sábado, 24 de junho de 2017

É CANJA - CANJA

Canja de galinha: deliciosa e com poder restaurador

   Sou de um tempo em que dizer que alguma tarefa seria “uma canja”, significava que aquilo era muito fácil. 
   O coro da torcida muitas vezes dizia :”É canja de galinha, arranja outro time pra jogar na nossa linha”.
   Vamos trazer então esta canja para o seu verdadeiro significado: um bom prato composto de alimentos muito saborosos, que pode ser feito rapidamente, sendo restaurador, saboroso e barato. 
   Meu avô Álvaro, pai da minha mãe, homem de muita prudência, desprendimentos e muitos ditados, adorava um boa canja. 
   Alimento saudável para uma noite tranquila. 
   O grande segredo estava em retirar dos ingredientes o máximo de sabor, fazendo um caldo muito saboroso para o arroz absorver crescendo até quebrar de cozido, facilitando a digestão. 
    Tudo deve ser muito bem refogado fazendo suar sua essência na panela, mas sem sapecar nada para evitar pontinhos tostados no caldo. 
   Então a água entra no preparo e cozinha tudo muito bem fazenda a carne se soltar dos ossos. 
   Sabedoria culinária, herança bendita da minha avó para a minha mãe que, com a generosidade das grandes cozinheiras, nos serviam esta refeição deliciosa nas mais diversas ocasiões. 
   Uma tarde muito fria, um resfriado, uma visita surpresa, ou simplesmente o paladar saudoso, salivando, como fica até hoje: vontade de tomar uma boa canja de galinha. 

   Veja mais usando o aplicativo capaz de ler o QR Code posicionando o código
abaixo OU ACESSE O LINK 

   CANJA 
   (Tempo de preparo: 1h/Serve 6 

   INGREDIENTES
1 frango cozido nas juntas; 1 colher de sopa de banha de porco; 1 cenoura em cubinhos; 1 cebola em cubinhos; 2 batatas em cubinhos; 1 tomate em cubinhos; 1 dente de alho picado; 300g de arroz; 2 folhas de louro; 1 limão; Azeite, sal e pimenta. 

   MODO DE PREPARO
   Limpe o frango retirando todos os resquícios de pena. Esfregue o limão no frango e deixe marinar por meia hora; Lave o frango e tempere com pouco sal e pouca pimenta; Derreta a banha de porco e refogue o frango até dourar levemente; Adicione a cebola, o tomate e o alho; Refogue novamente até que os ingredientes estejam murchos, mexendo sempre para não queimar. Adicione 200 ml de água e aguarde secar. Junte o arroz e a batata e mexa bem. Adicione 2 litros de água e cozinhe até o arroz começar a quebrar; Sirva com salsinha picada. (FONTE: Coluna
LEMBRANÇAS COM ÁGUA NA BOCA – por
CHEF TAICO, caderno FOLHA 2, página COZINHA & SABOR, sexta-feira, 23 de junho de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares