sábado, 22 de abril de 2017

CALDO EM VERSÃO FITNESS

Caldo de mandioca com patinho - em primeiro plano - está entre os mais tradicionais , mas há outras receitas que agradam quem não dispensa uma refeição substanciosa 

Mandioquinha salsa com frango : prato dos mais leves 

   Equilíbrio entre carboidrato e proteína é essencial para degustar diversas receitas sem abrir mão da boa forma

   Pratos tão antigo quanto a descoberta do fogo, as sopas e caldos nunca saem da moda. Basta acontecer uma queda de temperatura para que as receitas saborosas que ajudam a amenizar o frio e a fome voltem a ganhar destaque. Embora sejam considerados saudáveis na maioria das versões os caldinhos podem acabar rendendo alguns quilos a mais. Porém, com alguns cuidados básicos, é possível degusta-los sem culpa. 
   “Em geral os caldos costumam ser menos calóricos que as refeições, mas é importante se atentar, pois consumir os caldos com outros ingredientes como pães e queijos gordurosos em excesso acaba aumentando o aporte calórico.”, alerta a nutricionista Camila Marioto, da Nutrestar. Ela aconselha cautela na hora de escolher os acompanhamentos do caldo. “Pão integral e um bom queijo são sempre bem vindos, desde que consumidos com moderação. Cheiro verde também dá um toque especial”, orienta. 
   Outra dica dada pela nutricionista é dosar a quantidade de carboidrato e proteína presente nos ingredientes que darão origem aos caldos. “Por exemplo, na sopa de grão de bico temos um maior aporte de proteínas em relação aos carboidratos (o grão de bico é uma boa fonte de proteínas e em junção ao frango eleva bastante o valor proteico da sopa). Além disso é importante a dosagem correta, cebola, alho, pimenta vermelha e cheiro verde. A falta de temperos deixa a comida sem sabor”, ressalta. 
Pensando em atender a um público cada vez mais preocupado com a saúde e a boa forma, Camila ajudou a montar um cardápio exclusivo de caldos na linha fitness que passaram a ser preparados no restaurante Caco Mais Saúde. Entre os eles, sabores tradicionais como mandioca com patinho, mandioquinha salsa com frango”, frango com batata doce e cabotiá com patinho. “A batata doce tem absorção mais lenta e a mandioca salsa que é mais leve. Também usamos cabotiá e aipim que além de não terem um alto valor calórico são muito saborosos. Cada caldo tem um legume específico, visando realçar o sabor de apenas um legume no caldo”, destaca. 
   Quanto ao modo de processar o alimento, a nutricionista afirma que tanto faz o uso de liquidificador ou processador. “Não existe uma fórmula, depende de cada tipo de alimento. O mais importante é observar a qualidade na procedência dos ingredientes optando sempre por alimentos frescos e de ótima qualidade”, salienta.
   Na correria do dia a dia, o caldo congelado por ser uma boa alternativa para uma alimentação de preparo rápido. “O descongelamento pode ser feito retirando o caldo do congelador e deixando na geladeira, desde que o caldo seja consumido no mesmo dia, mas o ideal é descongelar direito do congelador para o micro-ondas por um tempo entre 4 e 5 minutos”, aconselha.
CALDO DE GRÃO DE BICO
Ingredientes
1 cebola média ralada; 4 dentes de alho amassados; 5 xícaras de chá de água fervente; 1 colher de sopa de óleo de canola; 400g de peito de frango cortado em cubos; 3 tomates maduros picados sem semente; 1 kg de grão de bico cozido; 4 colheres de sopa de cheiro verde; Sal e pimenta a gosto.
Modo de Preparo
   Em uma panela aqueça o óleo em fogo médio e doure o alho e a cebola. Acrescente o frango e cozinhe por aproximadamente 12 minutos mexendo sempre. Junte o tomate, coloque a água quente e cozinhe até o frango ficar macio. Adicione o grão de bico, o cheiro verde, sal e pimenta à gosto, cozinhe por aproximadamente 10 minutos e sirva em seguida. (MARCOS ROMAN – Reportagem Local, página 3,  coluna COZINHA & SABOR, sexta-feira, 21 de abril de 2017,, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares