quarta-feira, 28 de junho de 2017

ESCOLA SOLIDÁRIA

 Numa das ações mais recentes, alunos do 5º ano arrecadaram agasalhos para a Casa do Bom Samaritano: engajados, eles já planejam mais atividades solidárias

   Alunos da Escola Municipal da Vila Brasil dão uma lição de ajuda ao próximo: educação de valores e contextualizada com as aulas 

   A matemática se faz presente na contagem dos pontos do tricô e a solidariedade, no produto final, uma série de cachecóis que foram doados às crianças do Hospital do Câncer de Londrina. 
   Essa é uma das ideias que a professora Cristiane Tesche da Trindade Vilas Boas
Cristiane da Trindade Vilas Boas, rofessora: estímulo às ações solidárias contextualizadas com o conteúdo das aulas de Português e Matemática
vem desenvolvendo com os alunos do 5º ano da Escola Municipal da Vila Brasil, pensando em agregar conhecimento com a educação de valores. 
   Ao longo dos anos, a turma protagoniza ações solidárias contextualizadas com as lições dos livros. É a forma que a professora encontrou de mostrar que a matemática pode ir além dos números, podendo somar outros valores, como o respeito, acolhimento e ajuda ao próximo. 
   “A princípio, os cachecóis foram confeccionados pelos alunos para o Dia das Mães, mas como sobrou lã, resolvemos mais par doar às crianças. Nesse trabalho, as famílias também foram envolvidas. Cada criança levou a lã para casa para tricotar com os pais. Foram várias mãos, em uma espécie de corrente", lembra. 
   Com as lições de português não tem sido diferente. A professora sabe que o “beabá” pode extrapolar as fronteiras da escola e chegar por exemplo ao continente africano. No ano passado, cada aluno escreveu uma carta para estudantes de uma escola em Moçambique. 
   No texto, elas contaram um pouco dos costumes e brincadeiras do Brasil e aproveitaram para aprender algumas curiosidades daquele país. Segundo ela, a atividade envolveu a produção de texto, mas também questões de igualdade. “Dá pra conectar tudo”, completa. 
   Questionados sobre a importância de estabelecer comunicação com crianças que moram longe, a aluna Amanda Lima, 11, respondeu que é mostrar que ninguém é melhor que o outro. “As diferenças não importam, pois por dentro somos todos iguais. Foi isso que escrevi na minha carta, conta. 

   APRENDIZADO

   A professora ressalta que a educação de valores deve estar presente diariamente em sala de aula. “A sociedade em geral relaciona o papel da escola apenas com o saber científico. Mas o nosso trabalho é muito mais que isso. Nós professores temos a missão também de desenvolver nos alunos os valores de cidadania. Vivemos hoje em uma sociedade que não pensa no próximo como sua extensão”, afirma. 
   A professora diz ainda que o ponto de partida é trabalhar a autoestima e autovalorização em cada aluno. “Quando a criança gosta de si mesma, conseguimos fazer com que ela goste daquilo que está fazendo, aprendendo”, completa. 
   A última campanha de solidariedade da turma aconteceu entre maio e início deste mês. Os estudantes encabeçaram a arrecadação de roupas de inverno que foram doadas para a Casa do Bom Samaritano de Londrina – Instituição de Promoção Social de Londrina).
   Para angariar agasalhos e calças, os 22 confeccionaram cartazes e passaram de sala em sala pzra divulgar a ação. “Eles também precisam desenvolver a oralidade e falar com outros estudantes foi uma boa experiência”, conta a professora, ao citar que foram doadas três caixas grandes de roupas. 
   Antes dessa iniciativa, a turma promoveu uma campanha de arrecadação de leites que foram repassados ao Nuselon. “Eles estão tão engajados eu já ficam ansiosos para as próximas ações”, completa. 
   A diretora
Rosângela de Fátima Riedo Ferreira, diretora da Escola: "Tenho orgulho em dizer que estamos formando alunos ativo, argumentativos e com pensamento crítico"
Rosângela de Fátima Riedo Ferreira diz que a turma do 5º ano é a primeira da escola, que foi fundada em 2013, apesar do prédio escolar ser da década de 60. “Tenho orgulho em dizer que estamos formando alunos ativos, argumentativos e com pensamento crítico”, afirma. 
   Entre os alunos, o aprendizado por trás das campanhas solitárias, envolve gratidão, persistência, respeito, amor e aceitação. “Todo mundo precisa se unir, se ajudar e não desistir de fazer o bem”, responde a estudante Fernanda Cristina, 11. 
   “As crianças são nossa inspiração em repensar a sociedade atual e buscar forças para resgatar valores como respeito e ajuda ao próximo. A escola tem o papel fundamental de trabalhar com elas”, salienta. A Escola Municipal da Vila Brasil atende 193 crianças, no ensino fundamental. 

   LEITURA DO MUNDO 

Como manter a solidariedade no dia a dia?
GABRIELA DE JESUS CARDOSO, 10 anos, aluna do 5º ano


"Eu posso ajudar um colega a se levantar se ele cair e ajudar a olhar a casa do vizinho quando ele viaja. Parece pouca coisa, mas já faz muita diferença" 

Letícia Burim, 10anos, aluna do 5 ano
"Eu posso cuidar do meio ambiente economizando água  e doando roupas. Também não devo ser egoísta e nem usar violência. A gente precisa de mais solidariedade porque as pessoas pensam mais nelas do que nos outros. 

Gregório dos, 10 Santos Lourenço, 10 anos, aluno do 5º ano
"Na sala de aula, por exemplo, a na matéria, pode emprestar o caderno e os livros. Já em casa faço algumas coisas para minha mãe, como arrumar a mesa e até enxugar a louça"

Bruno Henrique dos Santos Cunha, 12 anos, aluno do 5º ano
"Posso doar coisas, como roupas e brinquedos. A pessoa que recebe fica muito feliz e eu também porque estou ajudando quem precisa"(FONTE: MICAELA ORIKASA, caderno FOLHA 2, FOLHA CIDADANIA, terça-feira, 27 de junho de junho de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares