domingo, 4 de junho de 2017

MEU VIZINHO OSCAR e a COPA DE 70


   Vivíamos o ano 70 e, é claro, as emoções da Copa do Mundo no México. Não que fosse doida por futebol, mas tratava-se da Copa do Mundo, ostentada como bandeira de patriotismo no Brasil que vivia o período da ditadura. Só sei que me lembro até de alguns jogadores como o Tostão, o Rivelino, o Zagalo , o Pelé, estampados em caricaturas num encarte de jornal trazido pelo meu cunhado João.
   Nessa época tínhamos um vizinho muito bacana, um homem amável, respeitoso, trabalhador, criativo e muito caprichoso com sua casa e sua família. Era o nosso vizinho e amigo Oscar Marega. 
   Mas, afinal o que tem a ver o meu vizinho Oscar, o ano 70 e a Copa do Mundo? Muito simples. Um aparelho moderníssimo chamado televisão. Até então, raríssimas pessoas tinham TV em casa, lembro-me que havia uma num bar, onde os senhores, inclusive meu avô, adoravam ver as Chacretes rebolando no Programa do Chacrinha. Mas nas casas, inclusive na minha, só rádio. O meu vizinho Oscar era muito criativo e inovador, tinha construído uma casa de madeira estilo americano, muito em moda naquela época. A Luzia, sua esposa, costurava para fora, era uma pessoa alegre e gostava de cantar, principalmente as músicas de Roberto Carlos. 
   Voltando ao assunto, a novidade do momento era aquela: meu vizinho tinha comprado uma televisão e ia colocá-la no quintal para que as pessoas assistir aos jogos do Brasil na Copa! Isso era maravilhoso! Para nós então, um privilégio, quase um camarote, pois sua casa fazia divisa de cerca com a minha. Minha irmã e uma amiga costumavam assistir novelas na casa do Oscar. Eu só não ia porque era tímida e ficava com vergonha.
   Para a alegria de todos, especialmente a nossa, assistir aos jogos da seleção brasileira em grande estilo, “ligados na mesma emoção”: era um monte de gente, alguns em pé, outros em cima das árvores, sentados em cadeiras no quintal, felizes por dois motivos: conhecer a TV e torcer pelo Brasil. Foi um acontecimento indescritível, emocionante mesmo, assistir aos jogos da Copa do Mundo pela primeira vez, nas telas da TV , além de conhecer o tal aparelho de perto. Tudo isso graças ao Oscar, homem acolhedor, pioneiro em modernidades, orgulhoso por poder proporcionar alegria aos amigos.
   É com uma ponta de nostalgia que recordo aquela cena e penso no que era preciso para ser feliz: a camaradagem da cidade pequena, a partilha das coisas boas, o sorriso do meu vizinho Oscar, a casa estilo americano, o grito “gool” ressoando no quintal. Fecho os olhos e parece que estou ouvindo aquela musiquinha ingênua, tal como era nossa vida naquele tempo. 
   “Noventa milhões em ação, pra frente Brasil, do meu coração. Todos juntos, vamos, pra frente Brasil, salve a seleção”. (Crônica de ESTELA MARIA FREDERICO FERREIRA, caderno FOLHA RURAL, página 2, coluna DEDO DE PROSA, sábado e domingo, 3 e 4 de junho de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares