terça-feira, 13 de junho de 2017

ESCOLA SEM PARTIDO OU SEM CIDADÃOS CRÍTICOS?


   O que está tramitando dentre tantos projetos de lei, ligados ao âmbito educacional, é uma proposta que tem a intenção de silenciar os educadores. E a meu ver, contribuir para que nossos alunos deixem de ser críticos e reflexivos. 
   Tratarei o projeto nomeado como “Escola sem Partido” que visa “acabar com a instrumentalização do ensino para fins político-ideológicos” nas salas de aula. Do qual, interpreto como uma intenção de calar o professor, que compartilha de ideias contrárias ao partido que elaborou, ou seja, o incômodo só surge quando a opinião do professor é contrária à da classe dominante. 
   Isso não é verdade. Paulo Freire já afirmava que “seria uma atitude ingênua esperar que as classes dominantes desenvolvessem uma forma de educação que proporcionasse às classes dominadas perceber as injustiças sociais de maneira crítica.”
   Esse projeto é um retrocesso, discordando até mesmo dos documentos oficiais. De acordo com o artigo 206 da Constituição Federal Brasileira/1988, inciso II, “liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber” e a LDB, Art. 3º, inciso III, “pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas”. Podemos perceber que é um projeto inconstitucional. Nossos educadores só estão cumprindo o que é prescrito por lei. 
   Uma das propostas do movimento é “não se aproveitar da presença cativa dos alunos, para promover os seus próprios interesses, opiniões, concepções ou preferências ideológicas, religiosas, morais, políticas e partidárias”. Ou seja, a proposta tenta passar a ideia de que existe um currículo neutro, sem ideologia. Mas, não há essa suposta neutralidade. A intenção é substituir uma ideologia pela sua própria. 
   Em primeiro lugar, nossos alunos não são “tábulas rasas” ou “folhas em branco”, prontos para serem moldados ou preenchidos, eles têm suas próprias ideias, opiniões, convicções. Esse projeto aponta os alunos como marionetes dos professores, mas sabemos que não é verdade. 
   Muitas vezes é na escola que as primeiras noções de política começam, e tem papel fundamental no exercício da cidadania, que além do mais, é um dos temas transversais, que devem ser trabalhados em sala de aula, prescritos em documentos oficiais. Então, me pergunto, como abordar cidadania sem falar sobre as políticas vigentes? Por que não promover debates sobre o assunto na escola? 
   Vale ressaltar que a escola não tem conteúdos exclusivos, tudo o que se aborda são conhecimentos que provém do meio social, da qual atos políticos têm muita relevância, pois implicam na vida de todos. O papel do professor também é formar cidadãos críticos, ativos e reflexivos, que agem no mundo, ou seja, votam, lutam, questionam decisões, principalmente políticas, já que vivem em um país democrático que, na teoria, todos deveriam fazer isso. 
   Em segundo, a escola é o lugar de muitas opiniões. De ouvir, discutir, problematizar, ou seja, o debate move a sociedade e esse projeto tira isso, o direito de defender suas ideias, sejam os professores ou até mesmo os próprios alunos. Logo, uma escola de indivíduos sem vozes!
   Apesar do projeto ter uma grande recusa da opinião pública, que tramita no site do Senado, ele está sendo votado agora nas câmaras municipais também. E vocês professores, alunos, pais, ou melhor, cidadãos, concordam com isso? E os governantes da sua cidade se importam com sua opinião? Se não, acredito que esse projeto só está legitimando o que já existe, infelizmente. Mas mantendo minha esperança na voz do povo, convido você a reagir, questionar e refletir, sobre tudo isso, e opinar sobre o assunto em seu município, Estado ou País. (FONTE: Crônica de PATRÍCIA CARDOSO BATISTA, mestranda em Estudo da Linguagem na Universidade Estadual de Londrina, página 2, coluna ESPAÇO ABERTO, terça´feira, 13 de junho de 2107, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA). * Os artigos devem conter dados do autor e ter no máximo 3.800 caracteres e no mínimo 1,500 caracteres. Os artigos publicados não refletem necessariamente a opinião do jornal. E-mail: opinião@folhadelondrina.com.br).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares