quinta-feira, 8 de junho de 2017

O PARTIDO DA REFLEXÃO


   Há pelo menos três décadas está em debate a educação sexual nas escolas, mas a julgar pelo alarde que se cria em torno do assunto a cada vez que aparece a oportunidade de uma discussão mais abrangente nos currículos, ele não deixou de ser tabu. O tema parece um desses submarinos nucleares que emergem e submergem quando se constata “perigo”.
   Com as mudanças socioculturais em curso, o mundo mudou e a educação sexual passou a ser ponto de discussão no Plano Base Nacional Curricular que, na sua última versão, divulgada em abril, retirou do documento trechos que diziam que os estudantes devem respeitar a orientação sexual dos demais e também suprimiu a palavra gênero em alguns pontos. 
      O fato é que a compreensão do que abarca a educação sexual corre pela vertente dos que pretendem segurar o tema nas margens do conhecimento científico – falando sobre sexo e reprodução -, enquanto outra vertente pretende abranger questões de gênero e orientação sexual, por exemplo. Esses pontos são tão presentes na sociedade contemporânea que torna-se quase impossível criar uma bolha nas escolas para que os temas, considerados tabus, não permeiem as discussões cotidianas. 
   Na última segunda-feira, a Folha de Londrina publicou em seu caderno semanal Folha da Cidadania matéria da repórter Marian Trigueiros sobre educação sexual nas escolas com entrevistas de duas especialistas, a professora da UEM (Universidade Estadual de Maringá) Eliane Maio, psicóloga, Mestre em Psicologia Pós-Doutora e doutora em Educação Escolar e Rosei Sayão, psicóloga e referência nacional no assunto. Ambas afirmaram que a escola é um espaço de diversidades e teceram considerações sobre a importância de uma educação sexual que não se limite a informações sobre a vida sexual genital. Ambas falaram sobre gênero, orientação sexual, gravidez precoce e abuso sexual, entre outros assuntos. 
   Isso foi o suficiente para a matéria tornar-se uma espécie de peça de julgamento nas redes sociais e motivo de debate numa sessão da Câmara de Vereadores de Londrina. Há vertentes conservadoras e liberais, científicas ou culturais debatendo educação sexual nas escolas. O que não podemos perder de vista é a pluralidade das ideias sobre um tema que interessa a todos, pais e mães, alunos e professores. No entanto, da mesma forma que a questão político-partidária do País entrou num terreno binário, questões delicadas que envolvem a educação tendem a ser vistas como um território de disputas onde cada um julga o pensamento alheio segundo sua ideologia. 
   O que está em xeque é o movimento sócio-cultural no qual não é mais possível tratar a sexualidade como tabu, nem diversidade sexual com preconceito. As questões que envolvem a Educação abrangem todas as relações sociais e culturais, nas famílias e nas escolas, e não será usando um tapa-sexo que vamos construir um mundo mais harmônico. 
   Vivemos no Brasil uma realidade onde a violência sexual atinge níveis estarrecedores. Segundo levantamento do Ipea – divulgado este ano e feito com base nos dados de 2011 do Sistema de Informações de Agravo de Notificação do Ministério da Saúde (Sinan) -, 70% das vítimas de estupro no Brasil são crianças e adolescentes. Dessa forma, uma abordagem que leve em conta o máximo de informações sobre a sexualidade, feita de forma responsável e ouvindo especialistas, faz parte da ética jornalística e determina a conduta profissional. 
   Há mais questões importantes a serem abordadas com urgência que envolvem a sexualidade e dessa discussão dependem resoluções e até vidas. Diante disso, desqualificar o debate não é ato de cidadania. Nossa proposta não é empurrar de forma desrespeitosa a discussão para as redes sociais, mas sim ouvir quem estuda o assunto para embasar aquilo que não é primordial no jornalismo: informação e reflexão. Neste caso, assim como há espaço nas mídias para correntes que defendem a Escola Sem Partido, prezamos o espaço daqueles que tomam o partido da reflexão sobre este momento histórico e cultural da sociedade. Não será tapando os olhos que evitaremos a certeza de que o rei está nu. ( CÉLIA MUSILLI, jornalista e editora da Folha Cidadania, página 2, coluna ESPAÇO ABERTO, quinta-feira, 8 de junho de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares