quinta-feira, 22 de junho de 2017

QUE TAL ORGANIZAR SEU COMPUTADOR?

Thiago de Campos, analista de TI da UTFPR: "O que você usa com mais frequência ,deixe mais perto e o que tem menos utilidade pode ficar mais longe. Isto vale para arquivo, links"

   Analista de Tecnologia da Informação dá dicas para sobrevivermos ao caos em nossos dispositivos o na internet

   Vivemos tempos líquidos e quase tudo é volátil, feito para não durar, inclusive as informações, que sucumbem à novidade do próximo segundo. Todo esse conteúdo disponível no mundo caberia em um yottabyte, unidade de medida da informática. Contudo, pensando mais domesticamente, o que podemos fazer para armazenar tanta informação que produzimos ou recebemos? E ainda, como organizar tudo isso em dispositivos ou no computador? 
   Armazenar informação é a necessidade dos nossos tempos, que o filósofo Zygmunt Bauman conceituou como “modernidade líquida” pela incapacidade de manter a forma e em constante mudança.
   Se você tivesse um yottabyte, os seus problemas para guardar informação teriam acabado. Porém, não é preciso tanto assim para ser feliz. Basta organização. 
   “Hoje a gente produz muita informação. É só estar com celular ligado para produzir dados sobre sua localização, temperatura ambiente, por exemplo. Ao usar o aparelho, faz acessos a sites, o telefone irá recorrer às palavras que você mais escreve. Sem perceber, você produz muita cosa”, explica Thiago Prado de Campos, analista de Tecnologia da Informação (TI) da Universal Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
   Neste mundo movido a bytes, Thiago diz que é preciso manter a organização para garantir a qualidade da informação nos celular, computadores e redes sociais, que são os ambientes em que, atualmente, os brasileiros passam mais tempo. 

   NÃO LEMBRA PARA QUEM ENVIOU?

   “Você produz informações e conteúdos, e a falta de organização faz com que não se lembre para que ou para quem enviou determinado dado. Curte links e não consegue mais achar aquilo. Neste sentido é preciso haver organização”, orienta o analista.
   Thiago afirma que a ordenação dependerá da estrutura de pensamento de cada pessoa. O que é organizado para alguém pode não ter significado para outro usuário. Para facilitar a compreensão, o analista faz a analogia com a imagem de uma mesa de trabalho. 
   Cada um tem uma maneira de organizar os objetos, sendo os que preferem ter à mão os que mais usam. Colocar na área de trabalho os documentos que mais utiliza é uma maneira eficiente de organizar. Seria o mesmo que deixá-los ao alcance dos dedos sobre uma mesa. 

   PASTAS NAS ÁREAS DE TRABALHO 

   “Uma sugestão é criar pastas na própria área de trabalho com temas, o que ajuda a encontrar os documentos facilmente. Os conteúdos que ainda não têm destinação podemos colocar em uma pasta com o nome “organizar” para, depois, realocarmos. A maneira de organizar também dependerá do seu dia a dia”, afirma. 
   Em tecnologia também vale o senso de autodisciplina do 5S. O conceito é baseado em cinco palavras japonesas (seiri, seiton, seiso, seiketsu e Shitsuke), que orientam a observar, avaliar e tomar decisões adequadas). 
   “O que você usa com mais frequência, deixe mais perto e o que tem menos utilidade pode ficar mais longe. Isto vale para arquivos, links. Eu, por exemplo, não costumo deixar a pasta de fotos na área de trabalho, porque não acesso todo dia. Também procuro organizar as fotografias por data e assunto, o que facilita a busca”, afirma. 
   Thiago alerta que ao organizar os arquivos é importante não deixá-lo em um único dispositivo, recorrendo a computação em nuvem, o que significa salvar, acessar arquivos e executar tarefas pela internet, uma mão na roda também de organização. 

   ONDRIVE e GOOGLEDRIVE

   O OnDrive, por exemplo, é capaz de identificar temas nas imagens e indexar os dados. Se você quiser pesquisar por nomes, como “Londrina”, irá relacionar todas as fotos salvas que contiverem a palavra. O GoogleDrive identifica pessoas nas fotografias. 
   “Muitos profissionais usam a internet para aprender, pesquisar e encontram dificuldades para encontrar os sites, que visitou. Normalmente salvam nos favoritos. No Google Chrone é possível acessar em pastas que podem ser acessadas de qualquer computador. Outra ferramenta que recomendo é o Diigo, que é um aplicativo de salvamento de conteúdo, como imagens e textos na web, podendo ser usado em qualquer computador ou celular. Já o Evernote é versátil para registrar textos, anotações, imagens, vídeos e áudios. Para quem faz pesquisa científica e precisa organizar as informações, a sugestão também é o Mendeley, um gerenciador de referência e rede social acadêmica”, conta. 
   Por fim, para fechar esta ajuda na organização do computador, Thiago o DupeGuru, um programa que encontra arquivos duplicados no sistema. 
   “É bom utilizá-los de tempos em tempos para eliminar arquivos em duplicidade. Todas essas ferramentas são gratuitas”, conclui. (FRANCISMAR LEMES – Especial para a FOLHA, página 4, FOLHA MAIS, 17 e 18 de junho de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares