segunda-feira, 17 de abril de 2017

'É PRECISO OLHAR COM OS OLHOS DO CLIENTE'


   Estudiosos do comportamento humano pesquisam como as pessoas podem comprar mais e melhor. Entre os sentidos que mais influenciam no consumo estão a visão e a audição – e em alguns casos o olfato
   Entrar em uma loja e sentir um aroma inconfundível, ter um confortável pufe para se sentar enquanto escolhe as roupas, relaxar com uma música. Criar um ambiente acolhedor e agradável na maioria das vezes não é feito de forma aleatória pelas empresas. Nossos sentidos influenciam nossas emoções e o marketing se vale disso para conquistar clientes e alavancar as vendas. 
   Dougas Zela, professor e coordenador dos cursos de pós-graduação em marketing da FAE Business School explica que os chamados marketing sensorial e marketing de cenário podem significar entre 4% a 5% do investimento de um negócio, mas algumas vezes pode chegar até 10%, porém, para isso é necessário um grande estudo. O primeiro passo é fazer uma estratégia de negócio, depois uma estratégia de marketing e por fim são estabelecidas as ferramentas, que baseadas em ciências qualitativas e quantitativas podem reverter em vendas para as empresas. Em termos financeiros, o lançamento de um produto pode custar até R$ 500 mil, o que não é acessível para todos os empresários. 
   “Comprar traz prazer e os estudiosos do comportamento humano estudam como as pessoas podem comprar mais e comprar melhor. São diversas as emoções que são analisadas, desde fome e sede até experiências espirituais. Entre os sentidos que mais influenciam nas compras estão a visão e a audição e em alguns momentos, o olfato”, explica. Nada, entretanto, é tão simples no comportamento humano. É claro que sentir determinados cheiros como o de pão quente nos faz salivar e imediatamente pensar em comprar aquele produto, entretanto, o professor explica que uma mortadela falsa faz vender tanto quanto o cheiro do produto verdadeiro. 
   Tão grande é a influência da música em nosso estado de espírito que há inclusive empresas especializadas em produzir sonorização para lojas, visando que o consumidor fique mais tempo ali e mais relaxado, ou dependendo do horário, para que compre mais rápido também. 
   “Outro ponto que temos é o marketing de cenário, quando a loja parece um teatro. Você vê os produtos como se eles estivessem em sua casa”, conta. Isso é bem perceptível quando vamos em lojas que vendem móveis, e ao invés de termos só o sofá exposto, há uma sala completa, do tapete aos objetos de decoração.
   É claro que nem sempre determinado ambiente nos atrai, e a explicação para isso é a segmentação, ou seja, quem está vendendo escolhe um determinado público e investe nele, em detrimento de outros. “De toda forma o mesmo produto pode ser vendido de maneira diferente, para públicos diferentes. Há restaurantes que só vendem Coca Cola em garrafinhas, outros em lata e há aqueles que vendem a embalagem de dois litros. Com a água é a mesma coisa, há as embalagens plásticas e aquelas de vidro.”

   ARQUITETURA

   A disposição dos produtos dentro de uma loja e os móveis disponíveis nela também são pensados de forma a conquistar os clientes. Não raro vemos nas lojas voltadas ao público feminino confortáveis pufes. “Eles não estão lá para as clientes e sim para os maridos ficarem confortáveis enquanto esperam”, afirma. 
   Nos shoppings , os sofás nos corredores também visam dar um descanso para os clientes, que podem fazer sus compras com calma. “Nem todos fazem isso de forma consciente, entretanto. Muitos veem isso em outros lugares e acabam copiando. Às vezes, dá certo, às vezes não. Mas o bom senso ajuda bastante, é preciso olhar com os olhos do cliente”, diz Zela. (ÉRIKA GONÇALVES – Reportagem Local, página 4, caderno FOLHA MAIS, 15 e 16 de abril de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

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Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
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Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

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