfraquecimento do sentido de pertença. Há um enfraquecimento da vida de comunidade. 
   O ambiente da cidade parece ser ainda mais desafiante para a vivência comunitária. As pessoas estão próximas fisicamente umas das outras, moram nos mesmos prédios ou condomínios, esbarram umas nas outras pelas praças e ruas, mas não se conhecem, nem mesmo conhecem seus vizinhos. Vivem as mesmas situações, como a agitação e a correria das cidades, convivem com o aumento da violência e até partilham do drama da solidão. Mas cada uma em seu mundo particular. E, não raro, parece que todos desconfiam de todos...
   Essa situação não se restringe aos habitantes das grandes cidades. O fenômeno dessa urbanidade, ou seja, esse jeito de ser do cidadão da cidade, propaga-se pelos meios de comunicação e pelas redes sociais e é partilhado também por muitos que moram também no interior. “As pessoas tecem suas próprias convicções, procura um jeito de viver no seu mundo particular o mais possível independente dos outros. Isso enfraquece os laços da vida em comunidade, sobretudo os laços de comunidade geográfica. Ou seja, a vivência da comunhão entre os vizinhos ou moradores de uma mesma localidade. 
   Nós acreditamos que Deus continua nos convocando para a vida em comunidade. A nossa fé cristã é essencialmente uma fé comunitária. A pessoa que crê, o fiel que acredita em Deus é chamado a expressar a sua fé em comunidade. Deus é comunidade e é na comunidade que ele se revela e se deixa encontrar: “Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, aí estou no meio deles”(Mt 18,20). Temos a missão de buscar luzes que iluminem e que nos ajudem a abrir caminhos para a vida de comunidade no nosso mundo urbanizado. Ajudar a reencontrar o Deus que habita em nós e nos quer em comunidade nesse mundo de hoje.
   E isso é pra começo de conversa!][ FONTE: IR. DENILSON MARIANO, SDN,
Editorial
da Revista O LUTADOR, ABRIL 2017, olutador.com.br).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares