domingo, 23 de abril de 2017

ANVISA QUER ADVERTÊNCIA DIRETA EM CIGARRO


   Proposta com frases como ‘Você brocha’ e ‘Você morre’ deve ser submetida à consulta pública nos próximos dias

   Indústria diz que vai aguardar consulta para se manifestar e espera que os prazos sejam razoáveis e exequíveis

   Você afasta as pessoas. Você brocha. Você envelhece precocemente. Você perde sua liberdade. Você tem câncer. Você morre. 
   A advertência direta aos fumantes pode, em breve, fazer parte das embalagens de cigarros no país. 
   As mensagens, que citam possíveis impactos a quem fuma, compõem um primeiro conjunto de propostas para alterar as imagens de advertências que ficam na parte de trás dos maços de cigarro. 
   O objetivo é reforçar o alerta sobre os efeitos à saúde e tentar reduzir o consumo – cerca de 15% da população brasileira é fumante. 
   A definição e a revisão dos modelos de advertência são feitas pela Anvisa (Agência Nacional de de Vigilância Sanitária), que regula produtos derivados do tabaco. A Folha teve acesso a parte das propostas, que devem ser submetidas à consulta popular nos próximos dias. 
   Hoje, o modelo em vigor apresenta, no topo do verso das embalagens, conceitos como sofrimento, impotência, perigo, toxidade e infarto e o já conhecido “O Ministério da Saúde adverte”.
   Já a nova proposta altera o formato da mensagem, que passaria a ter abordagem mais direta, com destaque para a palavra “VOCÊ”, seguida do restante da frase na parte inferior: “MORRE de câncer do pulmão e enfisema consumindo este produto”, (veja infográfico). 
   Ao todo, serão nove modelos de mensagem, que alertarão sobre impotência ("vo“ê brocha”), câncer e outros. 
   Em reunião nesta semana acompanhada pela Folha, e proposta do novo modelo. 
   A alegação é que faltam ajustes finais no contrato e que a versão completa estará na consulta pública.
   Para Deborah Malta, professora associada da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), o uso de linguagem direta pode ser positiva. 
   “Quanto mais a pessoa se sentir atingida, maior pode ser o efeito imediato de achar que ela pode ser a próxima vítima, e não o outro. As pessoas acham que estão imunes.”
   Já Paula Johns, diretora executiva da ACT Promoção da Saúde (antiga Aliança de Controle do Tabagismo), defende que é preciso cautela quanto às mudanças. 
   “A palavra ‘você’ em letra grande passa uma sensação de culpabilização do fumante”, diz. “Não quer dizer os indivíduos não sejam responsáveis pelas escolhas, mas é preciso lembrar que elas se dão em contextos sociais e há a situação de dependência.”
   Questionada sobre a mudança, a Anvisa informa que “a linguagem objetiva foi escolhida para se diferenciar das propostas até então utilizadas, buscando maior atenção por parte de quem as lê”. 
   Segundo a agência, a proposta foi baseada em estudos nacionais e internacionais. 
   A inserção de imagens de advertência no verso da embalagem é obrigatória deste 2002. Já o primeiro alerta vem desde 1988. O Brasil foi o segundo país a adotar a medida, hoje presente em 67.
   Desde então, essa é a quarta alteração nas imagens. A última ocorreu em 2009. “São imagens que atuam de forma importante na redução do número de fumantes”, afirma o diretor Fernando Mendes, relator da proposta.

   OUTRAS PROPOSTAS

   Além da abordagem direta, a nova proposta traz outras mudanças. Uma delas é alterar a cor da advertência que fica em 30% da parte da frente da embalagem. Em vez do fundo de cor preta (onde se lê “Este produto causa câncer. Pare de fumar, disque 136”, o modelo adotaria fundo amarelo, com letra preta. 
   Para Johns, a mudança nas cores, com modelo parecido ao da Austrália, é bem-vinda. 
“O fundo preto compunha perfeitamente com as embalagens. Não é à toa que empresas lançaram várias marcas com embalagem nessa cor.” 
   Outra questão que segue para análise é mudar o fundo da mensagem sobre a proibição da venda para menores de 18 anos, que passaria de preto a vermelho.
   Em nota, a Anvisa diz que a mudança segue estudos “que apontam a importância de alterar as cores a fim de aumentar a visibilidade e efetividade da mensagem”.
   A previsão é que o novo modelo entre em vigor após 30 de maio de 2018, quando acaba a permissão de uso das atuais . 
   Até lá, ainda há impasses. Um deles é a eficácia: embora haja evidências de que as advertências ajudem a diminuir o consumo, a Anvisa ainda não avaliou o impacto da nova proposta. A ideia é ter um estudo até em até 40 dias. 
   Outro temor é que o processo sofra atrasos e seja questionado pelas empresas antes de entrar em vigor. 
   A Abifumo, que representou a indústria, disse em nota que é de amplo conhecimento que fumar envolve riscos à saúde e que cumpre com o estabelecido pela política governamental de exigir advertências sanitárias e com as mensagens apropriadas. 
   A associação diz que aguarda a consulta pública para se manifestar sobre a proposta. 

   ALERTA NO CIGARRO 

   Anvisa lança proposta com advertência “direta” ao fumante sobre efeitos do cigarro

1- O QUE DIZ A LEI
Onde deve ficar as advertências nas embalagens de cigarro. 

2- COMO É HOJE
Alerta sobre malefícios do cigarro na parte de trás da embalagem apresenta conceitos como “sofrimento, infarto, perigo, horror produto tóxico e morte”, seguido de imagem que retrata o problema e frase de advertência do Ministério da Saúde sobre cada situação.

3- COMO PODE FICAR
Em vez dos conceitos, alerta passaria a usar linguagem direta, como “Você afasta”, você morre”, “Você tem câncer”. “Você brocha”. Seguido de explicação e advertência do Ministério da Saúde sobre cada situação.

Segundo a Anvisa, a proposta que irá para a saúde pública deve conter imagens em preto, branco e cinza, com algumas letras em vermelho na parte inferior às imagens. 

4. OUTRAS MUDANÇAS
Advertência na parte da frente da embalagem, hoje em fundo preto, passaria a ter fundo amarelo, visando ganhar maior destaque. 

Mensagem de proibição de venda a menor de 18 anos passaria a estar em fundo vermelho (hoje, é na cor preta).

Fonte: Anvisa, IBGE, (dados da Pesquisa Nacional da Saúde). (NATÁLIA CANCIAN – DE BRASÍLIA, página B7, FOLHA SAÚDE + CIÊNCIA, sexta-feira, 21 de abril de 2017, publicação do jornal FOLHA DE S.PAULO).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares