sexta-feira, 16 de junho de 2017

QUE PRATO É ESTE? - E ARROZ COM CARNEIRO

Arroz com carneiro: especialidade de sabor inesquecível

   Seis e meia da tarde, começando a anoitecer. Nestes tempos a gente jantava quase todos os dias, às vezes um lanche, e outras saíamos para algum restaurante. Este foi um hábito que meu pai sempre cultivou: sair com a família para comer “fora”. 
   Vamos lá no “Turquinho”! 
   Pulo rapidamente do sofá e desligo a TV torcendo o botão até fazer “click”.
   Todos pro carro, sete pessoas se acomodavam nele. Bons tempos. 
  Já sentados em um dos bancos altos e estofados que contornavam todo o balcão, observo que de uma janela que liga à cozinha saem bandejas de quibes e esfirras fumegantes e cheirosas que são depositados em vitrines aquecidas aguçando os fregueses. 
   Olhando pra frente outra vitrine com variados doces, folhados e perfumados. 
   Na parede de azulejos brancos estão alguns quadros com a foto e descrição dos principais pratos da casa. 
   Meu pai chama o “Turquinho”, que na verdade é libanês, e depois de uma rápida conversa elogiando o local aponta para um dos quadros na parede. A descrição que se segue é eloquente, convidativa e com sotaque:
   A costela de cordeiro é refogada com pimenta síria e azeite. Em seguida cozida com grão de bico. Quando as costelas estão derretendo acrescentamos arroz e aguardamos dar o ponto. Demora um pouco mas é muito bom. 
   O mais difícil foi o tempo passar... 
   Mas valeu demais. E para sempre faz parte dos meus cardápios a “Costela de Carneiro com Arros e Grão de Bico.” 

Veja mais usando o aplicativo capaz de ler o QR Code, posicionando o código abaixo
OU ACESSE O LINK https:goo.gl/Lj8128

   ARROZ COM CARNEIRO 

   Ingredientes
2 kg de costelinha de cordeiro cortada em 2cm; 1 kg de arroz agulhinha; 500g de grão de bico demolhado; 6 cravos, pau de canela e 10 grãos de pimenta socados; Suco de dois limões rosa: 1 colher de café de cominho: 1 colher de chá de açafrão; 2 tomates cortados em cubos; 2 cebolas picadas; 8 dentes de alho inteiros; Azeite, sal e pimenta. 

   Modo de preparo
   Tempere o carneiro com o suco dos limões, as especiarias socadas, o açafrão, o cominho e um pouco de sal. Deixe marinar por pelo menos 30 minutos. Em uma panela coloque o azeite e refogue o cordeiro até que esteja bem seco, assim que secar, doure o carneiro em fogo baixo em sua própria gordura. Adicione a cebola, tomates e alho e mexa bem. Coloque água té cobrir o grão de bico e cozinhe tampado até que tudo esteja bem macio. Adicione o arroz e cozinhe em fogo baixo até que esteja no ponto. Salpique salsinha picada para servir. (FONTE: Caderno FOLHA 2, página 3 coluna
LEMBRANÇAS COM ÁGUA NA BOCA –
CHEF TAICO, sexta-feira, 16 de junho de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares