sábado, 10 de junho de 2017

SOBRE A AMIZADE


   De tempos em tempo, devemos visitar as memórias para reciclar a vida

   Lembro-me bem da meia dúzia de amigos que tive na infância, todos morando na mesma rua, compartilhando bolas, bicicletas e até cachorros. Por sorte, conservei essas amizades e, ainda hoje, tenho contato com aqueles que fizeram minha infância, menos solitária já que fui a caçula de uma família de três irmãos e entre mim e o mais velho há uma diferença de doze anos. Amigos de verdade são esses que ficam na nossa vida como uma tatuagem, como parceiros que não se largam e, ainda que se passem dez ou quinze anos, podemos contar com eles. 
   Num tempo em que reunimos até cinco mil “amigos” nas redes sociais, também consegui parcerias sinceras, pessoas que passaram a fazer parte do meu cotidiano, mesmo que por meio digital. De uma delas ouvi a máxima: “Não é por ser física que a amizade não é real.” No que concordamos plenamente. Penso que haverá um mundo cada vez mais virtual onde cabem nossas emoções sutis, ainda que o contato físico, a presença, seja tão importante quanto a casa da família para onde a gente volta quando precisa de calor humano. 
   Tem amigos que também se perdem pela distância e pelo tempo, aqueles que ficam na lembrança como um sorriso tímido, um modo especial de passar a mão nos cabelos ou até mesmo um cheiro de maracujá que nos acompanha como se ainda passeássemos num quintal da infância. 
   De tudo isso, o mais triste são os amigos que se separam por uma circunstância adversa ou até mesmo a morte, desses guardo algumas memórias como a última música que cantamos juntos ou a festa na qual achávamos que seríamos eternos. Deste quadro, fazem parte pai e mãe sempre que chega o Natal ou a festa de aniversário de quem não está mais aqui. Por uma razão inexplicável, quando lembro dos meus pais eles ressurgem mais jovens na memória, minha mãe sorridente, com seu cabelo penteado para trás e vestidos, que ela mesma fazia combinando tecidos e cores. De meu pai guardo a calma misturada a uma inteligência viva, era um homem racional que expressava afetividade a seu modo. Foi ele que me ensinou a olhar o céu e observar estrelas. Meio astrônomo, meio poeta, seu Antonio me motivou a gosta das coisas misteriosas. 
   Meus amigos de infância às vezes me enviam notícias, prometi almoçar com um deles dias desses em outra cidade, onde nascemos. Imagino a emoção de revê-lo depois de tantos anos e o que teremos a contar um para o outro num tempo que é diferente daquele, quando jogávamos bola e andávamos de bicicleta seguidos pos seu cachorro Pequim, um fox paulistinha que não saí de perto da gente e latia a qualquer sinal de perigo.
   De tempos em tempos, devemos visitar a memória para reciclar a vida, retomar o sentimento de amizade que nos faz bem num mundo sem sempre feito de delicadezas. Agradecer a oportunidade de ter vivido momentos impagáveis, tão simples como comer doce de abóbora ou subir no galho mais alto da ameixeira. 
   Tem também os amigos de quem nos separamos para sempre por alguma briga séria, um atrito que faz naufragar a amizade. Ainda assim, desses guardo as melhores lembranças, porque na vida somos nós que escolhemos o que queremos guardar como um tesouro íntimo que nos faz superar a raiva momentânea. Não sou do tipo que coleciona mágoas, embora me comporte muitas vezes como uma leoa. Passada a desavença sempre sobram cacos de amizade para colar como quem faz um mosaico numa nostalgia dos diabos, rogando a todos os santos para que nos concedam sempre a virtude do perdão e da reconciliação. A vida é a arte de colar caquinhos. (Crônica de CÉLIA MUSILLI, jornalista e escritor, celia.musilli@gmail.com caderno FOLHA 2, página 2, coluna CÉLIA MUSILLI, 10 e 11 de junho de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares