sexta-feira, 7 de abril de 2017

OS CHEIROS DA EXPO


   Todos os anos, ao fim de março, algumas coisas com certeza estavam por acontecer: as chuvas diminuíam, começava um friozinho gostoso e todo mundo se preparava para a Exposição. 
   As duas primeiras coisas são climáticas, a terceira é a Feira Agropecuária e Industrial de Londrina que acontece até hoje. 
   Mas, aqueles eram outros tempos, mais românticos, e havia um evento que fazia a cidade se preparar com boas, chapéus e apetite. 
   Passando ansioso pelas catracas da entrada, meus sentidos começaram a funcionar intensamente. Conforme andava pelo parque os mais diversos aromas penetravam minhas narinas e eu, com um leve sorriso de satisfação, ia analisando: pipoca, algodão doce, churros. Estes eram os aromas iniciais, pois as barraquinhas ficavam próximas à entrada do parque.
   Na sequência, passando pelos animais com seus odores fortes e característicos , eu andava muito até passar por todos eles admirando sua beleza e mansidão. 
   E, enfim, quando a fome já apertava me deparava com inúmeros “trailers”, hoje chamado “food truck”. Aí sim o bouquet: pernil de porco com molho de cebolas e também calabresa grelhada com vinagrete. 
   Mais alguns passos e tinha aquela visão deliciosa, arranjos maravilhosos de grandes peças de pernil assados e dourados, deitados em assadeiras com molho acebolado fumegante e, ao seu lado, calabresas frigindo no grill, defumadas e perfumadas compondo com o colorido do vinagrete um quadro que enchia a boca d’água. 
   Dúvida deliciosa. Qual deles? Os dois. Veja mais usando o aplicativo capaz de ler QR Code posicionando o código abaixo
   SANDUÍCHE DE PERNIL 

Ingredientes
Pernil assado, molho de cebolas, pão francês

   Para o pernil e o molho.  
   1 pernil de aproximadamente 6 kg. 10 cebolas fatiadas em meia lua. 2 dentes de alho picados. 2 ramos de alecrim. Suco de 10 limões. 4 folhas de louro. 2 paus de canela. 20 grãos de pimenta do reino. 6 colheres de sopa de sal. 2 litros de água. 

   Modo de fazer 
   Coloque o pernil em uma travessa funda e adicione todos os ingredientes. Com uma faca fina fure bem todo o pernil. Faça uma massagem para que os temperos penetrem nos furos. Deixe marinar por pelo menos 6 horas. Arrume em uma assadeira funda. Leve ao fogo até ferver, desligue o fogo, cubra com papel laminado e leve ao forno alto por três horas. Retire do forno e leve a assadeira para o fogão. Mantenha em fogo muito baixo. Vá fatiando o pernil, passando pelo molho e recheando os pães com o pernil e o molho de cebolas da assadeira
------------------------------------------------------------

   SANDUÍCHE DE CALABRESA 

   INGREDIENTES
   1 linguiça calabresa cortada ao meio no sentido longitudinal e, novamente ao meio no sentido transversal. Pão francês. 3 tomates em cubinhos. 1 cebola em cubinhos. 1 xícara de salsicha, cebolinha e manjericão picadinhos. 50 ml de vinagre. 50 ml de azeite. 100 ml de água. Suco de limão. Sal e pimenta. 

Modo de fazer
   Faça um vinagrete misturando todos os ingredientes. Grelhe a linguiça em fogo baixo, dos dois lados. Faça sanduíches com o pão, a linguiça e o vinagrete. (FONTE: Caderno Folha 2, Coluna “Lembranças com àgua na boca – Chef Taico, página 3, sexta-feira, 7 de abril de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares