sábado, 3 de junho de 2017

AOS DOMINGOS PELLEGRINI - MELANCIA NOTÍCIAS DA CHÁCARA - VALEI-NOS


   MELANCIA

   No calorão de ensopar colarinho, entro no bar e peço água mineral sem gelo, sabendo que, se tomar gelada, suarei ainda mais. Mas só tem gelada, então peço um copo da torneira mesmo, e tomo enquanto alguém do lado de gravata me ignora, mas outro de macacão me sorri companheiro. 
   Na calçada, vendedor de melancia enfileira fatias no tabuleiro, e uma voz antiga fala no ouvido: há quanto tempo você não come melancia em pé na rua? Peço uma fatia e me lambuzo, lembrando de quando menino, na mesma esquina, comia quebra-queixo antes de ir para a vesperal do Cine Ouro Verde. E a voz fala: que menino feliz você foi na Capital do Café! Lembra? Ali da Ferragens Fuganti saíam caminhões carregados de foice e enxadas para as fazendas, enquanto camelôs formavam rodas de gente em cada esquina, dinheiro correndo feito água, como diziam, e ...
   Uma senhora tão idosa quanto pobre, a julgar pelas rugas e roupas, chega-se com o menino pela mão e pergunta o preço da melancia. O menino nem pisca olhando sua fatia mas, quando o vendedor fala o preço, pensando ser pela melancia inteira, ela arregala os olhos engolindo seco. Tudo isso? O homem entende e corrige o preço, o menino olhando ansioso para ela.
   Ela cata moedas, paga, pega faca no tabuleiro e retalha a fatia bem rente à parte branca: “pra render”, explica. Lembro do caso antigo: O visitante almoço na rica fazenda, com melancia de sobremesa, e uma menina “de criação” recebe as cascas para roer. O visitante quer dar a ela nova fatia, os da casa dizem não, ela gosta “das partes brancas”...
   O menino rói sua fatia até a parte branca, daí falta obrigado vó. Ela pega a fatia roída e dá mais umas mordidinhas , então falo, mentindo com muito jeito, que o menino lembra um neto meu distante e... ela se importará se, por isso, eu oferecer outra fatia a seu neto? Ele agora olha para ela sem nem piscar – porém ela não fala não, ele já comeu, mas o vendedor me dá piscadela, olha o relógio, dizendo que precisa ir embora logo, então fará duas fatias pelo preço de uma, ela que aproveite.
   Pago e me afasto, para de longe ver o menino e a vó se lambuzando. Depois se vão, ele saltitante como um menino que ganha presente. E de repente troco olhar com o vendedor de melancia, e, mesmo desconhecidos, sorrimos na cumplicidade de adoçar o dia. 


   NOTÍCIAS DA CHÁCARA

   VALEI-NOS

   Lírios-do-vale trouxemos de viagem, raízes que plantamos aqui e ali na chácara e esquecemos – mas eles não nos esqueceram. Mal percebemos quanto germinaram mas cresceram formando touceiras e, um dia, eis que o perfume passeava no ar da tardezinha. 
   Colhemos os caules floridos, colocamos em jarros ao lado da cama e, se criados-mudos falassem, diriam que nunca nos viram dormir tão bem. A velha música que a água lava tudo, mas descobrimos que o perfume dos lírios-do-vale lava muito mais. Lava e leva aquela sensação de impotência diante de tantos atentados, a desilusão com tantas notícias de corrupção, a incerteza com a crise, a reprise de velhas novelas de politicagem, o amargor de saber que tantos trabalharam para tanto receber bem pouco e poucos que mal trabalharam recebem muito mais. 
   O perfume dos lírios diz não, não se iludam com o mal nem desejem o mal aos maldosos, prossiga no bem que lhes traz paz, o bem mais precioso que você tem. Boa noite, amanhã é um novo dia e, se o sol e a chuva não esquecerem de nós, continuarem a florir para vocês!
   Então tudo bem: valei-nos, lírios-do-vale! (Crônica do escritor e jornalista DOMINGOS PELLEGRINI, caderno FOLHA 2, página 3, coluna AOS DOMINGOS PELLEGRINi – NOTÍCIAS DA CHÁCARA – Valei-nos!, 3 e 4 de junho de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares