segunda-feira, 26 de junho de 2017

- ECONOMIA NOSSA DE CADA DIA -


   É PRECISO REDUZIR O ENDIVIDAMENTO DO ESTADO BRASILEIRO 
   Qualquer um de nós precisa seguir o mais óbvio dos preceitos econômicos – controlar suas despesas de modo a não permitir que ultrapassem suas receitas. Caso contrário precisará encontrar formas de financiar essa diferença. Isso é verdade para mim, para você, para as empresas e também para o governo. 

   COMO O GOVERNO FINANCIA SUA DÍVIDA

   Quando o governo gasta mais do que arrecada, ele pode financiar suas dívidas valendo-se fundamentalmente de três expedientes: a) tomar dinheiro emprestado; b) aumentar os impostos; e c) rodar a maquininha que fabrica o dinheiro. 

   O PROBLEMA DE TOMAR DINHEIRO EMPRESTADO 
   O governo pega dinheiro emprestado emitindo títulos. Ou seja, ele pega seu dinheiro emprestado te dando um papel que reconhece a dívida prometendo te pagar um determinado juro como remuneração pelo empréstimo. Acontece que, quanto mais o governo se endivida, mais você fica desconfiado que ele não poderá não te pagar, o que faz com que o governo tenha que aumentar a taxa de juros para tornar atraente você correr o risco. 

   A CONSEQUÊNCIA DE JUROS ALTOS 

   Juros mais elevados significarão que os outros tomadores de crédito, por exemplo, os empresários, precisão pagar ainda mais para que você prefira emprestar a eles em vez de emprestar ao governo, comprando títulos públicos. Ora, se o investimento pretendido pelo empresário não for suficiente para pagar os juros e sobrar algum na forma de lucro, ele não investirá e consequentemente não criará demanda por matéria-prima e tampouco abrirá novos postos de trabalho.  

   QUE SE AUMENTEM OS IMPOSTOS

   Aumentar os impostos para cobrir o déficit gerado por gastos acima da receita significará ter que aumentar o preço do produto para o consumidor. Uma inflação nos preços obviamente obriga uma diminuição no consumo, o que obrigará a indústria a ajustar sua produção, diminuindo a demanda por matéria-prima e, por consequência, demitindo trabalhadores. 

   ENTÃO BASTA EMITIR MOEDAS

   A forma de financiar dívidas do governo pela emissão de moeda (já que ele é o dono da maquinha que faz dinheiro, por que não fabricar o que precisa e pagar sua dívida?) foi um expediente muito utilizado, em especial na década de 1980.
   O resultado não pode ser mais desastroso. Se o governo emite moedas em uma velocidade maior que o aumento de bens e serviços, aumenta de forma fictícia o potencial de demanda, mas não havendo aumento de oferta, teremos inflação e todas as suas consequências nefastas.

   E COMO ESTÁ A DÍVIDA DO GOVERNO

   Somente a dívida pública federal, portanto, sem contar as dívidas dos estados e municípios. Estava em abril em R$ 3.244 trilhões. Tudo o que produzimos no ano passado somou R$ 6.267 trilhões, o que significa dizer que nossa dívida é aproximadamente 52% do PIB. O custo médio dos juros pagos por esta dívida é de 11,57% ao ano, o que quer dizer que somente com os juros, esta dívida aumentará em mais 6%. Como os gastos continuam sendo maiores que a arrecadação, a dívida deverá crescer muito próxima ao que cresceu no ano passado – 11,42%.

   O QUE FAZER

   O que preocupa não é a dívida em si, mas a forma de financiá-la, que como exposto, qualquer que seja a opção, terá como consequência última a extinção de empregos em um país que já conta com 14 milhões de desempregados. Deixando de lado aqueles que, por ingenuidade, acreditam que para o país sair da crise basta dobrar o salário mínimo, ou os que sofrem de acomodação intelectual que propagam que basta acabar com a corrupção que o problema está resolvido, precisamos que as reformas que segurem o crescimento desta dívida sejam aprovadas o quanto antes. Não será suficiente, mas é fundamental. (FONTE MARCOS J. G. RMBALDUCCI, professor doutor da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) e consultor econômico da Acil economianossa@folhadelondrina.com.br página 4, FOLHA ECONONOMIA & NEGÓCIOS, coluna ECONOMIA NOSSA DE CADA DIA – por Marcos Rambalducci, segunda-feira, 26 de junho de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares