segunda-feira, 19 de junho de 2017

ECONOMIA NOSSA DE CADA DIA - por Marcos Rambalducci


   RECUPERAÇÃO DO EMPREGO SOMENTE COM RETOMADA CONSISTENTE DA ECONOMIA 

   Com base nos números nacionais apresentadas pelo IBGE ba Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (PNAD), Londrina deve contra próximo a 38.000 pessoas sem ocupação e este número não deve retroceder até que o processo de reforma econômica se concretize de forma definitiva. 

   A PEA DE LONDRINA

   Conforme IBGE, Londrina tem aproximadamente 554 mil habitantes. 
   Considerando a proporção nacional, a PEA (População Economicamente Ativa) de Londrina é, aproximadamente, 277 mil pessoas.
Destas, 154,5% estavam empregadas com carteira assinada em abril deste ano enquanto 84 mil trabalhavam na informalidade e o restante, 38 mil formam o contingente de desempregados. 

   ONDE TRABALHAM 

   Do total de trabalhadores com carteira assinada, considerando o mês de abril, o setor terciário, que compreende comércio, serviços e administração pública, empregou 78% deste contingente. 
   O setor secundário, que engloba indústria de transforma e construção civil, foi responsável por outros 21%.
   O setor primário, compreendendo agropecuária e extração mineral, absorveu pouco mais de 1% do contingente de empregos com carteira assinada. 

   COMEÇA PELA INDÚSTRIA

   A retomada do crescimento econômica começa pela indústria de transformação e, a partir daí, se propaga pelos demais setores que são dependentes de renda. 
   É o caso, por exemplo, do comércio, que para aumentar suas vendas depende de pessoas empregadas, que tenham renda para gastar e possibilidade para tomar crédito. 

   DEMORA NA RETOMADA DO EMPREGO 

   Mesmo a economia deixando a estagnação e voltando a crescer, ainda demorará meses até que tenhamos abertura de novas vagas de forma consistente. Isto porque a grande maioria dos setores produtivos está operando com níveis elevados de ociosidade.

   MÁQUINAS E OPERÁRIOS COM BAIXA OCUPAÇÃO

   Isso quer dizer que, tanto as máquinas quanto os operários que trabalham nela estão produzindo menos que seu potencial. 
   As máquinas com percentuais de ociosidade mais elevados simplesmente porque não podem ser demitidas, enquanto que a força de trabalho apresenta um pouco menos de ociosidade visto que é ajustada de acordo com a demanda. 

   É PRECISO EXPURGAR A OCIOSIDADE

   No momento em que a economia retome seu ciclo de crescimento, a demanda por bens e serviços aumenta e a produção acompanhará esse aumento, mas antes de novas contratações, ocorrerá primeiro a utilização plena do trabalhador que está empregado, assim como, antes de novas encomendas por máquinas (bens de capital), será preciso ocupar todas aquelas que ficaram paradas durante a crise. 

   OS SINAIS DO SETOR INDUSTRIAL

   Os números da Caged (Cadastro Geral de Emprego e Desemprego), neste primeiro trimestre de 2017 apontam para uma retomada neste sentido.
   Quando analisados os números das cinco cidades que compõem a Região Metropolitana de Londrina, temos que co comércio continua a demitir – foram 601 vagas a menos entre janeiro e março. Já a indústria apresentou um saldo positivo de 904 vagas neste mesmo período. 
   Em Londrina, a indústria de transformação abriu 379 postos de trabalho entre janeiro e abril, contra um saldo negativo de 602 empregos no comércio. 

   A ESPERA DE UM NOVO CICLO VIRTUOSO

   O IBC-BR (Índice de Atividade do Banco Central), divulgado nesta sexta-feira (16), ainda mostra que teremos um longo caminho a trilhar até que a economia engate uma retomada consistente.
   Ainda teremos muitos indicadores com sinal trocado, próprios de uma economia que ainda precisa encontrar seu rumo, mas ao menos, o fundo do poço ficou para traz. (FONTE:  MARCOS J. G. RAMBALDUCCI, professor doutor da UTFPR (Universidade tecnológica Federal do Paraná) e consultor econômico dq Acil, economianossa@folhadelondrian.com.br página página 5, FOLHA ECONOMIA & NEGÓCIOS, coluna ECONOMIA NOSSA DE CADA DIA – por Marcos Rambalducci, segunda-feira, 19 de junho de 2017,publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares