sexta-feira, 2 de junho de 2017

LICOR TÃO INEBRIANTE QUANTO O AMOR


   Bebida milenar marcada pela versatilidade, o licor ganha receitas inusitadas e irresistíveis

   Com a origem milenar cercada de mistérios, o licor tem mantida sua área de sedução ao longo do tempo. A saborosa bebida que já foi associada a rituais de feitiçaria e ganhou fama de liberar efeitos afrodisíacos é marcada pela versatilidade podendo ser preparada com uma  lista infinita e irresistível de ingredientes. Frutas, grãos, pimentas, raízes, cachaça e outras especiarias são utilizadas como matéria-prima de inebriantes receitas. 
   Laranja com café, limão, tangerina, café com canela, damasco, anis, amora, pimenta, gengibre e chá de cidreira entre os sabores de licor preparados pela jornalista Iara Rossini Lessa. “Acho que todo mundo tem uma ligação afetiva com o licor. Para mim é uma coisa de infância, minha mãe sempre fazia. Eu nunca havia feito um licor, até que no ano passado ganhei uma quantidade enorme de jabuticaba e acabei me lembrando dos licores que ela preparava. Então revolvi me aventurar neste universo misterioso do licor”, conta. 
   A receita preparada por Iara fez tanto sucesso entre os amigos que acabou motivando a jornalista a investir em outros sabores. “O preparo do licor exige muita paciência e dedicação. Primeiro é necessário deixar a fruta ou outros ingredientes curtindo na cachaça por cerca de um mês. Durante esse período, essa mistura tem que ser mexida pelo menos três vezes por dia. Somente depois disso é que a receita é levada ao fogo onde é acrescentado o açúcar e a água. É como se o licor fosse um ser vivo. Gostei tanto da experiência que acabei criando várias receitas inusitadas”, relata. 
    A lista de licores preparados por ela já conta com 16 sabores, “É interessante porque a mesma receita pode ter sabor diferente conforme a safra da fruta utilizada. O que deixa qualquer licor irresistível é encontrar o ponto de calda perfeito, além de aroma e texturas ideais, sem deixar resíduos no fundo do recipiente onde a bebida é armazenada. Nas minha receitas, costumo utilizar mais ou menos 600 gramas de açúcar para um litro de cachaça e a mesma medida de água. O ponto exato da calda é encontrado quando caírem apenas quatro gostas da colher usada no preparo. Já os resíduos no fundo do vidro são evitados filtrando , coando ou peneirando a bebida”, revela Iara. 
   O prazo de validade de um licor caseiro, segundo ela, pode chegar a 15 anos. “A tendência é que o sabor do ingrediente usado no preparo fique mais acentuado com o passar do tempo”, diz. Quanto ao consumo, Iara ressalta que alguns sabores podem ser consumidos antes e outros após as refeições. “Os licores cítricos vão bem tanto antes quanto depois das refeições. Já os mais encorpados são excelentes para serem apreciados junto com a sobremesa. Os licores também têm servido de matéria-prima para o preparo de diversos drinks”, comenta. A jornalista mantém uma página com seu nome no Facebook onde interessados podem fazer encomendas dos licores preparados por ela. (MARCOS ROMAN – Reportagem Local. 

   FÓRMULAS SECRETAS

   O licor é uma bebida alcoólica açucarada e aromatizada com vários tipos de essência. Por terem óleos essenciais em sua composição e ajudarem na digestão, os licores são geralmente tomados após as refeições. 
   A origem dos licores está relacionada, na maioria das vezes, a lendas de amor, bruxaria e mágica. Sua fabricação é uma arte e vem sendo desenvolvida e aprimorada ao longo dos tempos. Consiste em uma bebida alcoólica de sabores diversos agradáveis. Na antiguidade, conventos tinham licores próprios considerados fórmulas secretas, cada qual com uma filosofia, história, aventura. 
O licor já foi considerado uma panaceia: remédio para todos os males
   Os primeiros licores eram constituídos de álcool açucarado com limão, rosa e flor de laranjeira. Um fator interessante é que, em alguns casos, pepitas de ouro eram adicionadas às misturas. A essa mistura era dada o nome panaceia, representando um remédio para todos os males. Aos poucos, a produção do licor foi se refinando. Isso ocorreu principalmente por intermédio dos italianos. O consumo maior da bebida foi após uma visita de Catarina de Medicis à Itália . Esta rainha levou várias receitas para a França. Da mesma forma, o rei Luís XIV era um grande apreciador de licores. (* Fonte: cpt.com.br caderno FOLHA 2, página 3,
COZINHA & SABOR, sexta-feira, 2 de junho de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares