segunda-feira, 12 de junho de 2017

ECONOMIA NOSSA DE CADA DIA


   É ALTO O COMPROMETIMENTO DE RENDA DA FAMÍLIA LONDRINENSE

   O número de consumidores londrinenses que se declaram coma renda comprometida com dívidas como cartão de crédito, cheque especial e prestação da casa própria é de 65,7% enquanto que a média nacional é de 57,,6%.

   A  PEIC  LONDRINA

   Em Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor – PEIC -, realizada trimestralmente pela empresa Júnior de Engenharia de Produção da UTFPR, campus Londrina, aponta que, embora tenha havido uma redução de 4% o grau de comprometimento da renda com a comparação com a pesquisa anterior (fev/2017), ela é ainda significativamente superior à média brasileira em pelo menos 8 pontos percentuais. 

   RENDA COMPROMETIDA E CONTA EM ATRASO

   Daqueles que se declaram com dívidas, 36% se consideram muito endividados enquanto 19,1% se dizem pouco endividados. No entanto, mais de 40% dos consumidores com algum tipo de dívida estão com alguma conta em atraso. 

   E SEM CONDIÇÕES DE PAGÁ-LAS 

   Mas chama a atenção que, do total de consumidores com conta em atraso e que não conseguirão regularizá-las dentro do mês é de 39,8%, ou seja, daqueles que se declaram com dívidas, um em cada seis consumidores estão na condição de inadimplência. 
   Quando comparado este indicador de Londrina com os números nacionais, vemos que situação de nossos consumidores é significativamente mais grave. 
   Na pesquisa da Confederação Nacional do Comercio (CNC), o número de consumidores com contas em atraso é de 24,2% e destes 39% deixarão de pagar algumas das contas em atraso, ou seja, um em cada dez consumidores que têm dívidas não conseguirão regularizar sua situação.

   FAMÍLIAS COM MAIS RENDAS TÊM MAIS DIFICULDADE

   Outro ponto interessante de observar nesta pesquisa, é que, diferentemente da pesquisa nacional, aqui em Londrina são as famílias com renda superior a dez salários mínimos que estão com mais dificuldades em saldar seus compromissos. 
   Enquanto mais da metade das famílias com renda de até 10 salários mínimos conseguiram reequilibrar suas contas pagando o atrasado, somente 20% das famílias com renda acima de dez salários mínimos é que poderão regularizar as contas em atraso. 

   CARTÃO DE CRÉDITO É O VILÃO 

   O pivô do endividamento das famílias ainda é o cartão de crédito para 39% dos que têm dívidas, seguido pelo financiamento do carro, para 22%, e da casa própria, para 19% delas.

   AINDA DEMORA PARA MELHORAR

   Para que o nível de endividamento possa cair de forma consistente é fundamental a recuperação da renda das pessoas, o que passa necessariamente pela retomada do crescimento econômico, com abertura de postos de trabalho e aumento da renda de quem está empregado, com o aumento das comissões, por exemplo. 

   MAS ENQUANTO A RETOMADA NÃO VEM 

   É fundamental que as famílias repensem suas finanças e adquiram uma disciplina orçamentária que permita a elas passar por este momento de instabilidades com menos sofrimento. 

   ALGUMAS DICAS QUE PODEM AJUDAR

   Livre-se do parcelamento do cartão de crédito cujos juros, mesmo tendo caído, ainda estão a 10,87% ao mês. 
   Com a nova regulamentação do cartão de crédito, em que não é possível mais repetir a opção de pagamento mínimo de forma consecutiva, e o banco é obrigado a oferecer uma linha de crédito para que o consumido parcele sua dívida, a atenção é pela taxa de juros desta proposta de financiamento.
   Ela sempre está mais baixa que a do cartão, mas veja se não é possível obter taxas menores em outro banco ou em outra linha de crédito. 
Saia do cheque especial. Financiar suas contas com esta opção significa pagar 9,6% de juros ao mês. 
   Cuidado com o empréstimo pessoal em financeiras. O juro médio que cobram é de 8,07% ao mês. Ainda é muito alto. 
   Compare com as taxas para o empréstimo pessoal praticadas pelos bancos que estão na média em 4,45% ao mês. (FONTE: E-mail. Economianossa@folhadelondrina.com.br página 4, FOLHA ECONOMIA, segunda-feira, 12 de junho de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares