sábado, 15 de abril de 2017

CAROÇO DE PÁSCOA - O MAIOR DOS ESPETÁCULOS



   Manga temporã amarela na mangueira, engulo meu caroço de remorso. 
   Menino, fazia a tarefa ligeiro pra já trepar na mangueira, e lá ficava até Vó Tiana chamar para banho e janta. 
   As menores mangas descascava na boca, com dentes ainda bem separados, então fiapo não ficava, e as maiores só mordia no biquinho pra mamar espremendo. Só a doce voz e a canja da Vó me faziam descer da mangueira antes das primeira estrelas. 
   Naquele domingo de Páscoa, trepei na mangueira só para brincar, nem tinha manga mais, a Vó apareceu lá embaixo om o Tim, meu primo rapaz com a enxada nas mãos. E eu, pela primeira vez, contrariando a vó, estava na mangueira com uma faca. Então Tim me falou alguma coisa, retruquei, enquanto ele começava a cava mandioca ali pertinho. Aí ele me chamou de “gão”, como brincam de xingar os primos mais velhos, e eu nem sabia o que era gão, mas foi o bastante para lançar minha faca na sua enxada. Era dessas facas de comer, ponta arredondada. Fosse pontuda, teria varado a canela dela. Ficou cravada, o cabo balançando. 
   Tanta coisa em redor, e a danada da faca foi se enfiar na canela da vó! Tim ajoelhou, sem saber o que fazer, gritando socorro, vizinha acudiu – enquanto um mico ligeirinho descia da mangueira, correndo até a casa da mãe e se enfiando embaixo da cama. 
   Cochilei, e já era noite quando a mãe sentou ali do lado. 
   - Escuta bem. Só não vou bater em você porque no hospital sua vó ajoelhou, com a perna daquele jeito, pra me fazer prometer não relar a mão em você... Agora vai comer, ela te mandou batata-doce.
   Eu tinha ferido quem me mimava! E a Vó passou semana com a perna enfaixada, eu engolindo um caroço como de manga, grande, de remorso. Até que ela chamou, falou ó, dizem que ainda não devo andar, mas quero andar já, pega li o guarda-chuva. 
   Fomos andar pelo quintal, ela com o guarda-chuva como bengala, a outra mão no meu ombro, eu me sentindo homenzinho. Passamos pela mandioca ainda meio arrancada e ela perguntou se eu conseguia arrancar. Peguei a enxada, arranquei a mandioca, ela sorrindo, eu um baita homem. 
   Foi um passeio de poucos passos, mas a ferida se fechou. Mas na Páscoa lembro daquele dia, então engulo meu caroço de remorso, feliz; sim, feliz, por ter comigo até hoje, aqui dentro, minha doce avó

   NOTÍCIAS DA CHÁCARA 

   O MAIOR DOS ESPETÁCULOS

   Quando mudei para a chácara – já há duas décadas, Deus! – eu não via O Maior Espetáculo da Terra, o poente; sempre gratuito, sempre último e único. Ganhando céu, ganhei também quatro luas e tantas estrelas, além das nuvens em sua dança com o vento. Quando noitinha sento no terraço, no velório da tarde Vésper acende sua vela, que, por ser planeta e não estrela, não pisca. Mas piscam os irmãos terrestres das estrelas, os pirilampos. 
   Se a vida é mudança, o poente parece seu mais belo símbolo tão mutante e tão confiável, pois amanhã estará de volta. A leitura do romance Shogun, de James Clavel, já tinha me aberto a mente para o poente, mostrando como os japoneses cultuam o Sol, tanto que esta na sua bandeira. Mas, morando na cidade de poucos e retalhados horizontes, eu não tinha aberto os olhos para o espetáculo. Tornou-se minha hora preferida, símbolo da morte e da vida, vendo o poente como prenúncio da manhã. Por isso mesmo, é quando revejo o dia, fazendo um balanço de perdas e ganhos, e penso no que vou fazer amanhã, projeto diário que talvez só se realize em parte, como sempre sujeito a imprevistos. Mas já ganhei o poente, tão previsível no tempo quanto na forma imprevisível, artista que cada dia veste uma fantasia, para nos fazer festa. Até amanhã, companheiro. (FONTE: Página 3, caderno FOLHA 2, coluna AOS DOMINGOS PELLEGRINI, pellegrini@gmail.com 15 e 16 de abril, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares