sexta-feira, 21 de abril de 2017

SURDO E CEGO, HOMEM APRENDER A 'FALAR' PELO TATO E SONHA EM CURSAR A FACULDADE




   Artesão com doença hereditária agora quer aprender braile para cursar pedagogia ou letras

   Todas as manhãs, o artesão André Luiz Siqueira, 38, prepara o café da manhã para a família em Ribeirão Preto ( a 313 km de São Paulo). Senta-se à mesa com a mulher, Adriana Moreira Siqueira, 43, e as filhas, Maria Fernanda, 8, e Maria Gabriela, 2. 
   A conversa entre eles, no entanto, é diferente. Como André não ouve, não vê e não fala, ele se comunica pelo tato, ao “ler” os sinais de libras tocando as mãos da mulher. 
   Diagnosticado com Síndrome de Usher – doença hereditária caracterizada pela deficiência auditiva e perda progressiva da visão -, o artesão perdeu a audição ainda bebê. 
A visão foi comprometida na adolescência, até que, aos 22 anos, ele ficou totalmente cego. “Lembro o dia em que perdi a visão. Fui até o banheiro e percebi minha mãe à porta. Vi somente o vulto dela e comecei a chorar. Aí escureceu tudo”, conta à reportagem por meio de libras, traduzidas pela mulher, sua constante intérprete. 

   INFÂNCIA

   Na infância, sem ter sido apresentado ao braile para poder ler e escrever, ele recorria à leitura labial e a poucos gestos de libra que aprendeu na escola para se expressar. 
   Sem muito estímulo em sala de aula e em casa, falava pouco. Tentou tratamento com fonoaudiólogos para se inserir, mas não houve evolução. André praticamente só consegue emitir ruídos. 
   Quando veio a cegueira, entrou em depressão. Na casa em que morava com os pais, na zona rural de Ribeirão Preto, o contato se resumia a membros da família e a alguns amigos. 
   Com o passar do tempo, André foi aprendendo, sozinho, a tatear mãos para saber o que falavam com ele.
   “Tive que me adaptar. As pessoas ao meu redor começaram a conseguir traduzir para mim, com as mãos, o que elas queriam dizer. Entendi que dava para levar uma vida normal”, afirma. 
   Foi graças à mulher que a leitura pelo tato de libras evoluiu a ponto de ele compreender todas as palavras. 

   APOIO

   Em 2006, aos 22 anos, André entrou em um centro de educação especial voltado ao mercado de trabalho. 
   Lá, tornou-se fluente em libras e aprendeu a lavar carros em uma das oficinas. 
   Naquele mesmo ano, conheceu Adriana. Ela, que participava de um projeto social de comunicação em libras, visitava o centro para conhecer os alunos. Apaixonou-se por André, “quase que imediatamente”.
   “Vê-lo, surdo-cego, com aquela força de vontade em aprender as coisas, tocou demais meu coração. Senti um amor inexplicável”, conta. 
   Atenta ao desenvolvimento do marido, ela o matriculou na associação de cegos do município para aprender braile. ]

   SONHOS

   Adriana, que já fez cursos de panificação, artesanato e jardinagem, ingressou na faculdade de letras. Este ano, começou um pós-graduação em libras. “Sou grato à Adriana, porque ela é meus olhos, interpreta o mundo para mim. Não tenho tristeza dentro de mim”, diz o marido. 
   André, que frequentava as aulas na graduação com a mulher, agora sonha também em cursas letras ou pedagogia. “Eu a acompanhava, ficava às vezes lendo algum livro em braile. Conseguia entender muitas coisas das aulas porque ela trazia para mim. “
   Além de ser artesão, ele diz saber cozinhar, fazer instalações elétricas e jardinagem. Espera ficar fluente em braile – só é alfabetizado em libras – para ter condições de ingressar em uma faculdade. 
   No futuro, pretende desenvolver um projeto para surdo-cegos como ele – não há estatística oficial que mensure essa população no país. “Gostaria de ensinar as famílias que convivem com eles. Desejo muito, um dia, ser professor.” (FERNANDA TESTA – COLABORAÇÃO PARA A FOLHA. EM RIBEIRÃO PRETO, caderno cotidiano, página B5, dias melhores, domingo, 16 de abril de 2017, publicação do jornal FOLHA DE S.PAULO).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares