sábado, 22 de abril de 2017

A ROSA DAS GRAÇAS

   Ao nascer, comadre Maria e compadre José para ela escolher esse nome, talvez porque gostassem tanto de flores e tivessem o quintal mais lindo do mundo para meu olhar de criança. Ia à casa deles e ficava admirando aquele caminho de mil flores, folhagens, várias espécies, o alpendre pintado de verde, o assoalho branquinho, o quintal arborizado, a casa gostosa!
   Nesse jardim nasceu a Rosa, literalmente. Não pensem numa florzinha delicada, em numa rosinha branca, nada de "inha”. Era uma rosa rubra, vistosa, aveludada, tão perfeita, tão singular... a mais bela rosa da cidade, numa cidade em que se costumava “eleger as mais belas”, como as filhas da Elizabeth, as Mineiras, a Zilda do Manoel...
   A Rosa sempre foi assim poderosa! Enigmática, inatingível, os moços suspiravam por ela, as moças a copiavam ou então, teciam críticas por não poderem competir. Estava sempre elegante. Com qualquer roupa que também se tornava elegante quando usada por ela. Os modelos eram diferentes, exóticos, ousados e copiados por muitas. Até meu avô me contou, certa vez, que uns senhores seus amigos a chamavam de 7 copas, uma carta de maior valor no jogo de baralho! E a Rosa, aparentemente orgulhosa e fria, era amiga, conselheira. confidente, alegre, amorosa, um tanto dramática e de conversa envolvente, daquelas pessoas que você gosta de ficar ouvindo, porque o que ela diz, do jeito que diz, é música aos ouvidos e remédio para o coração. Além de tudo, Rosa era sensível e amava os animais. Certa vez ficou muito comovida e até chorou ao deparar com uma ninhada de filhotes... de ratos!
   Para a Rosa não havia estações era atemporal. Foi grande amiga da minha mãe, da minha irmã mais velha, da irmã do meio e minha amiga! E a gente se orgulhava em tê-las em nossas vidas, se alegrava quando ela ia à nossa casa. Ou quando ia bailes com minha irmã e ficavam se arrumando durante umas três a quatro horas; eu dormia e acordava e elas ainda não estavam prontas. Uma pausa aqui para o cigarro (nesta época fumar era chique), outra para o cafezinho, chamado de “boca de pito”. E chegávamos tarde ao baile, quase na hora de voltar. 
   E assim era a Rosa. Não se definia por um amor, contentava-se em ser bonita, enigmática, elegante, querida e inacessível!
   Dia desses vi a Rosa. Abraçamo-nos e conversamos amigavelmente relembrando os rumos de nossas vidas , nossas perdas e ganhos! Percebi que já não era a mesma. Perdeu um pouco a cor, mas o brilho, ah!, esse ela tem de sobra. Mesmo com a prata iluminando seus cabelos, continuava surpreendendo, além da roupa, tão singular, que lhe confere a elegância de sempre. 
   É muito bom ter uma Rosa em nossa vida! Uma Rosa encantada, apaixonada, sincera e cheia de sentimentos. Mulher forte e bonita, elegante, única, cheirosa! Uma Rosa eu marcou minha vida com o precioso perfume da amizade. Essa é minha amiga Rosa, lá das Graças! (Crônica escrita por ESTELA MARIA FREDERICO FERREIRA, leitora da FOLHA, página 2, caderno FOLHA RURAL, coluna DEDO DE PROSA, 22 e 23 de abril de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares