domingo, 30 de abril de 2017

MIL DIAS DECISIVOS

   Pediatra e noeonatologista detalha importância de cuidados adequados ao bebê na gestação e nos dois primeiros anos de vida, assunto que será tema da Semana de Conscientização no Paraná

   A segunda semana do mês de maio no Paraná passará a ser dedicada à conscientização sobre os primeiros mil dias do bebê. Esse mês, o governador Beto Richa aprovou a Lei 18.985, que institui a Semana de Conscientização do Programa 1.000 Dias para as mães paranaenses. A lei foi proposta pela deputada Claudia Pereira (PSC) e a sugestão é que, durante essa semana, o Poder Executivo realize ações de conscientização relacionadas ao tema, por meio de audiências públicas, seminários, palestras, simpósios, convênios, acordos e outras iniciativas com o apoio de entidades. 
   Os primeiros mil dias compreendem o período da gestação e dos primeiros dois anos do bebê. Segundo Gislayne Nieto, chefe da UTI Neonatal do Hospital Santa Brígida, professora de Medicina nas Faculdades Pequeno Príncipe e mestranda em Educação nas Ciências da Saúde, fatores como nutrição e estresse afetam o desenvolvimento da criança desde que ela está no útero. Os efeitos da falta de cuidado ao bebê nesse intervalo pode até mesmo chegar à vida adulta e às futuras gerações do indivíduo na forma de doenças crônicas como hipertensão arterial e diabetes tipo 2. 
   Em janeiro desse ano, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) lançou uma campanha - =PrimeirosMomentosImportam – para aumentar a conscidentização sobre a importância dos primeiros mil dias de vida de uma criança. Segundo a entidade, nesse período, as células cerebrais podem fazer até mil novas conexões a cada segundo, que contribuem para as funções motoras e para o aprendizado e estabelecem os alicerces para um indivíduo saudável e feliz. A falta de cuidado ao bebê nesse intervalo – que inclui nutrientes adequados , estímulo, amor e proteção contra o estresse e a violência – podem prejudicar o desenvolvimento dessas conexões. 
   A revista médica The Lancet estima que 250 milhões de crianças em países em desenvolvimento correm o risco de não se desenvolverem devido à pobreza e a atrasos em seu crescimento. Em entrevista à FOLHA, Gislayne Nieto falou sobre a importância dos primeiros mil dias de vida do bebê, os fatores que influenciam o seu desenvolvimento nesse intervalo e as medidas que se fazem necessárias para a formação de crianças e adultos mais saudáveis e felizes desde o útero. 

   Qual a importância dos primeiros mil dias para o bebê?
   Os primeiros mil dias compreendem o período desde a gestação, os nove meses da gestação e os dois primeiros anos completos da criança. Se somar tudo, vão dar mil dias. Esse período é muito importante porque estudos comprovam que já intraútero há transformações que podem afetar tanto a criança quanto o adulto que ela vai se tornar. Então, com o acompanhamento desde o intraútero e depois o acompanhamento do bebê até os três primeiros anos, a gente vai ter condições de ter um melhor desenvolvimento do indivíduo como um todo.

   Que fatores contribuem para a formação da criança e do adulto nesse período?
   Fatores que começam já no intraútero como a nutrição, o estresse intrauterino, o estresse materno, problemas que possam afetar essa gestação. Porque isso vem de estudos já desde a época de 1990. Os bebê que sofriam intraútero poderiam ter problemas de doença crônica posterior. Então, (os cuidados) começam no intraútero, com a prevenção desse estresse, e vão até o período de depois do nascimento, com o estímulo ao neurodesenvolvimento adequado dessa criança. Após os dois anos, deve ser feito o acompanhamento da criança tanto no seu desenvolvimento, crescimento, quanto em seu neurodesenvolvimento – tudo que seja feito na parte educativa pelos pais que possa transformar essa criança com uma criança com muito mais neurônios, muito mais experiências e muito mais feliz. 

   A saúde da mãe também influencia?
   Também influencia. É preciso saber que bebês podem ter restrição de crescimento por vários fatores, às vezes o uso de drogas, o tabagismo, que vão afetar o desenvolvimento intrauterino. A mãe tem que ser orientada para haver o desenvolvimento posterior adequado dessa criança. Porque já a partir do intraútero a criança é modificada. Alterações não de gene, mas alterações que podem depois causar doenças nos adultos e nas posteriores gerações dessa criança. 

   Quais as consequências do tratamento inadequado de um bebê nesses primeiros mil dias?
   Se a criança não receber estímulos adequados, sofrer período de estresse, período de não cuidado, ela pode se tornar uma criança com desenvolvimento intelectual prejudicado. Crianças que passaram por abusos ou traumas podem se tornar adultos abusivos. 

   Quais as doenças que podem aparecer na fase adulta?
   Síndrome metabólica, aumento de taxa de colesterol, hipertensão arterial, diabetes tipo 2. Todas essas são doenças crônicas que são evitáveis desde o intraútero.

   E como o Brasil é dado o tratamento ao bebê nesse período?
   Eu acho a parte governamental, que está fazendo uma conscientização a respeito da importância dos mil dias, muito favorável. O Brasil já tem várias campanhas nesse sentido, estamos fazendo o alerta tanto no sentido governamental quanto à população para conhecimento dessa importância, também na saúde para a gente tentar disponibilizar cada vez mais centros especializados de atendimento à criança desde o intraútero até ela completar pelo menos dois anos. 

   De quem, enfim, é o papel de cuidar da criança nesse período?
   Acho que vai ser um conjunto, porque a parte governamental vai ser importante para dar apoio à equipe multidisciplinar de saúde para orientar a mãe, e ela ter condições de saber a melhor maneira de cuidar e estimular a criança para termos cada vez indivíduos mais saudáveis. Os pais, cuidadores, familiares e até os educadores também têm papel muito importante no desenvolvimento e estímulo neurológico dessas crianças. 

   Que medidas se fazem necessárias?
   A gente tem que ter apoio da parte governamental no sentido de treinamento da equipe multidisciplinar da saúde para ofertar o atendimento adequado tanto da gestante quanto da criança. Acompanhamento pré-natal da gestante, atendimento de puericultura – o atendimento básico da criança desde o nascer pelo especialista, que a gente preconiza que seja o pediatra – com olhar também de neurodesenvolvimento , de desenvolvimento integral da criança. O olhar da puericultura para promover a saúde e não só o olhar que às vezes é dado só pela pediatria, em que só se cuida da doença. A gente tem que retomar o cuidado da puericultura, de tratar o bebê para ter saúde. 

   O que nos outros países é feito a respeito disso?
   Cada vez mais nos países desenvolvidos profissionais de saúde e familiares estão sendo envolvidos no cuidado da criaça. Porque se você cuidar bem do indivíduo já dentro do útero e cuidar das crianças nesses dois primeiros anos de vida, vai ter menos doença, maior atenção na escola, menos criminalidade, mais pessoas sem problemas emocionais. Isso é muito bom tanto do ponto de vista econômico quanto para o desenvolvimento do país. (MIE FRANCINE CHIBA – Reportagem Local, página 3, FOLHA ENTREVISTA, DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA, 29 e 30 de abril de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares