quinta-feira, 22 de junho de 2017

O PODER DA AUTOCRÍTICA


   No início da década de 1980, o filósofo brasileiro Leandro Konder publicou um artigo que permanece muito influente e provocador. O texto sugere que a dificuldade de fazer autocríticas profundas impede que o conhecimento se torne valioso. Konder, cuja obra é uma pepita para os pensadores e militantes da vida, reflete tanto sobre o conhecimento da realidade objetiva – o mundo em si – quanto acerca do autoconhecimento – a visão que os humanos têm de si mesmos. 
   O grande problema para a autocrítica é o predomínio, em sociedade, da ideologia “triunfalista”, que impõe aos sujeitos o enaltecimento exagerado de seus acertos e a ocultação sistemática de seus fracassos. O símbolo mais expressivo desse fenômeno é a valorização do conhecido “curriculum vitae”, uma espécie de resumo de grandes habilidades, invejadas competências e incríveis conquistas. Trata-se de um documento de vaidade dos indivíduos modernos que se recusam a admitir que, no fundo, colecionam mais derrotas do que vitórias em suas trajetórias pessoais.
   O “curriculum vitae” expõe uma sociedade hipercompetitiva, na qual seus integrantes precisam provar que merecem um lugar a sol. Mais do que isso: revela indivíduos que, para obter algum êxito, têm de demonstrar superioridade em relação aos seus semelhantes,, considerados concorrentes na corrida por uma fatia na doce e cruel realidade. 
   O saudoso Leandro Konder afirma que a ideologia que pressupõe a enorme importância do “curriculum vitae” esconde sujeitos imaturos e insensíveis aos temais mais universidades da humanidade, como, por exemplo, a liberdade, a justiça, a igualdade. Presos aos seus interesses imediatos e ao pesadelo de um sucesso que dificilmente virá, os seres competitivos se separam do gênero humano e se tornam animais em busca de sobrevivência e algum mísero prazer.
   Contra o “curriculum vitae” deve ser elaborado um “curriculum mortis”, um tipo de testamento autocrítico dos sonhos inalcançados e das batalhas perdidas. A aceitação das frustrações e a admissão de que derrotas são inevitáveis – e até desejáveis, em muitos casos – humanizam os indivíduos, colocam-nos cara a cara com um destino que não está fechado, com uma vida que pode e precisa ser diferente. 
   Há inúmeros provérbios e canções que destacam a necessidade de os seres humanos aprenderem a se levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima. Em nome do que, afinal, torna-se tão forte essa ideologia “triunfalista” que prega a vitória a qualquer preço e o sucesso pessoal como fonte exclusiva da felicidade?
   Talvez seja passada a hora de uma ampla e aberta discussão sobre os valores sociais que são transmitidos como decentes às novas gerações. Que educação queremos? Que mídia teremos? Que política podemos? Que mentalidades deixaremos? Quais são, enfim, as prioridades da coexistência?
   A sugestão de Leandro Konder, aquela que reúne “curriculum vitae” e “curriculum mortis” como prova de modéstia, inteligência e solidariedade na interpretação que cada um faz de si mesmo e dos outros, é um bom começo de conversa para urgente novos rumos. (Crônica de MARCOS A. ROSSI, sociólogo e professor da UEL, página 6, FOLHA GERAL, coluna A CIDADE FUTURA – por Marco A. Rossi, quinta-feira, 22 de junho de 2017,publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares