terça-feira, 4 de abril de 2017

PÁSCOA PARA 'RECHEAR' O BOLSO

Formadas em Gastronomia, Isabela Müller Rocha e Juliana Almeida Franco usam as redes sociais para divulgar os produtos e formalizar as encomenda

   A data mais saborosa do calendário é também uma oportunidade de renda extra, mas é preciso seguir alguns passos para não ficar no prejuízo 

   A celebração da Páscoa é sempre acompanhada de muito, muito chocolate. E quem está de olhos nesse mercado está descobrindo uma oportunidade de fazer um dinheiro extra, trabalhando em casa. 
   Para se ter uma ideia, uma recente pesquisa do Ibope, encomendada pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), aponta que entre os brasileiros, 63% possuem o hábito de presentear com chocolates neste período. 
   E a boa notícia é que não faltam opções no mercado para agradar a todos os paladares. “Temos oito recheios, sendo quatro para comer de colher e quatro para os ovos fechados”, diz a cozinheira Juliana Almeida Franco, de 21 anos. 
   Ela se juntou com a também cozinheira Isabella Müller Rocha, 23, pra colocar em prática a marca Isa e Ju |For easter. Ambas trabalham em casa, individualmente, atendendo encomendas de bolos e tortas, mas nesse ano vão atuar em sociedade para produzir ovos de Páscoa. 
   “Ano passado cada uma teve sua produção, mas resolvemos juntar nossas técnicas e desde janeiro estamos nos planejando. Com o dinheiro das vendas pensamos em investir em cursos de confeitaria”, conta Isabela. 
   A dupla tem formação em Gastronomia e pensou em toda a logística do negócio, desde a construção da marca até às embalagens. Elas também criaram uma página no Facebook para divulgar os problemas e formalizar as vendas. 
   “A experiência da Páscoa passada nos deu uma base para trabalhar este ano. Por exemplo, tivemos uma preocupação de buscar o melhor fornecedor possível, isto é, com bons produtos e melhor preço”, diz Juliana. 
   Mas não é todo mundo que tem essa expertise. Muitas pessoas estão se aventurando pela primeira vez. É o chamado empreendedorismo por necessidade. “A pessoa está empreendendo porque precisa e não necessariamente por aptidão. O que não deixa de ser um teste para ver se ela realmente se identifica com o negócio”, afirma o especialista em Marketing e Empreendedorismo, Henrique Ceciliato de Carvalho, docente do grupo de Administração da PUCPR campus Londrina.
   Ele explica que hoje, os empresários são estimulados a prototipar o negócio. “É construir uma empresa em pequena escala pensando justamente na redução da chance do fracasso. É uma metodologia nova para qualquer cenário, isto é, de crise ou oportuno, ressalta.
   Mas como todo projeto, não dá para fazer tudo da noite para o dia. E preciso se planejar com antecedência, porque aqueles que não tiveram experiência na parte fabril, têm a chance de buscar conhecimento em cursos específicos. 

   CURSOS ATRAEM INICIANTES

   Todos os anos em Londrina, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) abre cursos temáticos e os de Páscoa, são sempre muito procurados, especialmente entre iniciantes. Quem afirma isso é Juliana Rafaela Suavi, técnica de relações com o mercado do Senac.
   “Iniciamos as aulas muito antes da data justamente para que as pessoas se programarem. Cerca de 80% dos alunos participam dos cursos com foco no trabalho, pensando na geração de renda extra”, diz. 
   Objetivo que levou a auxiliar administrativo Nathalia Quaglia a se inscrever no curso de doces para a Páscoa. Ela é estudante de Ciências Sociais e frequentemente faz bombons para vender no trabalho e na universidade. “De ovos de Páscoa foi a primeira vez. O curso foi rápido e ampliou as possibilidades de eu ter uma renda extra”, justifica. 
   Nathalia está com algumas encomendas de ovos de Páscoa, mas pretende trabalhar mais com pão de mel ou bombom decorado. Com o dinheiro das vendas, ela quer investir em mais cursos e até em m novo micro-ondas para o preparo dos produtos. “É um extra que me ajuda bastante, pois chocolate é um produto fácil de vender!, comenta. 
   A instrutora do Senac na área de Gastronomia, Carolina Rocha Barbosa cita que por mais que o cenário econômico esteja ruim, as pessoas não deixam de comprar doces em épocas festivas.
   Ela ainda explica que os cursos são práticos, mas há um conteúdo teórico. “Além das técnicas, enfatizamos a questão da higiene na manipulação dos alimentos, pois a maioria trabalha em casa. Elas precisam saber como manipular, higienizar o ambiente, o tempo de validade, entre outros”, conta. 
   A gerente da Baccaro Esquina Doce, Kelly Ponce, comenta que a procura por cursos de Páscoa é tão grande neste período que a loja abre seis turmas anualmente.
Por causa da grande procura, a loja Baccaro Esquina Doce abre seis turmas atualmente, para a data comemorada
   O último aconteceu na semana passada. “Tivemos 30 participantes e uma lista de espera. Todo mundo quer aprender e praticamente a metade são iniciantes, pensando em vender mesmo, afirma. 

   DOCE EMPREENDIMENTO 
Veja algumas dicas para ter sucesso nas vendas
   Qual é o atrativos? Com tantas marcas tradicionais nas prateleiras é preciso sondar o consumidor em busca de ideias par agregar valor ao produto. Ele precisa ser diferenciado para atrair o público. Esse apelo pode ser desde um chocolate sem lactose ou recheios inusitados. 
   Quanto vou gastar? O próximo passo é preencher uma fixa técnica do produto e fazer cálculos de proporção. Há modelos disponíveis na internet, como no site da Sebrae. Nessa etapa é importante criar um protótipo para saber o quanto gastou com ingredientes, embalagens e até o consumo de gás. 
   Como será a entrega? Se a intenção é entregar os produtos. Acrescente o custo do combustível. Para ter uma base, considere o quanto ficaria para contratar um serviço de entrega. Lembre-se que é importante ter uma boa estrutura para preservar o produto durante o deslocamento.
   Como chegar a um preço? Faça uma sondagem da concorrência e considere os valores de custo e investimento. Para se obter um ponto de equilíbrio, é preciso cobrir o valor de investimento (diluído pelo número de produtos) para começar a ter lucro.
   Quanto produzir? Pegar as encomendas para depois comprar os ingredientes é uma forma de não ficar com o estoque parado após a data. No entanto, vale a penas ter algumas opções a pronta-entrega , especificamente as versões tradicionais, pois isso possibilita atender pessoas que precisam presentear na última hora. 
   Como divulgar? Trabalhe bem as redes sociais, pois são ferramentas de divulgação e interação com o público. Através delas as pessoas vão conhecer o produto e pode fazer as encomendas. Folha Arte. (MICAELA ORIKASA – Reportagem Local, caderno FOLHA EMPREGOS & CONCURSOS, segunda-feira, 3 de abril de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares