domingo, 25 de junho de 2017

FILME SOBRE TRAVESTIS MODIFICA PARADIGMAS


   Personagens de ‘Divinas Divas’ – dirigido por Leandra Leal – venceram o preconceito e se firmaram como artistas
   Foi durante a montagem de “Divinas Divas” – documentário que estreou na quinta (22) em circuito nacional – que Leandra Leal e a montadora Natara Ney chegaram a Nelson Gonçalves. “A gente parava para descansar e ficava ouvindo música. ‘Escultura’ foi uma descoberta muito forte. Tentamos colocar na trilha, mas não deu. Surgiu a ideia de construirmos a cena inicial, com a transformação desses homens em mulheres idealizadas.” 
   “Divinas Divas” conta a história de oito pioneiras do travestismos no Brasil. Rogéria, que se autodefine como “a travesti da família brasileira”, Jane di Castro, Divina Valéria, Camille K. Fujika de Halliday, Eloína dos Leopardos, Marquesa e Brigite de Búzios. 
   Elas formaram a primeira geração de travestis do Brasil. E, num país preconceituoso, homofóbico e que enfrentava a repressão brutal da ditadura militar nos anos 1960, conseguiram o prodígio de se fazerem aceitas como artistas. O filme conta a história de cada uma e a de todas. Extrapola o conceito de documentário porque cada uma dessas personagens é uma ficção de si mesma. Se há um tema em “Divinas Comédias” é arte. A vida como espetáculo. Na capa, Leandra já contou como teve a ideia do filme ao assistir ao show que as divas fizeram no Teatro Rival, no centro do Rio, muito ligado à história de sua família. Cada momento teve a sua dificuldade. Captar, filmar, mas o mais demorado foi a montagem. 
   Foram dois anos e meio para tirar, do material filmado, a narrativa do filme “A demora da produção e da filmagem foi por falta de dinheiro, mas a montagem não. Quando se faz documentário, a gente nunca sabe o filme que vai sair. Ele é construído na montagem. Fizemos outras versões antes dessa (definitiva) , sempre buscando as melhores histórias de cada personagem e a interação de todas.” E Leandra prossegue: - Me identifico muito com as divas porque fazem parte da minha história, mas também e principalmente porque são artistas que se fizeram respeitar. Antigamente, artista tinha de ter carteirinha de saúde como prostituta. O estigma social era imenso, você imagine um homem que se faz mulher. E elas atravessaram ainda toda a repressão da ditadura”. 
   O filme é dedicado à artista chamada de Marquesa. Rogéria dramática das oito. Chegou a ser internada numa clínica para tentar a cura gay. “Marquesa falava com a mãe em francês. E era a mais culta de todas”, palavra de Rogéria. “Divinas Divas não é sobre travestismos. É sobre as transformações ocorridas no Brasil dos últimos 53 anos, desde que, em 1964 (!) Astolfo Barroso Pinto criou Rogéria. Leandra, como diretora, consegue dar conta de tudo – das personagens e do País. Não representa pouco. 
   Documentário como esse, “Pitanga” (de Bento Brant e Camila Pitanga) e “Cinema Novo” (de Eryk Rocha), estão criando novos paradigmas. Como “Cinema Novo” no ano passado, “Pitanga” e “Divinas Divas” estarão entre os melhores filmes do ano, não apenas brasileiros. E não apenas documentários. (FONTE: LUIZ CARLOS MERTEN – AGÊNCIA ESTADO, Caderno FOLHA 2, 24 e 25 de junho de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares