sexta-feira, 21 de abril de 2017

DIFERENTES PLANTAS CARNÍVORAS USAM MESMA ARMA CONTRA ALVOS


   Apesar de distâncias biológicas e geográficas, quatro espécies adaptaram genes associados a resposta ao estresse para digerir insetos

   Não existem muitas plantas carnívoras; estima-se que só 0,2% das espécies que dão flores, sejam comedoras de carne, isto é, de insetos. Elas estão disseminadas em quase todos os continentes – a fria Antártida é a exceção de praxe- e, usam métodos variados para capturar suas presas. 
   Mas uma pesquisa com material genético de quatro espécies representativas revelou uma surpresa: elas usam praticamente o mesmo arsenal bioquímico para digerir suas vítimas. 
   Apesar da distância – biológica e geográfica -, quatro plantas carnívoras adaptaram os genes associados a respostas ao estresse em outras plantas para produzir as proteínas do suco digestivo que consome suas presas. 
   “Isso sugere que há apenas caminhos limitados para se tornar uma planta carnívora”, diz o biólogo Victor A. Albert, da Universidade de Buffalo (EUA). “Essas plantas têm um kit de ferramentas genéticas e estão tentando chegar a uma resposta para o problema de como se tornar carnívoras. No fim, todas vieram com a mesma solução”.
   “A pesquisa, feita por uma equipe de 33 cientistas de sete países, com destaque para japão, China e EUA, foi publicada na revista científica “Nature Ecology & Evolution”.
   O estudo envolveu sequenciar o material genético planta-de-jar-australiana, nome científico Cephalotus foolicularis. Ela foi escolhida porque produz tanto folhas carnívoras que formam recipientes (os “jarros”) contendo os fluidos que digerem suas presas, e folhas não carnívoras. Isso permite compará-las para ver como a carnívora se desenvolve. 
   A comparação foi feita com outras plantas carnívoras: a orvalho-do-Sol australiana de Queensland (Drosera adelae); uma planta-de-jarro endêmica filipina (Nepenthes alata); e a planta-de-jarro roxa , nativa dos EUA e Canadá (Sarracenia purpúrea).
   Os pesquisadores fizeram uma amostra do “coquetel digestivo” das plantas e identificar 35 proteínas. 
   Muitas delas estão relacionadas com as que outras plantas com flores usam para afastar agentes causadores do doenças. É o caso de enzimas que quebram um polímero chamado quitina como uma defesa contra fungos, que fazem suas paredes celulares com esse conjunto químico. Mas a equipe suspeita que as plantas carnívoras neutralizam a enzima para digerir exoesqueletos de insetos, também feitos de quitina. 
   Uma planta carnívora deve apresentar quatro traços: atração, captura, digestão e absorção da presa. “No entanto, com base na teoria evolutiva, cada componente deve evoluir um a um de acordo com a acumulação de mutações, disse á Folha um dos autores do estudo ,Mitsuyasu Hasebe, do Instituto em Okazaki. 
   Isso significa também que pode haver mais plantas do tipo do que se imagina. Por exemplo, demorou para o gênero Philcoxia, nativo do cerrado brasileiro ser incluído entre as plantas carnívoras. Um estudo prévio foi inconclusivo. Outro publicado em 2012, incluindo autores brasileiros, mostrou que essas plantas comem vermes debaixo do solo capturando-os com folhas adesivas. (RICARDO BONALUME NETO - DE SÃO PAULO, página B4, CIÊNCIA + SAÚDE, segunda-feira, 17 de abril de 2017, publicação do jornal FOLHA DE SÃO PAULO).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares