domingo, 18 de junho de 2017

UMA GATA NA MUDANÇA


   Se encontrarem uma gatinha de olho amarelo que usa escadas de armar como mirante, saibam que é minha



   Na última quarta-feira, Tatoo me fez reviver histórias sem script ao desaparecer do apartamento no sexto andar. Ao chegar do trabalho não a vi perambulando pela sala, atrás dos meus sapatos, miando para chamar a atenção. Por causa do frio, pensei que estivesse dormindo num armário, até que desci para lanchar com meu filho e Seu Augusto, nosso porteiro camarada, perguntou: 
   - Você tem um “gato” rajado?
   Disse que sim.
   - “Ele” tem olho amarelo?
   Com essa pergunta já percebi que o “gato” em questão era a Tatoo, de olho dourado como um raio de sol e pelos de três cores onde se misturam o preto, o bege e o branco em listas inusitadas. 
   Então ele me contou que a gata havia descido para o quarto andar pelas escadas e entrado no sofá de uma família que estava se mudando. Oculta no recheio do estofado, desembarcou na portaria onde ninguém tinha explicação para aquela gata no meio da mudança. 
   Seu Ângelo a prendeu enquanto procurava o dono, de modo que outros vizinhos ficaram sabendo do caso. Até que também cheguei e pude compreender o périplo da bichana. 
   “Ela estava no apartamento do meu pai e entrou no sofá – disse uma vizinha – mas só a vimos quando chegou aqui embaixo”. Outra,  com um bebê no colo, testemunhava: “Miou bastante nas escadas, depois sumiu.”
   Enquanto meu filho identificava a fujona num salinha próxima à portaria – que bem poderia ser uma delegacia de polícia – percebi que a gata tinha virado notícia naquele dia frio em que sua aventura serviu para esquentar as conversas no condomínio. 
   Alguns já conhecem a bichana. É do tipo de sobe nos móveis e, como um suricato apoiado nas patas traseiras, espiona a vizinha do apartamento em frente enquanto ela passa o café. Já cheguei a pedir desculpas pela indiscrição de uma gata que não tem o menor pudor de acompanhar o que se passa na vizinhança como se fosse a extensão de sua própria casa. Até por isso, em cômodos sem cortinas, ela observa quem cozinha ou passa roupas com a curiosidade própria da espécie. Meu filho tem uma explicação para tanta vivacidade, acredita que animais reclusos desenvolve uma inteligência que os faz investigar minuciosamente tudo que se passa ao redor. 
   Tatoo já ganhou uma escada que lhe serve de mirante, um desses modelos simples que a gente usa para pegar roupas no armário serve de apoio para que veja os passarinhos no Bosque ou acompanhe a trajetória de insetos que passam pelo sexto andar. Com os vidros fechados, já que algumas janelas não têm telas, ela observa a vida com a curiosidade de um cientista que busca novas informações em seu pequeno mundo.
   Através da janela vê a lua e a chuva, toma sol e me acorda todas as manhãs, como um despertador biológico, puxando meus cabelos quando o dia começa a clarear. Gosta de companhias acordadas, para meu desespero nos feriados quando poderia dormir um pouco mais, o que não consigo por ter uma gata madrugadora. 
   Como deu de explorar outros andares, só espero que não pegue mais caronas em mudanças. A última coisa que desejo é que minha gata, longe da guarda angelical de Seu Ângelo, passe despercebida pela portaria, rumando para um local ignorado. 
   Em todo caso, se encontrarem por aí uma gatinha de listas exóticas, de olho amarelo e que sabe usar escadas de armar como um mirante, saibam que é minha e, por favor, a devolvam no edifício bem em frente ao Bosque. Só não estranhe se ela usar também o GPS para indicar onde mora. (FONTE: Crônica de CÉLIA MUSILLI, celia.musilli@gmail.com caderno FOLHA 2, página 2,  coluna CÉLIA MUSILLI, 17 e 18 de junho de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA)
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares