quinta-feira, 15 de junho de 2017

UM ALERTA PARA A SOCIEDADE


   Especialistas e poder público querem sensibilizar a população sobre a violência contra os idosos
   Projeções das Nações Unidas indicam que uma em cada nove pessoas no mundo tem 60 anos ou mais. O estudo ainda aponta que, em 2050, haverá mais idosos que crianças menores de 15 anos pela primeira vez na história. Tão grande, e crescente, quanto os números, é a população idosa vítima de violência. No Brasil, foram quase 33 mil denúncias recebidas pelo Disque 100 em 2016. Há cinco anos eram oito mil.
   Para sensibilizar a sociedade em prol do combate à violência contra idosos e a disseminar o entendimento deste ato como uma violação aos direitos humanos, é comemorado em todo dia 15 de junho o Dia Internacional de Combate à violência contra a Pessoa Idosa. “O dia vem para trazer um aviso à sociedade dos tipos de violências que ocorrem. É algo importante para conscientizar. Ele vem para marcar, porém a prevenção precisa acontecer todos os dias e em todos os espaços”, ressalta Luana Garcia Gomes, coordenadora do Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosos e suas Famílias, da Cáritas. 
   Entre os tipos de violência praticados contra estas pessoas estão a física, a psicológica, sexual, verbal, casos de abandono, negligência, isolamento e financeira. “Temos ainda aspectos culturais que o idoso não percebe que está na situação de violência, com exceção da física e sexual “, aponta Campos. Destas, a situação patrimonial está entre aquelas com maior incidência e que mais preocupam.
   “Temos muitas famílias em que o idoso é o provedor, então ele acaba fazendo empréstimo, comprometendo a renda e a longo prazo isso vai fazendo com que as necessidades dele não sejam atendidas, O uso da aposentadoria por parte de terceiros também entra nesta violência, porque o dinheiro vai suprir o que não é do idoso”, explica. No Paraná, foram registradas 508 denúncias contra este tipo de violência em 2016 através do Disque 100. 
   Em Londrina, a Cáritas Arquidiocesana, que é conveniada da prefeitura, executa o serviço de atendimento ao idoso que sofre algum tipo de violação dos direitos sociais e que depende e que depende de terceiros para realizar atividades cotidianas. Durante os dois anos de funcionamento do serviço, foram atendidas cerca de 360 pessoas. 
   Após o recebimento da denúncia, uma equipe multidisciplinar faz uma visita de averiguação do local. Se constata a violência, a psicóloga e assistentes sociais da rede de serviços municipal fazem o acompanhamento da vítima e de seus familiares. Quando a violência não cessa, o caso é encaminhado ao Ministério Público do Paraná. Além da Cáritas, o Creas 4 (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) também realiza este trabalho, só que com idosos que são independentes. 
   Com a perspectiva de um envelhecimento cada vez maior da população, Campos acredita que os serviços e a sociedade ainda não estão preparados para isso. “É uma mudança que precisamos nos atentar, não só a família, mas as políticas públicas, que precisam se preparar para atender essas pessoas. Precisamos falar mais sobre isso, debater e mostrar o que é certo e o que não é”.

   GARANTIA DE DIREITOS
   Responsável por propor políticas públicas para a população idosa, o Conselho do Idoso reúne membro da sociedade civil e da administração municipal de Londrina. Com função deliberativa, consultiva e fiscalizatória, ele ainda ressalta o trabalho de acompanhamento das instituições que oferecem serviços a estas pessoas, como casas de repouso e asilos. “O Conselho luta e reivindica as garantias da pessoa idosa”, elenca Luciana Ferreira Alvarez, presidente do conselho.
   Em setembro de 2016, foi realizada na cidade a 8ª Conferência Municipal dos Direitos do Idoso. De acordo com Alvarez, várias demandas foram apresentadas e o objetivo é trabalhar com elas, já que é uma forma de empoderar a pessoa idosa. “Os idosos do município buscam a implementação de um Centro Dia para eles, mais atenção na área da saúde, com um atendimento especializado, entre outros pedidos Tudo isso vai refletir na qualidade em vários serviços públicos e na questão do respeito em modo geral “, pontuou. 

SERVIÇO
   Denúncias de violência contra idoso podem ser feitas através do Disque 100 ou do 3375-0227

Confira informações e infográfico utilizando aplicativo capaz de ler QR code e posicionando no cógido: 
   PESSOA IDOSA 

   Paraná é o sétimo estado com mais denúncias contra violações aos idosos

   TEATRO PARA INTEGRAR GERAÇÕES 
Idosos se apresentaram para alunos de uma escola da zona leste e procuraram mostrar os problemas que enfrentam no cotidiano
   Como forma de marcar o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, diversas ações estão sendo realizadas durante a semana em Londrina, pela Secretaria Municipal de Idoso e outros serviços públicos. Um das atividades aconteceu nesta terça-feira (13), quando idosos do centro de convivência da zona leste apresentaram um teatro a crianças da Escola Municipal Francisco Pereira Almeida Júnior, no conjunto Guilherme Pires, também na região leste. 
   Buscando mostrar os problemas que vivenciam diariamente aos pequenos, os seis idosos que participaram da peça retrataram a falta de respeito no ônibus e para atravessar a rua, além de atitudes essenciais para proteger a pessoa idosa. “Nunca participei de uma ação como esta e foi um a experiência muito boa. É uma forma de ensiná-los enquanto estão na fase de aprender. A integração entre gerações é muito positiva”, avalia Maria das Graças Linhares Martins, 66. 
   Ensaiando diariamente durante uma semana, os idosos saíram da tarde com os aplausos dos alunos e recebendo o carinho de quem aprendeu a valorizar mais os velhos. Entre os participantes do teatro, o casal Maria Terezinha e Rubens Couza, 69 e 71, ressaltou que a encenação foi uma forma de mostrar como o idoso ainda é tratado. “Quando entramos no ônibus e não nos dão o lugar que nos é garantido é só uma das coisas que demonstram a falta de respeito conosco”, afirma Maria. “As crianças prestaram atenção. Esperamos que tenham entendido o valor de respeitar e cuidar do idoso”, completa Rubens. 
   A peça foi apresentada para 186 crianças, que durante as atividades também puderam compartilhar o que aprenderam. “Achei tudo muito legal e gostei de ver eles apresentando e conversando com a gente”, contou Carlos Eduardo Aguiar, 7. Colega de classe, Wesley Nogueira Mendes, 7, mostrou que o aprendizado não possui idade. “Aprendi a respeitar o próximo, que temos que ajudar, que não pode bater no idoso e precisamos dar o lugar no ônibus”, elenca. Com um gesto simples, a intenção é que as crianças levem a consciência do respeito para os familiares. “Vou passar tudo o que falaram para a minha família”, planeja Nicole Souza Ribeiro, 8.
   Para a coordenadora pedagógica da escola, Sílvia Aparecida Gerino, a relação entre as gerações é uma forma de reforçar os valores com o tempo. “Temos visto que esses valores demonstrados no teatro têm sido pouco trabalhados na vida das crianças. Além disso, observamos que muitos alunos são cuidados pelos avós, o que demonstra o grande papel que eles exercem nas famílias”.
   Continuando as ações, profissionais do Creas 4 vão fazer uma mobilização de conscientização contra a violência a pessoas idosas no Calçadão no sábado (17), das 8 às 13h. Eles irão conversar com comerciantes, vendedores e consumidores sobre as diversas formas de agressão que os idosos sofrem e as maneiras de denunciar os agressores. (P.M.)
  
 INFORMAÇÃO PARA PREVENIR
   Para difundir a prevenção em relação à violência contra a pessoa idosa, diversas frentes de atuação acontecem em Londrina. Elas englobam os CCIs (Centros de Convivência dos Idosos), que na cidade são dois, e atividades com crianças das instituições municipais em um exercício intergeracional. "Fortalecemos os vínculos familiares dessas crianças com os idosos, no qual levantamos temas sobre envelhecimento e respeito", ressalta Cleir Jorge Brandão, gerente de atenção à pessoa idosa do município.
   Durante o trabalho nos centros de convivência, os trabalhos acontecem durante todo o ano e contemplam palestras e ações com abordagem sobre o estatuto do idoso. "Também acompanhamos grupos nas paróquias e  associações na cidade. Em todos esses lugares, a Secretaria do Idoso tem uma equipe que vai trabalhando com essa população a questão da prevenção de várias maneiras, com cursos de educação financeira. Damos o subsídio para que eles sejam ativos na sociedade e não passivos. (P.M)
 (FONTE: PEDRO MARCONI – Reportagem Local, caderno FOLHA CIDADES, quarta-feira, 14 de junho de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares