domingo, 4 de junho de 2017

JORNALISTAS NÃO FAZEM SAPATOS


   O jornalismo é anárquico, subverte a ordem das coisas, é cúmplice do fato e parceiro do acontecimento

   O jornalismo é a profissão mais rebelde do planeta. Sua matéria-prima, a notícia, não cabe em caixa s de sabão nem nas embalagens de secos e molhados. No dia a dia, quando pensamos que terminamos o trabalho, lá vem a notícia a nos desafiar como um desses brinquedos que dão sustos. Nessa hora, o jornalista esquece o relógio e trata de providenciar a manchete, o texto de denúncia, a crônica sobre o escândalo, a rotina feita a partir da realidade que ainda embala o sonho de ser um porta-voz das coisas do mundo. 
   O jornalismo é a profissão mais rebelde do planeta. Quando comecei minha jornada, há algumas décadas, não tratávamos nossas profissões como um fiscal de cartões de ponto. Mas consultávamos as horas e ninguém se espantava se um repórter maluco, desses que trazem na cara seu talento, embalado por um fato novo voltasse à redação fora de hora, depois de um plantão na delegacia ou de uma sessão no teatro. “O Mistério de uma Irma Vap”, com Marco Nanini e Ney Latorraca, foi um desses espetáculos que me fizeram voltar correndo para escrever sobre a alucinante troca de roupas dos atores que se transformavam em personagens sucessivos, sempre com um figurino novo, que moldava não só seus corpos, mas suas personas. Naquele momento, senti que não conseguiria guarda o texto numa caixa de sabão e esperar o dia seguinte para ligar a máquina. Às 22h30, estava na redação e ainda encontrei colegas no fechamento. 
   O jornalismo é a profissão mais rebelde do planeta. Quando pensamos ter acabado a edição, alguém envia fotos de Marte, uma celebridade morre, um síndico desfila nu, um avião faz pouso forçado, o Zeppelin reaparece, chegam notícias dos mortos-vivos de Brasília, do cantor desaparecido, da moça que foi estrangulada, de um circo de horrores, de uma cidade encantada, de um jornal que fechou as portas e, com alguma sorte, cai mais um presidente. 
   O jornalismo não tem hora, não é previsível como a novela das oito, não se adapta a disciplinas rígidas, a regras de três, a equações, ao comportamento de bom aluno, à intolerância das leis, a camisa de força dos sindicatos. O jornalismo não tem jeito, é anárquico, subverte a ordem das coisas porque é parceiro do acontecimento, cúmplice dos fatos, amante da novidade, companheiro do momento, irmão do devir. Por isso, não queiram nos acomodar em caixinhas, porque jornalistas não fazem sapatos nem se comportam como cozinheiros pondo a mão na massa com a certeza de que vão fazer macarrão. O meu muda a todo instante e, no dia seguinte, ai daquele que servir a sopa fria.
   Jornalistas ficam felizes quando inauguram-se jornais, site, portais emissoras de rádio e televisão. Corredores por onde passa a notícia como um produto do imponderável, das horas passadas no expediente para informar o cidadão e, com alguma sorte, transformar a sociedade numa antena crítica que reprova o comodismo, a corrupção, bate de frente com autoridades e sistemas caducos.
   Por tudo isso, na semana em que um dos jornais mais tradicionais do Paraná deixou de circular nas bancas – abdicando do formato impresso para prosseguir apenas no digital – também ficamos tristes. Como bons jogadores, gostamos da concorrência, gostamos de jornais abertos, mais edições impressas, mais sites, mais portais, mais emissoras de rádio e TV, mas canais onde possamos conduzir a notícia, essa senhora que arrebenta diques e cartões de ponto com a natureza do que acontece fora do script porque faz parte do mundo das coisas vivas, onde nascem as profissões sem coleiras. (Crônica da jornalista e escritora CÉLIA MUSILLI celia.musilli@gmail.com página 2, caderno FOLHA 2, coluna CÉLIA MUSILLI, 3 e 4 de junho de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares