domingo, 6 de dezembro de 2015

SABORES - É CARNE DE JACA!




   Fruta, ainda verde, vem substituindo o frango em recheio de diversos pratos veganos e vegetarianos

   A jaca nunca esteve na lista das frutas preferidas pelos brasileiros. Os argumentos para justificar a rejeição são os mais variados, passando por questões estéticas, dificuldade de manuseio e sabor indigesto. Mas uma versão inusitada tem colocado a fruta como protagonista de muitas receitas salgadas. Trata-se da carne de jaca verde, usada para substituir o frango em recheios de pizza, coxinha quiches e outros pratos vegetarianos e veganos.
   Cozida, desfiada e temperada com os mesmos temperos utilizados para o preparo de carnes de origem animal, a aparência da carne de jaca verde chega até a enganar desavisados . “Olhando a textura e a cor avermelhada da carne de jaca,  é praticamente impossível perceber que não se trata de frango. O sabor da fruta verde é quase neutro e absorve muito o gosto dos temperos. Mas, curiosamente, o gosto final acaba ficando mais próximo do sabor do palmito e não do frango”, afirma o chef Paulo Gomes Almeida, proprietário da pIzzaria Paranaguá.
   Ele introduziu recentemente a carne de jaca verde no cardápio do estabelecimento. “Criei uma pizza de frango com polenta de milho verde para o 2º Festival Baixa Gastronomia – Sabores Pé-Vermelho, e,  por sugestão de minha filha que é vegana, acabei adaptando o prato ao substituir o frango pela carne de jaca. Interessante é que mesmo as pessoas que comem carne de origem animal acabaram preferindo a de jaca.  Já a polenta de milho verde entra no lugar do catupiry. Devido ao sucesso de público, o prato entrou definitivamente no cardápio da pizzaria”, relata.
   Gomes salienta que o preparo da carne de jaca verde é bastante trabalhoso. “É um processo que inclui várias etapas, e dura cerca  de 12 horas. Primeiro a jaca verde deve ser cozida e desfiada. Na sequência deve-se refogá-la várias vezes até que ela perca uma espécie de cola característica da própria fruta. Em seguida devem ser acrescentados temperos como cebola e tomate na última fase de refogamento” , detalha.
   De acordo com o chef, a leveza da carne de jaca verde é um dos pontos mais elogiados do recheio produzido com a fruta. “Além de saborosa e nutritiva, a carne de jaca é extremamente leve e se harmoniza facilmente com os demais ingredientes da pizza”, garante. 
 
   CARNE DE FRANGO,  SABOR DE PALMITO
                         

   Com mais de 40 anos de experiência em preparação de coxinhas com os mais  variados tipos de massa e recheio, a culinarista Maria de Lourdes Moraes, entusiasmou-se com o relato de sua filha que havia provado em São Paulo o salgado recheado com carne de jaca. Achei a  receita inusitada e logo comecei a testar ingredientes para criar uma coxinha com esse tipo de recheio. Além das tradicionais massas de batata e mandioca eu já preparava coxinha com massa de beterraba, cabotiá e mandioquinha salsa. Testei  a carne de já com todas elas e a que deu um resultado melhor foi a massa de mandioca, que ficou mais crocante”, afirma a proprietária do Café Gardênia.
   Maria de Lourdes conta que muitos clientes acabaram provando a nova receita por curiosidade e acabaram se encantando pelo sabor de jaca verde. “A maioria das pessoas fica surpresa ao perceber que o sabor é muito parecido ao do palmito. Mas  geralmente acabam gostando e repetindo o pedido em outras oportunidades”, diz.
   Para preparar o novo recheio, Maria de Lourdes revela que deixa a jaca verde cozinhando na panela de pressão por 20 minutos. “Coloco a jaca inteira e quando mais verde ela estiver melhor será o resultado, pois a fruta verde não tem o cheiro da fruta que muita gente não gosta. Em seguida é só tirar os gomos e a polpa e desfiá-los antes de coloca-los para refogar. Os  temperos são exatamente os mesmos que utilizo no frango, como alho, cebola e tomate”, esclarece.
   Preocupada em manter o recheio no cardápio do estabelecimento durante o ano todo, Maria de Lourdes já está se preparando para conseguir a fruta neste verão. “Só comecei a encontrar jaca em Londrina no Mês de Outubro.  Então  antes de acabar essa safra pretendo congelar a polpa da fruta para continuar preparando o recheio com ela”, salienta. (M.R.)

   FONTE DE VITAMINAS


   O protagonismo da jaca como matéria-prima de carne de origem vegetal se deve às propriedades nutricionais da fruta. “Ela  contém uma quantidade elevada de nutrientes como vitaminas, minerais, eletrólitos, fitonutrientes, carboidratos, fibra, gordura e proteína. É uma boa fonte de calorias,  mas não contém colesterol ou gorduras saturadas. Os nutrientes que aparecem em maior quantidade são magnésio e maganês, que previne a formação de radicais livres, câimbras musculares, estresse”, destaca a nutricionista Beatriz Ulate, professora do curso de Nutrição da Unopar.
   Ela explica que a maior concentração de nutrientes está  na polpa. “Como acontece com qualquer alimento,  sempre se perde algo dos nutrientes durante o preparo, principalmente na cocção. No entanto, a perda não é significativa”, salienta.
   A nutricionista enfatiza que o fato da fruta ser cozida antes de transformada em carne também facilita o processo de digestão. “ Como qualquer alimento que contenha fibras e gorduras na sua composição, a digestão é mais lenta, mas nada que uma mastigação correta seja impossível de ser digerida. O cozimento facilita o processo digestivo da mesma”,  ori
enta.
   Beatriz alerta ainda para o fato de que, assim como outras carnes de origem vegetal, a carne de jaca verde não supre todos os nutrientes necessários para uma dieta saudável. “Os nutrientes habitualmente fornecidos pela carne (proteínas, ferro, vitaminas do complexo B...)  devem receber o cuidado de estarem contemplados na dieta, vegetariana. Tanto no que diz respeito às proteínas, quanto no que diz respeito ao ferro e aos outros nutrientes fornecidos pela carne, podemos encontrar fontes tão boas nos alimentos vegetais, porém estes alimentos devem ser bem selecionados. Como exemplo, a proteína e o ferro podem ser fornecido pelas castanhas e sementes (nozes, avelãs, castanha do Brasil, castanha de caju, amêndoas, gergelim, semente de girassol) e pelas leguminosas ( feijão, lentilha, ervilha, grão-de-bico, soja e derivados)”, aconselha. (M.R.) ( MARCOS ROMAN – Reportagem Local, página 3, FOLHA 2, SABORES, sexta-feira, 4 de dezembro de 2015, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).     

Um comentário:

  1. Eu fiz em casa e odiei. Talvez minha jaca estaca muito doce e acabou ficando muito estranho os temperos, cebola, alho, curry... Tenho esperança que tenha sido esse meu erro. Acabei jogando tudo fora.

    ResponderExcluir

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares