terça-feira, 27 de junho de 2017

REDES SOCIAIS, UMA EXTENSÃO DO CURRÍCULO


   A utilização das redes sociais em processos de seleção e recrutamento tem se tornado cada vez mais comum. Especialistas recomendam cautela com imagens e posts
   As fotos daquela última festa que foram parar nas redes sociais podem custar seu próximo emprego. É cada vez mais comum a utilização das redes nos processos de recrutamento e seleção de profissionais, seja na divulgação de oportunidades ou em consultas ao perfil dos candidatos. Especialistas garantem que, esteja você procurando emprego ou não, zelar pela imagem nas redes sociais é tão importante quanto ter um bom currículo. 
   Uma pesquisa feita pelo CareerBuilder, site norte-americano de carreiras, com mais de cinco mil empregadores, mostrou que 60% deles usam as redes sociais para pesquisar candidatos nos Estado Unidos. E, muitas vezes, eles não gostam nada do que encontram por lá: entre os que pesquisam a vida dos candidatos online, 49% dizem ter encontrado ali informações para desistir da contratação. 
   Mesmo que você não esteja planejando trocar de emprego, cautela e canja de galinha não fazem mal a ninguém: 41% dos entrevistados dizem usar as redes sociais para pesquisar os atuais funcionários – e 26% dizem já ter encontrado conteúdo que os levou a repreender ou demitir um empregado. 
   Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, YouTube, Google, Snapchat, Tumbrl, Pinterest. O rol de redes sociais é cada vez mais extenso, mas, algumas delas são mais utilizadas pelos recrutadores, “Facebook e LinkedIn acabam centralizando esse processo porque estão entre as mais utilizadas. Instagram e Twitter, por exemplo, são redes menos personalizadas pelas pessoas”, explica Juliana Palermo, coordenadora de marketing da Randstad. 
   A Randstad, uma das maiores companhias de Recursos Humanos no mundo, não tem, segundo Palermo, a prática de “investigar” comportamentos de candidatos nas redes, mas ela garante que isso é bastante comum em outras consultorias. “Nós utilizamos as redes muito mais pela captação de candidatos e divulgação de vagas do que para pesquisa de perfil do candidato. Mas muitas empresas fazem isso: utilizam essas ferramentas para analisar se o candidato é adequado ou não”, explica. 
   Por isso, apesar de muita gente pensar as redes sociais apenas como ferramenta de descontração, é preciso ter ali os mesmos cuidados que se teria diante de um chefe ou potencial empregador. “Tem que ter cuidado com o comportamento e até o tipo de foto que se coloca no perfil. Pelo menos no LinkedIn, que é uma rede profissional, tem que ser uma foto mais corporativa, com roupa de trabalho em um ambiente adequado”, sugere Palermo. 
   Outra sugestão da coordenadora é preencher o perfil de forma estratégica: “Eu vejo muito no LinkedIn pessoas colocando ‘desempregado’ na ocupação. Isso não posiciona esse profissional. Quando eu vou fazer uma busca de candidato, eu procuro, por exemplo, por um profissional de marketing, esteja ele empregado ou não. Não procuro por um desempregado”, pondera. 
   Mesmo no Facebook, que é uma rede mais pessoal, é preciso ter cuidado com o tipo de exposição. “As fotos postadas muitas vezes colocam as pessoas em situações ridículas, fotos em que a pessoa aparece embriagada, por exemplo”, afirma. 
   O conteúdo postado nas redes também revela muito sobre a personalidade das pessoas e, por isso, também deve passar pelo filtro da cautela. Posts com viés preconceituoso, racista, intolerante não são bem vistos. “Não quero dizer que as pessoas não podem revelar suas opiniões nas redes, mas que isso não seja de forma preconceituosa. No LindedIn, tenho minhas ressalvas: opiniões que não sejam sobre assuntos profissionais devem ficar fora dali”, argumenta. 

   “PENSAR DUAS VEZES ANTES DE APERTAR O ‘ENTER”

   Apesar de concordar que, por ser uma rede profissional , o LinkedIn acaba sendo a mais utilizada quando o assunto é trabalho, o partner da Sociedade Brasileira de Coaching, Rodrigo Collino, ressalta que as informações publicadas em uma rede social não ficam restritas a ela e, por isso, o cuidado deve ser geral. 
   “O Big Data é uma ferramenta que reúne informações sobre seu comportamento em diferentes ambientes virtuais. A maioria das grandes empresas já utiliza esse cruzamento de informações para verificar a compatibilidade de profissionais com os valores e o clima organizacional, a personalidade”, explica. 
   Por isso, segundo ele, todo o uso que se faz das redes sociais deve ser estratégico. A dica do especialista que resume bem o comportamento ideal do mundo virtual é agira sempre com a mesma etiqueta do mundo real. “Pense duas vezes antes de apertar o ‘enter”. Pense nas pessoas que vão ver, se isso agrega algum valor. Palavrões e discussões sempre podem ser evitados e o envolvimento em assuntos polêmicos, só se você for especialista no assunto”, exemplifica Collino (J.G.).

   NÃO MENOSPREZE O NETWORKING VIRTUAL 

   As redes sociais tem, sim, potencial para promover uma demissão e fechar portas para novas oportunidades. Mas, se utilizada de forma inteligente, também podem ser ferramentas muito eficientes no desenvolvimento de uma carreira. Isso porque nunca foi tão fácil fazer networking e marketing pessoal quanto na era das redes sociais. 
   Além de agir passivamente, evitando manchas na imagem e procurando por vagas para as quais possa se candidatar, o profissional pode utilizar essas ferramentas para construir relações que podem ajudar no seu desenvolvimento. “Muita gente menospreza o networking virtual, mas não deveria. Mais da metade das vagas do mercado de trabalho são preenchidas antes mesmo de ser publicadas, através de indicações”, conta o partner da SBCoaching , Rodrigo Collino. 
   Por isso, melhor do que esperar pelas vagas, segundo ele, é se tornar visível para empresas, recrutadores e outros profissionais que atuam na mesma área. O LinkedIn é o ambiente ideal para isso, já que, a princípio, todos estão ali interessados em fazer networking. A partir de uma rede de contatos bem construída, é a produção de conteúdo relevante que faz a diferença. “Meus posts, meus textos, minhas imagens devem me apresentar como um solucionador de problemas. Eu preciso mostrar um diferencial”, orienta Collino. 
   O especialista, no entanto, faz um importante alerta em relação às características no LinkedIn. “Quando você publica um conteúdo, ele não aparece para todos os seus contatos, apenas para cerca de 10% deles. Por isso, é preciso ter critério na seleção das conexões, ou você terá diminuídas as chances de seu conteúdo aparecer para quem deveria. Vale, inclusive, excluir aquelas pessoas que não têm sentido estarem na sua rede”, argumenta. 
   Mesmo que não tenham foco nos interesses profissionais, outras redes sociais também podem ser utilizadas para networking. “Vale a pena, às vezes, você postar no Facebook conteúdos relacionados à sua carreira, Não precisa falar só sobre o que você está comendo. Muitas vezes, os contatos que você tem no Facebook nem sabem em que área você trabalha e é importante que saibam”, afirma a coordenadora de marketing da Randstad, Juliana Palermo. (J.G.). 

   FIQUE ATENTO 
   Motivos que fazem os empregadores desconsiderarem um candidato. 


   PEGA BEM 

   · Foto de perfil neutra e com aparência profissional 
   * Fotos em momentos de descontração desde que não revelem atitudes comprometedoras
   *Fotos em atividades referentes e positivas, como trabalhos voluntários. Ter perfil de uso profissional, especialmente no LinkedIn, com informações claras e corretas. Escrever artigos sobre sua atividades e área de atuação. 
   * Pensar bem antes de escrever algo 
   * Ser seletivo na construção da rede de contratos: quantidade não garante qualidade. Valorizar suas conquistas profissionais sem se autopromover demasiadamente. 
   * Ser seletivo em relação às páginas e grupos que segue: eles dizem muito sobre você 

   PEGA MAL 
   · Fotos em baladas, bebedeiras ou em trajes de banho
   *Falar mal da empresa anterior, ex-chefes e colegas. Ficar reclamando da vida. Envolver em polêmicas sobre assuntos como religião, esporte e política. Participar de grupos com opiniões radicais ou ofensivas
    Mostra-se preconceituoso, intolerante e racista. Escrever com erros de português. 
   · Usar as redes para dizer coisas que não diria pessoalmente.
   * Abordar assuntos que não sejam profissionais no LinkedIn. 
      FONTE: Pesquisa CareerBuilder (JULIANA GONÇALVES – Reportagem Local, FOLHA EMPREGOS & CONCURSOS, segunda-feira, 26 de junho de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares