terça-feira, 13 de junho de 2017

EDUCAÇÃO EMOCIONAL NA SALA DE AULA

Cibely Pacífico, psicóloga: "A criança deve aprender a identificar as emoções para saber lidar com elas

   Base nacional Comum Curricular prevê o ensino socioemocional na educação básica, objetivo é as crianças aprenderem a lidar melhor com o que sentem
   Qual é o papel da escola? Esse é um questionamento de partida entre especialistas das áreas de Educação, Psicologia e Neurociência em discussões a respeito da forma humana integral. 
   Esse movimento tem sido impulsionado especialmente pela terceira visão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que está em análise pelo CNE (Conselho Nacional de Educação) e deve ser homologada pelo MEC (Ministério da Educação) até o final do ano. 
   O documento é um “conjunto de atividades essenciais a que todos os alunos tê direito na educação básica, orientando a elaboração dos currículos e propostas pedagógicas das escolas públicas e privadas e também, políticas para formação de professores, produção de material didático e avaliação”.
   Nele, o desenvolvimento de competências socioemocionais, como empatia, cooperação e resiliência, ganha força desde a primeira etapa da Educação Básica (educação infantil). A BNCC estabelece cinco campos de experiências para as crianças aprenderem a desenvolver, sendo um deles o autoconhecimento. 
   A criança pode não ter o verbal tão desenvolvido ainda, mas ela vê e explora o mundo e por isso, deve aprender a identificar as emoções para saber lidar com elas. É importante que esse conhecimento seja despertado o quanto antes”, afirma a psicóloga em Londrina, Cibely Pacífico. 
   Especialista em Neuropsicologia, ela defende que o papel da escola é desenvolver pessoas e que para isso é preciso envolver a aprendizagem emocional. “É uma tendência”, completa. 
   O gerente de habilidades socioemocionais da Eleva Educação, Caio Lo Bianco, comenta que o desejo por uma sociedade com mais compaixão, empatia, com pessoas que saibam trabalhar em equipe e que tenham senso de cidadania, depende de um trabalho intencional nas escolas. 
   “Todas as escolas vão dizer que trabalham colaboração, empatia, perseverança, mas a questão é que esse trabalho é muito mais intuitivo que intencional. Acho que a presença dessas habilidades socioemocionais na Base é legal porque vai chamar atenção das escolas. Ela vem com esse papel fundamental”, observa. 
   Formado em economia e arte-educação, Lo Bianco reforça que muitas pessoas enxergam o trabalho socioemocional como independente do cognitivo, das disciplinas tradicionais. 
   “O trabalho socioemocional influencia diretamente no aprendizado por exemplo, de matemática e português. A solução então, nem sempre está nas aulas de reforço, mas no cuidado de questões emocionais”, aponta.

   EXPRESSÃO 
Tonia Casarim escreveu o livro "Tenho Monstros na Barriga" que acabou sendo ferramenta para professores trabalharem as emoções com os alunos
   
 Segundo Lo Bianco, se a criança não souber identificar e lidar com as emoções a consequência poderá ser um comportamento impulsivo. “Ela vai acabar muitas vezes brigando, chutando, britando”, comenta. 
   Pensando nesse processo de identificação dos sentimentos, a consultora em educação, Tonia Casarim, escreveu o livro “ Tenho Monstros na Barriga”, que se tornou uma ferramenta para as crianças, pais e professores. 
   “O livro surgiu durante meu mestrado em Educação, em Nova York. Percebi que para chegar nas crianças é preciso também educar os pais e professores, que não sabem como fazer isso, porque não receberam essa educação”, comenta. 
   A obra conta a história do Marcelo, um menino que sente coisas na barriga. Ele não sabe o motivo, mas vai contando quando é que esses “monstros” aparecem. Em cada monstrinho contado pela personagem, a criança é convidada a dizer como acontece com ela. 
   “Isso ajuda a criança a expressar o monstrinho dela, a identificar as expressões faciais e corporais daquela emoção, seja nela mesma ou nas outras pessoas. O livro ajuda a criar um ambiente seguro para ela poder expressar suas emoções”, aponta. 

   DO CANTINHO DAS EMOÇÕES AOS SERIADOS 
Caio Lo Bianco: "A presença dessas habilidades socioemocionais na Base Curricular vai chamar a atenção das escolas
   A autora do livro “Tenho Monstros na Barriga”, Tonia Casarim, lembra que os professores não tiveram uma educação socioemocional do ensino infantil ao terceiro ano do fundamental. “Criamos um ambiente onde todas as emoções são aceitas, trabalhando com a de que podemos escolher o que fazer com esse sentimento, pois é impossível evitá-los e controla-los”, conta. 
   Para o trabalho de alfabetização emocional, o material traz o lobinho Tomás como personagem principal. Já para os alunos do ensino fundamental II a instituição criou dois seriados, com duas temporadas cada, para desenvolver habilidades de colaboração, comunicação, criatividade, pensamento crítico, proatividade e perseverança. 
   “Cada episódio abre uma aula. Então, ao invés do professor ficar na teoria, o acontecimento com os personagens são levados à discussão. Os alunos ficam mais engajados, pois precisam ser atingidos de forma diversificada”, explica. (M.O. (FONTE: MICAELA ORIKASA – Reportagem Local, FOLHA CIDADANIA, terça-feira, 13 de junho de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

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Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
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Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

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