quinta-feira, 27 de abril de 2017

LIVROS PARA LER LIVROS PARA PEGAR LIVROS PARA CHEIRAR

Crianças gostam de sentir o livro fisicamente: pegar e cheirar, por exemplo, além de serem atraídas por imagens coloridas

   Edições caprichadas e temáticas atuais tornam o livro infantil mais atraente; em 2016 ouve aumento de 28% nas vendas em relação ao ano anterior

   O Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado em 18 de abril, foi comemorado com otimismo no Brasil este ano. Enquanto o mercado geral de livros registrou uma queda de 9,7%, Dados do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel) mostram que houve um crescimento de 28% nas vendas do gênero infantil no ano passado em comparação com 2015. Os dados tratam dos livros vendidos no varejo, em livrarias, e foram levantados a partir da Agência Brasil. 
   Na avaliação da empresária londrinense Denise Gentil, proprietária da Loja Ciranda, a abordagem de temática atuais e diversificadas e o investimento em edições ricas em ilustrações tem ajudado a despertar o interesse das crianças pela literatura. “Ao contrário dos leitores adolescentes que têm migrado para a leitura no formato digital, um ambiente já comum para eles, as crianças ainda são estimuladas pelos atrativos da edição impressa. Elas ainda precisam de contato físico, gostam de explorar a textura das páginas e apreciar o colorido das imagens. E as editoras têm investido cada vez mais em publicações muito ricas neste sentido, algumas exploram até o olfato, com cheiros característicos”, argumenta. 
   Denise também destaca como outro atrativo para o público infantil as temáticas focadas em publicações mais recentes. “Muitos escritores têm acompanhado discussões da sociedade muito atuais, como a questão da luta feminina, presente em livros que são fenômenos de venda e que estão substituindo a imagem idealizada das princesas de antigamente. É o caso do livro Princesas, Bruxas e Uma Sardinha na Brasa (escrito por Helena Gomes e Geni Souza e lançado pela editora Biruta) ou de livros que narram a história de mulheres reais e fortes, como Frida Caldo, Clarice Lispector e Violeta Parra. Tem ainda livros recentes que abordam de forma muito leve temas considerados complexos para as crianças, como angústia e doenças que podem atingir pessoas da família, entre elas o Alzheimer, o Mal de Parkinson e outras”, salienta. 
   A livreira enfatiza ainda que os pais têm um papel fundamental no processo de estímulo à leitura dos filhos: “A gente tem percebido que até mesmo casais que não têm o hábito de ler estão incentivando os filhos a lerem desde pequenos”, ressalta Denise, que visando estimular as vendas oferece atividades como oficinas, contação de histórias e troca de livros entre crianças. 

LEITURA A PARTIR DA FAMÍLIA 
O estímulo da família à leitura é fundamental, além das crianças e jovens terem contato com os livros em bibliotecas, feiras e eventos

   A pedagoga Camila Fernandes Ferreira também reforça a importância da família neste processo. “A escola e os pais devem desenvolver um papel compartilhado neste sentido. Enquanto no ambiente escolar as crianças têm o estímulo ligado à aprendizagem, a leitura na companhia dos pais está mais ligada ao prazer, que é o primeiro passo para que se tome o gosto pela literatura”, salienta. 
    A pedagoga enfatiza que o hábito da leitura pode trazer inúmeros benefícios para as crianças desde os primeiros anos de vida. “A leitura ajuda na ampliação do vocabulário, no desenvolvimento fonológico, no despertar da curiosidade, na percepção de que existem outros grupos sociais além do que a criança está inserida. Outro ponto fundamental é o processo inicial de concentração. Ao ficar interessada em saber como será o final da história, a criança passa a desenvolver uma concentração que muitas vezes ainda não faz parte de seu universo, mas que passará a ser usada em outras tarefas que vão além da leitura”, enfatiza. 
   Um estudo da Universidade de Nova York, em colabora com IDados e o Instituto Alfa e Beto, divulgado no ano passado, mostrou um aumento de 14% no vocabulário e 27% na memória de trabalho de crianças cujos pais leem para elas pelo menos dois livros por semana. O estudo revelou ainda que a leitura frequente para as crianças leva à maior estimulação fonológica, o que é importante para a alfabetização, à maior estimulação cognitiva e a um aumento de 25% de crianças sem problemas de comportamento. 

    TECNOLOGIAS COMPLEMENTARES
Denise Gentil, livreira: "Muitos escritores têm acompanhado discussões atuais, como luta feminina, presente em livros que são fenômenos de vendas e que estão substituindo a imagem idealizada das princesas de antigamente

   Criada em 2014, a Leiturinha é o maior clube de assinatura de livros infantis do Brasil, promovendo o habito da leitura compartilhada para mais de 40 mil famílias, distribuídas em mais de 3.900 cidades brasileiras. Segundo o CEO (sigla inglesa de Chief Executive Officer, que significa diretor executivo) da empresa, os livros físicos e os digitais se complementam. “Os livros físicos continuam presentes nos hábito dos leitores, sem dúvida. O que as novas tecnologias refletem nos novos hábito do mundo contemporâneo é uma extensão do físico. Enquanto o livro físico proporciona experiências sensoriais que os e-books não oferecem, as ferramentas digitais permitem que você leia a qualquer hora, em qualquer lugar e leve uma biblioteca inteira na sua tela”, pontua. 
   Já o superintendente da Editora Melhoramentos, Breno Lerner, salienta que apesar de ter havido um aumento no índice de vendas de livros infantis, aconteceu uma queda no número de lançamentos do segmento “Dada a crise econômica, os lançamentos diminuíram mas, por outro lado, foram mais bem cuidados seja no que tange sua temática, seja na qualidade gráfica. Um setor que tem crescido bastante na área infantil é o de livros interativos, uma clara resposta do mercado editorial a enorme interatividade proporcionada pelos produtos eletrônicos e a internet. Livros com recursos adicionais pedagógicos, que incentivam a leitura através de interatividade tem agradado bastante as crianças na fase de primeiras leituras”, ressalta. 
   Diretora executiva do Instituto Pró-Livro e coordenadora da Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, Zoara Faila, dá algumas dicas para pais e educadores ajudarem a estimular o gosto das crianças para a leitura. “Leia pra e com as crianças, criando momentos de troca e estimulando a imaginação. Se não tiver livros em casa, visite livrarias e leve as crianças às bibliotecas e feiras de livros.
   Dê livros de presente, deixe os alunos escolherem o livro na biblioteca, mas também ajudem na escolha indicando livros que possam ser do seu interesse”, conclui. (M.R.) (MARCOS ROMAN, Reportagem Local, caderno FOLHA 2, FOLHA CIDADANIA, terça-feira, 25 de abril de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares