terça-feira, 20 de junho de 2017

APRENDIZADO QUE TORNOU-SE HÁBITO

Os pedagogos Murilo e Julise com a filha  Rebeca, 10: método que funciona. Veja vídeo utilizando a tecnologia da Realidae Aumentada

   Se filho de peixe, peixinho é, os herdeiros de pais organizados têm boas chances de serem organizados também. Pelo menos é o que esperam pais como a pedagoga Julise Franciele de Carvalho Freire, 32, que ensina a filha Rebeca, 10, a ser organizada. 
   Nem sempre Julise foi tão organizada como é hoje. Porém, quando percebeu que um pouco de organização tornaria a vida mais fácil, fez da prática quase uma regra. 
   “Sou uma pessoa organizada, que faço planejamento das minhas atividades do dia a dia e da semana, com uma rotina de horários, de acordo com as demandas que tenho. Porém, nem sempre fui assim, mas foi um aprendizado que tornou-se um hábito. Tive que mudar algumas coisas, principalmente com a chegada da Rebeca. Comecei a colocar em prática na minha vida o que aprendi em uma disciplina do curso de graduação. Quando a minha pequena tinha 2 anos, iniciei o método com ela também”, conta a pedagoga.
   Julise lembra que até então, a filha dormia mais tarde, o que compromete a rotina de qualquer criança. 
   “Coloque um quadro com planejamento de horários, como dormir às 20h30. Hoje, a Rebeca sabe as atividades que tem de desempenhar sozinha e não espera que a gente avise”, afirma. 
   A rotina criada pelos pais inclui horários de estudo, reforço nos dias de avaliação, inclusive durante o trajeto de casa para a escola, entre outras obrigações.
   “A organização não nasceu com a Rebeca, é algo que ensinamos. Com essa rotina, ela pode acordar dormir mais tarde nas sextas-feiras, assistir a um filme, por exemplo, mas, no sábado, apesar de dormir um pouco mais, ensinamos que tem que organizar o quarto, os brinquedos, a escrivaninha de estudos e os sapatos. Se tiver provas na semana, aproveita para dar mais uma estudada”, acrescenta Julise, lembrando que o mesmo sentido de organização que procura incentivar na filha foi importante para que conseguisse se graduar e fazer pós-graduação paralelamente aos cuidados com a família. 
   Para que tudo dê certo, a pedagoga conta com a participação do marido, o pedagogo Murilo Cristino Freire, 35, que, por exemplo, rotineiramente é quem se ocupa de preparar o café da manhã e as outras refeições, enquanto Julise dá conta da organização da casa e ajuda a filha a se preparar para as atividades do dia. 
   “O Murio também é organizado e isso ajuda bastante. A realidade de hoje requer mais da gente”, avalia Julise. A visão do casal está lá na frente, no futuro, inclusive profissional da filha Rebeca. 
   “Acredito que uma das dificuldades do mercado de trabalho não é somente encontrar pessoas com diploma, mas, entre as demandas da empresa, além de responsabilidade, é preciso que os profissionais saibam se organizar e planejar. No meu trabalho, por exemplo, existem demandas pontuais, que entram na minha rotina. Se eu não me organizar, corro o risco de me perder em meio às obrigações. Costumo registrar as minhas atividades e vou riscando o que cumpri como meta. Avalio o que preciso rever. É um hábito saudável de vivência”, aponta Julise. 
   Ao avaliar a própria rotina, Rebeca dá sentido ao ditado que diz que filho de peixe, peixinho é. “Eu acho que quem me ajuda a sere organizada são minha mãe e meu pai. Acredito que seria difícil ser organizada fazendo as coisas sozinha. Com a ajuda de alguma pessoa é melhor”, ressalta a menina. (F.L.)

   Realidade Aumentada na FOLHA

   1- “Baixe o aplicativo
Realidade Aumentada Brasil” na Apple Store ou Google Play.
   2- Aponte seu celular para a foto que tiver este ícone e assista o vídeo”.
   . Disponível por cinco dias, após esse período no canal Folhatvlondrina. (FONTE; FRANCISMAR LEME – Especial para a FOLHA, FOLHA MAIS , 17 e 18 de junho de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares