quinta-feira, 6 de abril de 2017

A ESCOLA E OS PROJETOS DE LEI NA CÂMARA DE LONDRINA


   Estão em tramitação na Câmara Municipal de Londrina dois projetos de lei (PLs) que, se aprovados terão repercussão sobre a escola e o trabalho dos professores. O PL 145/2013 visa instituir o Dia do Nascituro (8 de outubro). As comemorações envolveriam palestras nas escolas com base na posição pró-vida, que defenda a vida do feto, mormente assumida pelas religiões e cujos adeptos são contra o direito de escolha da mulher, muitas vezes, incluindo situações como o estupro e a anencefalia.
   O Ministério Público e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) manifestaram-se contra, por considerarem esse PL inconstitucional. É ilógico defender o nascituro (feto) num país com 7,7 milhões de milhões de crianças sem creche. O tema pode e deve, sim, ser discutido nas escolas, mas sem doutrinação, mostrando aos alunos a posição de várias religiões e a posição pró-escolha, que defende o direito de escolha e decisão da mulher e pauta-se nos direitos reprodutivos e no aborto como questão de saúde pública. É uma oportunidade para se conversar com os alunos sobre a responsabilidade na prevenção da gravidez, que deve ser de ambos os sexos. 
   O segundo projeto o PL 98/2016, que já passou por uma aprovação na Câmara e está temporariamente suspenso, apresenta impedimentos para que a educação sexual aconteça nas escolas, impõe multas e restrições aos professores, como por exemplo mostrar aos pais o livro didático que será utilizado, com vistas a obter a aprovação deles. Professores têm a capacidade para desenvolver o trabalho com seriedade e consideração pelos valores morais, que também são da família.
   Livros didáticos sérios e livros de educação sexual contém ilustrações didáticas e não pornografias. Mostrar para a criança e adolescente, num desses livros, a imagem dos órgãos sexuais (o que o PL proíbe) faz parte do processo de ajudá-los a ver o corpo e a sexualidade com naturalidade, sem tabus e sem bloqueios emocionais. A escola consciente não vai interferir dizendo o que é certo ou errado em termos de normas, regras, para a vivência sexual, mas precisa ensinar as normas de segurança para a saúde sexual e ajudar garotas e garotos a pensar e conhecer para decidir com liberdade e responsabilidade sobre sua vida sexual, no tempo certo. 
   Se as pessoas estão preocupadas com o nascituro, é preciso investir em educação sexual na escola, para diminuir o alto número de gravidez não planejadas e as mortes de mulheres por aborto inseguro. A criança que conhece o que é sexo está mais preparada para não ser vítima de abuso sexual. Falar sobre sexo faz com que as crianças compreendam que é coisa de adulto, que exige responsabilidade e seriedade, e, como mostram os estudos, essas iniciam-se sexualmente mais tarde do que as que não têm quem converse com elas. A família pode e deve trabalhar com seus filhos o assunto, expondo seus posicionamentos e, se a relação pais e filhos é calcada no amor e respeito e na capacidade de ouvir, de dialogar, ela não tem o que temer. Mas a escola não pode omitir-se de sua responsabilidade de ajudar os jovens a pensar, com criticidade, o mundo, as relações sociais, afetivas e sexuais. 
   O abuso sexual de crianças e adolescentes, que cresce dia após dia, o aumento assustador de violência sexual e das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), com destaque para sífilis e aids, e o alto número de casos de gravidez na adolescência requerem que família e escola unam suas forças, ao invés de rivalizarem. Senhores legisladores e religiosos, não fragilizem a interação família-escola, pois ela é muito importante para o êxito da educação das crianças e dos jovens. Deixem os professores trabalhar com autonomia; grande parte deles sabe o que faz e por que faz. (MARLY NEIDE DAMICO FIGUEIRÓ, doutora em Educação e psicóloga em Cambé, página 2, coluna ESPAÇO ABERTO, quarta-feira, 5 de abril de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares