domingo, 11 de junho de 2017

A PAIXÃO E O MUNDO VIRTUAL


   A forma como os casais lidam com as redes sociais pode exacerbar conflitos o relacionamento amoroso

   Facebook, Twitter, WhatsApp, Instagram, Snapchat. Com tantas redes sociais ao alcance, não é incomum passarmos longos períodos de tempo conectados, trabalhando ou conversando com os amigos, o que muitas vezes pode causar desavenças com os parceiros. Atire o primeiro celular quem não se irritou com o fato de o(a) namorado(a) ficar nas redes sociais durante um passeio ou jantar do casal. E as desavenças não param por aí! Pedir a senha do parceiro, bisbilhotar as conversas alheias, discutir por conta do status do Facebook são apenas alguns dos problemas que vieram com a modernidade. Entretanto, com um pouco de conversa e reflexão esses conflitos podem ser minimizados. 
   Veja algumas das sugestões do psicoterapeuta Sylvio do Amaral Schreiner, de Londrina, sobre os principais pontos de conflito:

   MEXER NO CELULAR DO PARCEIRO

   “Sempre tem quem queria saber o que tem no celular do namorado ou namorada e tem quem vá ver. As redes sociais estão aí, não tem como existir um namoro sem rede social. Mas a pessoa tem direito à vida privada, ela tem o direito de ter amigos ou amigas. Não é a rede social que faz acontecer a traição, ela pode ser apenas um caminho pelo qual há a comunicação entre duas pessoas. As pessoas ficam muito preocupadas em controlar o outro e isso não é namoro. O ciúmes ter a ver com a possessividade e nós não temos a posse do outro. A grande verdade é que todo mundo é livre para se interessar por outra pessoa, para ir com outra pessoa, para ir embora, não querer mais. É doloroso, não é fácil, mas a verdade é que o excesso de ciúmes, de controle, não vai segurar um relacionamento, não vai fazer com que dure mais, pelo contrário, pode ser um estímulo para que o relacionamento vá ficando pesado”. 

   CONTA CONJUNTA NAS REDES SOCIAIS 

   “Não que não possa haver uma conta conjunta mas é bom também que cada um tenha a sua. Acho um erro muito grande falar que namoro são duas metades da laranja que se encontraram. Cada um tem a sua própria identidade, sua própria vida, mas decide estar junto com outra pessoa. O fato de haver um namoro não significa que tem que ter tudo junto, que ninguém possa ter amigos, ou interesses em separado. Estar junto com o outro 100% do tempo é algo que não deixa o outro ser ele mesmo.”

   PEDIR A SENHA

   Pedir a senha das redes sociais do(a) parceiro(a) é controle e em alguns casos pode até mesmo ser um abuso, porque está invadindo o espaço do outro. É um espaço em que o outro pode estar aprontando? Com certeza, mas é um espaço privado e não se pode invadir. E não é só na rede que se esconde alguma coisa, as pessoas podem esconder na própria vida particular. 

   HOMENAGENS EM DATAS ESPECIAIS

   “Pode ser uma forma de controle, de suborno: ‘Está vendo o que estou mandando para você? Então fique preparado porque quando for a minha vez eu também estou esperando isso’. O namoro acaba se tornando não um espaço de conhecimento um do outro, mas o que um espera que o outro seja. Estamos exigindo que nossos(as) namorados(as) sejam espelhos? Ou conseguimos suportar uma pessoa que é diferente, porque é isso que forma um namoro. Em um namoro vai haver encontro dessas duas pessoas, mas não quer dizer que se está namorando um espelho. Muitas pessoas esperam namorar um espelho e não suportam que o outro seja diferente, que pense e aja de maneira diferente.”

   FORMAS DE SE DEMONSTRAR AMOR

   “Não existe receita. Há quem seja mais amoroso publicamente e outros de forma mais reservada. O que estraga muitos relacionamentos é achar que é assim que tem quer um relacionamento. Não, cada par vai formando o que serve e o que não serve para cada um, inclusive nas redes sociais: o que vai usar o espaço de cada um. Não tem que ser aquele namoro de televisão. Eu vejo as pessoas dizerem ‘minha namorada tem que ser assim’ , isso é narcisismo. Isso acaba sendo algo muito mais para gratificar os nossos desejos, e não viver o outro.”

   VALE IMPOR LIMITES?

   “Estabelecer horários (para usar o celular) é uma coisa muito burocrática. Mas comece a se perguntar: ‘estou aqui e meu companheiro está na rede social. Que jantar é esse? Que relacionamento é esse? Não adianta dar limites para o adulto, mas dizer: ‘escuta, não está vendo que eu estou aqui? O que está acontecendo que a gente não está conseguindo se relacionar?’ Só ficar nas redes sociais, ao invés de se relacionar de fato, é fugir do relacionamento, a pessoa se engana. E se engana muito fácil. Às vezes a gente não tem um relacionamento porque ele não acontece de fato. Relacionamento requer intimidade, existe um momento que é preciso estar só o casal, senão não tem relacionamento. O celular acaba sendo um terceiro que impede a aproximação verdadeira e o estabelecimento de intimidade. Há muitas pessoas que têm medo da intimidade e até usam as redes sociais para não estabelecer intimidade. A rede social não destrói um relacionamento, ele é destruído por si mesmo, porque não foi construído. A rede social acaba exacerbando o que está acontecendo entre o casal. Mas se o casal sabe se preservar, não vai ter problema. Muitas pessoas querem algo mas não investem no relacionamento. Se a grama do vizinho é mais verde, é porque ele investiu nessa grama, ele adubou, colocou água.”

   CASAIS FELIZES NÃO POSTAM NAS REDES SOCIAIS?

   Um casal feliz preserva a própria intimidade. E casal feliz não tem que provar nada para ninguém. Quando fala em prova já é um estado de insegurança. Casal feliz pode postar uma vez ou outra, mas vão preservar a própria intimidade, o próprio relacionamento. (FONTE: ÉRIKA GONÇALVES – REPORTAGEM LOCAL, página 4, caderno FOLHA MAIS, 10 e 11 de junho de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares