quarta-feira, 28 de junho de 2017

OURO VERDE SALVO DE VIRAR BANCO


   Agora que o Teatro Ouro Verde será reaberto, achei oportuno contar a história que livro essa casa de espetáculos de virar banco. Particularmente, entro no caso, e não posso negar que com um certo ufanismo. Ocorre que o outrora cineteatro já estava com o contrato pronto para ser vendido ao Banco Itaú, que sediaria ali mais uma de suas agências. Na época eu comandava a chefia editorial da Folha de Londrina e, informado da iminência dessa transação, tive uma reação de inconformismo e achei que devia intervir. A função me dava algum poder de influência e decidi que deveria usá-lo. 
   Cleto de Assis mudara-se de Brasília para cá para assessorar Oscar Alves, reitor da Universidade Estadual de Londrina. Jornalista e artista plástico, Cleto passaria a atuar também na FOLHA, e foi aí que o conheci. Oscar era genro de Ney Braga, ministro da Educação, ex-governador e poderoso líder político, partidária de Jaime Canet, que então governava o Paraná. Apressei-me a pedir a Cleto que informasse Oscar do iminente negócio com o banco. Oscar então moveu Ney e este moveu Canet, sugerindo ao governador que adquirisse o histórico imóvel para a Universidade. Estabeleceu-se uma corrente, a negociação com o banco acabou suspensa e o Ouro Verde passou para a UEL. A propriedade pertencia a Celso Garcia Cid, notável pioneiro de tantas realizações e que tivera um dia a ideia de construir na nascente Londrina esse cinema, que seria a mais luxuosa casa de gênero no Brasil. Eram seus sócios Jordão Santoro e Angelo Pesarini.
   Das confabulações, consta que Ney Braga, sugestionado por Oscar, ligara para Neco Garcia Cid, filho de Celso, pois o patriarca já havia falecido, mencionando o interesse de o Ouro Verde ser adquirido pelo governo e ser transferido para a Universidade. Tal viria a acontecer. O valor do negócio com o governo não foi revelado. O que sabe é que Ney sugeriu a Canet que entrasse com a metade e que ele, Ney (ao afirmar-lhe que voltaria ao governo do Estado) pagaria o restante. O resultado final foi que o cineteatro não virou agência bancária e aí está, são e salvo. (FONTE: WALMOR MACCARINI, jornalista em Londrina, página 2, coluna ESPAÇO ABERTO, quarta-feira, 28 de junho de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA). * Os artigos devem conter dados do autor e ter no máximo 3.800 caracteres e no mínimo 1.500 caracteres. Os artigos publicados não refletem necessariamente a opinião do jornal. E-mail opinião@folhadelondrina.com.br).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares