terça-feira, 5 de abril de 2016

REGÊNCIA VERBAL: ERROS COMUNS


   Hoje vamos retomar o tema da semana passada, regência verbal, mas de uma maneira mais prática. Você já aprendeu toda parte teórica, da classificação dos verbos de acordo com sua transitividade. Agora, vamos tratar de alguns errinhos comuns com relação a esse assunto, algumas pequenas confusões que quase todo mundo comete de vez em quanto e que, por isso mesmo, são frequentemente cobradas em vestibulares e concursos. 

IR E CHEGAR – são dois verbos intransitivos ( que não precisam de um objeto), mas pedem uma circunstância de lugar. Até aí tudo bem, mas o detalhe é que esse lugar deve ser precedido, preferencialmente, pela preposição A ( “foi a Curitiba”, “chegou a São Paulo”). Outra preposições podem ser usadas como PARA ( “estamos indo para Cambé”) ou ATÉ “chegou até a esquina e parou”), mas nunca EM, como muita gente fala (“fui na escola”, “cheguei no hospital”) – lembrando que NA e NO são contrações da preposição EM com o artigo O e A. Você pode até usar EM, mas para indicar outras circunstâncias, como tempo ( “chegamos na hora”, ou meio, (“iremos no voo da manhã”), mas não para lugares. 

PREFERIR – O mais comum é ouvir que alguém prefere uma coisa DO QUE outra, quando o correto seria usar a preposição A (“ prefiro pizza a lasanha”, “ela preferiu ficar em casa a sair”).

AGRADECER, PERDOAR e PAGAR – Esses são fáceis: você agradece, perdoa ou paga algo A alguém. Por exemplo, se alguém tem uma dívida em um restaurante e resolve quitá-la, não pode dizer que “pagou o restaurante”, pois na verdade pagou a dívida ou a conta AO restaurante. A mesma coisa com os outros dois verbos (“o padre perdoou aos fiéis”, “ agradecemos a todos os clientes”). 

INFORMAR, AVISAR e COMUNICAR – Três verbos que admitem duas construções, você pode informar algo A alguém ou então informar alguém DE algo. Idem para os outros verbos ( “o professor informou a data da prova aos alunos” ou “o professor avisou os alunos da data da prova”, “comunicamos o ocorrido à família” ou “comunicamos a família do ocorrido”.

OBEDECER e DESOBEDECER – Ambo s são transitivos indiretos e exigem a preposição A. Então, o correto é dizer que você obedece A algo ou alguém (“ obedecemos ao código de trânsito”, “nunca desobedeça ao seu pai”). 

ASSISTIR – Esse pode confundir, porque tem dois significados. Como transitivo direto, sem preposição, significa “dar assistência, ajudar”. Já como transitivo indireto, com a preposição A, quer dizer “ver, testemunhar acompanhar”. Então, se você vê o jogo de futebol do LEC, pela TV, você está assistindo ao jogo”. Quem “assiste o jogo” é quem está dando assistência para que ele aconteça, como os bandeirinhas, gandulas, etc. E assim por diante (“assisti a um episódio de minha série favorita”, “não assistimos à novela ontem”). Existe ainda um terceiro significado para assistir, como intransitivo, que é o de morar ou residir em algum lugar (“eu assisto em Londrina atualmente), mas é bem pouco utilizado hoje em dia. 

VERBOS “TANTO FAZ”

Existem alguns verbos que admitem o uso com ou sem preposição, sem que isso altere seu sentido. Nesse caso, a oção é de quem fala ou escreve. Alguns exemplos: ATENDER (atendemos o cliente ou ao cliente”), SATISFAZER (“isso satisfaz minha necessidade ou a minha necessidade”), RENUNCIAR (“ renunciou o cargo ou ao cargo “).
Se ainda assim tiver alguma dúvida, consulte um bom dicionário. Ou então, se preferir, mande para nosso e-mail. Até a próxima terça! (FLAVIANO LOPES – PROFESSOR DE PORTUGUÊS E ESPANHOL). Encaminhe as suas dúvidas e sugestões para bemdito14gmail.com página 5, caderno FOLHA 2, terça-feira, 5 de abril de 2016).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares